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O ROI de marketing no mercado de seguros

por Priscila Lima Segunda-feira, 14 de janeiro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Um seguro é, acima de tudo, um serviço. E, por essa característica, nem sempre seu valor é percebido de forma clara pelo cliente. O que pode ser feito, então, para que essa visão se transforme?

Uma estratégia que costuma adicionar valor e gerar bons resultados é a comunicação por meio do marketing digital. Estar exatamente onde os clientes estão, na Internet, é uma forma fácil de chamar a atenção e fazer com que notem, por conta própria, a importância da utilização do seu serviço, sem que você precise insistir.

Mercado de seguros e a comunicação

A web nos envolve em praticamente todas nossas atividades diárias. Nunca foi tão fácil conseguir qualquer informação como hoje. Somos constantemente bombardeados com todo tipo de conhecimento que queiramos ter: bastam uns poucos cliques e a resposta está ali. Com tantas notícias acessadas a cada segundo, não restam dúvidas: investir em comunicação é um método importante para mudar a mentalidade do consumidor.

Quando se fala em tentar modificar a forma como o consumidor pensa, tem que ser deixado claro que não é persuadir ou tentar moldá-lo no mau sentido, mas sim, educá-lo. É ensinar a ele o que para nós já é uma visão clara, mas que, no momento, ele enxerga com um grau de desconfiança. É emprestar nossas lentes para que possibilitemos que ele tenha uma percepção com mais significado.

Empurrar ao cliente um produto em um momento em que ele ainda não está pronto para consumi-lo ou entender sua importância pode fazer com que ele crie uma aversão da marca e nunca mais queira contratá-la. Você perde oportunidades de fechar uma ótima venda que teria sido efetuada, se esperasse o momento certo.

Parte do papel das insurtechs e fintechs é promover essa transformação de perspectiva. O marketing de conteúdo trabalha essa comunicação para que o público fique engajado por meio de conteúdos relevantes, que respondam suas dúvidas e os eduque de acordo com o ritmo de cada um.

A questão é que nem sempre os resultados do marketing são facilmente percebidos pelos empresários. Seus frutos são colhidos, às vezes, a longo prazo. E por nem sempre ser um resultado que possa ser analisado de um jeito simples (por conversão de vendas diretas), a estratégia acaba sendo negligenciada.

O ROI do investimento em comunicação

Mas esse investimento tem ROI? Claro que sim. Enquanto você educa o seu consumidor, ele vai percebendo o valor que seu produto tem. Ainda que ele não se decida pela compra no exato momento em que se depara com a empresa, ele vai construindo a ideia de optar por ela. Ele vai se familiarizando, a ponto de ao escutar o nome, já saber do que se trata.

Esse tipo de comunicação vai fazendo você construir sua identidade e autoridade no mercado. Possibilita você atingir e conhecer prováveis compradores, saber quais seus interesses e medos, saber o que os desagrada nos seus concorrentes, para assim oferecer a eles o melhor serviço existente no mercado.

E se você acha que investir em uma marca não tem objetivo, deixo a pergunta: entre um refrigerante desconhecido e uma coca-cola, pelo mesmo preço, qual você escolhe?

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