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O que você precisa saber sobre o Match de Informações

Por: Mauro Bignardi

Co-fundador e CEO da Adsolut, e especialista em Match de informações com uma vasta experiência no mercado digital. Tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

O mercado mostra cada vez mais uma concorrência muito grande entre os players. Sendo assim, é necessário buscar vantagens competitivas para poder se destacar, independentemente do segmento de atuação. Há uma crescente preocupação por parte das empresas em entender como está o mercado para poder melhorar a sua estratégia na tomada de decisões. E é pensando nisso que o “match de informações” entra em questão.

Mas afinal, o que seria o match de informações?

O Match de informações, de uma forma simplificada, é o comparativo de informações de forma qualitativa, cruzando dados internos e externos. De uma forma mais grosseira, é o famoso de/para.

Essa análise cruza diversos dados do ambiente interno da empresa e dos principais players de seu segmento visando trazer em primeira instância uma padronização das informações analisadas facilitando o monitoramento das
informações.

Cada player tem uma particularidade na hora de vender o seu produto. Em alguns ambientes, como no meio digital, isso não faz muito sentido, pois a padronização das qualificações de um produto é necessária para que a empresa figure no topo das buscas no Google.

Infelizmente não são todos os players que categorizam os produtos de forma completa. É muito comum vermos produtos com erros de digitação, informações incompletas ou incorretas e nos casos mais comuns, categorizações diferentes de acordo com cada loja.

Nesse cenário o Match de Informações trabalha todas as particularidades de cada portal, cruzando os dados dos SKU’s analisados às informações existentes no mercado e cria com isso um produto único com a maior
quantidade e qualidade de informações possíveis.

Vamos pensar de modo prático. A categoria de eletrônicos é uma das que mais apresenta variações sobre o mesmo produto. Você pode pesquisar uma TV de marca com diversas variações de código, sendo que cada um contém uma
particularidade que a difere do modelo anterior.

Se você, como comprador, for buscar marca/modelo no Google, muito provavelmente achará alguns produtos
comparados que não são exatamente o mesmo item que você procurava. É esse o “erro” de Match que as empresas cometem.

Agora imagine para os players fazerem essa mesma análise em grande escala. Quanto tempo levaria para fazer uma análise minuciosa até entender que o produto analisado é 100% equivalente ao de seus concorrentes?

Essa é a função do Match de informações. Trata-se de entender a particularidade de cada produto analisado cruzando informações internas, externas e do mercado trazendo uma taxa de assertividade de pelo menos 95%.

O Match serve apenas para produtos eletrônicos?

Não! Todo e qualquer produto e serviço, pode e deve ser feito Match para análise. Cada segmento de mercado tem sua particularidade e isso deve ser levado em questão.

Os dados a serem cruzados serão diferentes, as informações do ambiente analisado também serão outras, porém o resultado final é sempre o mesmo, a padronização da informação facilitando a análise qualitativa dos produtos.

A padronização das informações cria uma estrutura cada vez mais robusta e desenha uma rede neural que torna, a cada informação inserida, a ferramenta mais inteligente.

Neste momento, o trabalho começa a se desenhar. Com as informações em mãos é possível gerar relatórios de inteligência de mercado para nossos clientes, criando vantagem competitiva e melhor sua estratégia.