O que um fornecedor de plataforma de loja virtual deve oferecer?

por Vinícius Guimarães Segunda-feira, 21 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 9 minutos

A gestão da sua loja virtual é tão otimizada como você gostaria? Tentar montar um e-commerce com estrutura própria ou em um fornecedor que não ofereça as melhores condições pode não ser mais o suficiente para competir de igual para igual no mercado.

Escolher uma boa plataforma de loja virtual é a saída mais eficiente e usada hoje para ter sucesso em visibilidade, conversão e vendas. Para te ajudar a não errar nessa pesquisa, preparamos uma lista do que a opção perfeita para você deve oferecer:

A diferença que faz uma boa plataforma de loja virtual

Fazer sucesso com um e-commerce é um processo muito mais complexo e demanda muito mais do que simplesmente colocar bons produtos com preços atrativos para vender. Dois pontos contribuem para essa verdade.

O primeiro deles é que qualquer pequeno obstáculo é suficiente para um consumidor se sentir frustrado. Já o segundo é que existe tanta competitividade que basta essa pequena frustração para que o cliente passe para o próximo resultado na busca. Ou seja, consolidar uma loja virtual tem muito a ver também com a plataforma em que ela está hospedada.

Sendo assim, é preciso oferecer uma boa experiência do usuário, uma boa estrutura por trás para garantir a disponibilidade do serviço, boas opções de pagamento para facilitar a vida do cliente etc. É até possível garantir essas características por conta própria, mas apostar em uma boa plataforma de loja virtual te dá acesso rápido, simples e confiável a essas vantagens.

O que buscar no fornecedor ideal

Então, o que você precisa procurar na hora de fazer sua pesquisa pela melhor plataforma? Quando você sabe o que quer, fica muito mais fácil fazer a escolha certa e ter um e-commerce competitivo. Por isso, listei o que o fornecedor deve oferecer para você não errar na escolha:

Gestão e controle

O sucesso de uma loja virtual passa principalmente por uma gestão eficiente de seu responsável, que precisa de informações confiáveis para decidir a melhor hora de fazer ajustes, ser mais agressivo ou adotar uma postura mais conservadora.

A plataforma que você escolher para hospedar seu e-commerce deve te oferecer as ferramentas para tornar esse controle mais simples e assertivo. Isso se dá por meio de relatórios sobre desempenho, benchmark da concorrência, dados ricos sobre os clientes convertidos, enfim, todas as informações valiosas para que você seja um gestor melhor.

Ferramentas de integração

Boa parte de uma gestão otimizada de e-commerce pode ser alcançada por meio da integração de ferramentas e mecanismos de venda em uma plataforma centralizada. Quando a loja virtual utiliza várias soluções separadas entre pagamento, gerência de estoque, atendimento, a sua capacidade de se ajustar a novas estratégias de mercado fica muito prejudicada.

A flexibilidade de um negócio digital vem da sua capacidade de guiar todas as suas necessidades com um volante só — como em uma boa plataforma que inclua ferramentas integradas de gerenciamento. Quanto mais opções de recursos oferecidas, mais poder você terá em mãos.

Ferramentas de checkout

Uma dessas ferramentas é tão importante que vale um tópico só para ela. O processo de checkout — entre o carrinho e a conclusão da compra — é a etapa mais problemática na hora de converter um novo cliente. Nada é mais frustrante e prejudicial para o seu negócio do que conseguir atrair um lead interessado, convencê-lo a seguir o processo e então perdê-lo por uma dificuldade ou problema lá no fim da jornada.

A oferta de ferramentas de checkout pode definir sozinha a sua escolha por uma boa plataforma de loja virtual. Procure aquela que oferece as melhores opções de pagamento, integração com ERP e formulários simplificados de compra. Muitas vezes, o segredo do sucesso não está em atrair mais público, mas otimizar ao máximo a conversão dos que chegam até o seu e-commerce.

Ferramentas de customização

Falando em atrair e converter, a experiência do usuário dentro de um site pode ser a diferença entre navegar mais a fundo pela sua loja ou partir para a próxima. E-commerces que se destacam são aqueles com identidade única e marcante, boa usabilidade e que instigam o cliente a saber mais sobre seus produtos.

Para conseguir todas essas qualidades em uma plataforma de loja virtual, ela deve oferecer o máximo de customização possível em seu sistema. Planeje primeiro a arquitetura da sua loja e então tente encontrar nas opções disponíveis no mercado a que te permite alcançar esse resultado.

Infraestrutura e suporte

Mas de nada adianta um front-end perfeito se o back-end não ajuda. Toda a infraestrutura que mantém a sua loja deve ser robusta o suficiente para aguentar picos de tráfego e evitar instabilidades na hora de concluir o processo — outro fator determinante para desistências.

A plataforma escolhida precisa garantir a disponibilidade do seu site e um suporte ágil e competente para resolver qualquer problema que surja. Apesar de ser uma fornecedora no nome, a empresa contratada precisa ser mais do que isso: uma parceira.

Todos os termos desse relacionamento precisam estar bem definidos em contratos, com prazos, métodos e responsabilidades. Só assim você terá segurança e confiança para consolidar a loja sem medo dos obstáculos no futuro.

Integração com marketplaces

Os marketplaces se tornaram uma forma incrível de amplificar o alcance da sua loja virtual se apoiando na imagem e na confiança adquirida por e-commerces bem maiores. Mas, para aproveitar realmente essa prática de mercado, você precisa de um sistema que te dê organização e controle sobre essas vendas fora do seu site.

As ferramentas de integração com marketplaces te permitem vender em várias lojas ao mesmo tempo de dentro do seu sistema, como se fossem todas da mesma origem. Isso facilita muito na hora da conversão, e depois para gerar relatórios de desempenho e retorno de investimento. Se você quer ir por esse lado, precisa exigir da sua plataforma uma central integrada de verdade.

Como encontrar a melhor solução

Agora que você sabe o que buscar em um fornecedor, como identificar qualidade em todos esses quesitos? O processo é basicamente o mesmo de qualquer pesquisa de mercado: comece por identificar os recursos e condições que a empresa oferece e, em seguida, vá atrás dos cases de sucesso e do histórico de confiança no mercado que aquele negócio já construiu.

Afinal, a escolha de uma plataforma de loja virtual pode ser o impulso do qual você precisava para se consolidar e ampliar seu sucesso. Basta encontrar uma ferramenta completa e que te permita transformar oportunidades em uma solução única para você.

Artigo original pode ser visto aqui.

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