O segredo dos e-commerces que crescem 100% ao ano

por Leandro Dettenborn Terça-feira, 17 de dezembro de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

Ao longo de alguns bons anos de e-commerce, tive o prazer e honra de trabalhar com dezenas de lojas com atuação em diferentes nichos. Nos últimos 2 anos, trabalhei em parceria com alguns negócios que cresceram acima de 100% ao ano e neste artigo separei seu maior diferencial.

Muitas das marcas que já trabalhei eram extremamente promissoras e com objetivos ousados. Porém, sem um plano de negócio bem estruturado e um DRE apoiado na realidade fiscal brasileira. Algumas, muito promissoras e com bons planos, DRE redondo… Mas com metas vs. período nada factíveis. Eram metas atingíveis, mas o plano (agora de marketing) precisava de meses de implementação e otimização para ter o resultado previsto, dentro do orçamento disponível com a rentabilidade desejada.

Verdades

A verdade sobre e-commerce (existem muitas, mas duas em particular) é que uma base sólida de consumidores não se constrói oferecendo menos do que uma experiência excelente. E isso não acontece de um mês para o outro.

A outra verdade é que essa base sólida também não se constrói promocionando seus produtos e serviços online.

Quase todos os negócios passam por um processo de amadurecimento digital quando entram no universo do e-commerce. Esse processo vai desde treinamento e desenvolvimento de equipe, gestão de estoque e de transportadoras a construção de marcas que perduram com rentabilidade, encantam e fidelizam clientes com pequenas ações dia a dia.

Investindo na marca do e-commerce

Uma pequena parcela destas marcas entende a necessidade desse processo e aposta no seu principal ativo, a marca, muito mais do que no preço dos seus produtos. E esse acaba sendo seu maior diferencial.

É raro um e-commerce fazer o movimento de investir em branding. Bastante raro. Na maior parte das estratégias o investimento precisa trazer retorno imediato e de last click (último clique antes da conversão).

Mas no dia a dia não é bem assim… Qual foi a última vez que você teve seu primeiro contato com alguma loja online por meio de um anúncio pago? Clicou, acessou o site e comprou logo em seguida?

Branding

O branding em performance é aquilo que alguns e-commerces que crescem com rentabilidade ano a ano já fizeram no passado. É o segredo das operações que continuam aumentando sua base de clientes lançamento após lançamento, coleção após coleção, e não unicamente de liquidação após liquidação.

O branding em performance é ter em mente que posicionamento e identidade de marca constroem a base da sua loja online ou marca. É o que diferencia seu e-commerce da concorrência e torna o preço um incentivo sazonal para a compra e não uma necessidade para ela acontecer.

Mas não é simples investir na sua marca (mais do que nos produtos que você comercializa), com objetivo de vender mais. Existe um checklist para fazer branding em performance, processos que as lojas que cresceram acima de 100% seguiram de forma independente uma da outra.

Esse checklist será o tema do próximo artigo.

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