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O que você precisa saber para a Black Friday

por Galleger Ilhe Quinta-feira, 17 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

A grande data do varejo online já bateu na porta, mas, antes de deixá-la entrar, sua loja deve estar muito bem organizada e preparada para receber a onda de clientes. A Black Friday é uma data muito positiva para o comércio eletrônico e, apesar de ser considerada recente no Brasil, em cada edição ganha mais espaço na lista de compras dos brasileiros.

Segundo levantamento da GFK (Growth from Knowledge), a previsão para este ano é que haja aumento de vendas de bens duráveis na Black Friday. Além disso, uma pesquisa da Zoom, revelou que o gasto médio do consumidor, em 2019, será de R$1.300.

As lojas virtuais especializadas em eletrônicos e celulares já podem fazer a festa, pois elas são as mais desejadas pelos brasileiros, explica pesquisa da Zoom. No entanto, os outros segmentos também estão na lista de desejo dos consumidores, como eletrodomésticos.

Leia também: Black Friday: gasto médio do consumidor deve ser de R$ 1,3 mil, aponta pesquisa do Google

Todo sucesso dentro de um e-commerce depende de planejamento, ainda mais em uma data comemorativa tão grande como a Black Friday. Então, já está mais do que na hora de preparar a sua loja virtual para esse grande evento que, com sabedoria, pode movimentar muito sua empresa.

Uma etapa muito produtiva da Black Friday é saber captar os novos usuários do site e convertê-los em clientes. Essa pode ser a oportunidade de conquistar e fidelizar os consumidores.

Preço

O preço ainda é o maior atrativo para conquistar os clientes e chamá-los para comprar em sua loja, porém, é necessário investir tempo em pesquisa de concorrentes, mas não se apresse! Apresente uma proposta dentro das condições que a sua loja pode ofertar. A relação deve ser um equilíbrio entre o melhor preço para o cliente e o retorno satisfatório para o lojista.

Supra e, se possível, supere as expectativas do consumidor para a Black Friday. Eles esperam promoções de verdade. Usufruir da ingenuidade do cliente pode ser muito perigoso, além de ilegal. No entanto, muitas lojas ainda insistem em elevar o preço nas vésperas da data comemorativa e na Black Friday diminuem o preço. Essa situação pode parecer legal a priori, mas isso faz com que o consumidor perca confiança na sua loja.

Campanha

Seja entusiasmo, surpresa ou alegria, a campanha de divulgação da Black Friday deve causar algum sentimento no consumidor de maneira agressiva. Não adianta criar uma campanha promocional super engajada na Black Friday e não estabelecer uma conexão prévia com o público. Você precisa entender o seu cliente e descobrir o que ele espera do produto ofertado pela empresa.

Planejamento

Também é necessário um planejamento para esta data tão importante e decisiva no faturamento anual da sua loja virtual. Por isso, é extremamente importante desenvolver estratégias para evitar qualquer tipo de desastre e ter sempre um segundo plano em mente.

Pagamento

A forma de pagamento é outra questão que afasta ou agrega muitos consumidores. Eles tendem a achar que, como o preço é mais baixo, o número de parcelas será reduzido. No entanto, isso pode ser um diferencial da sua loja. Se você não pode ofertar um valor mais baixo que o da concorrência, chame atenção para o maior número de parcelas disponíveis no seu e-commerce.

Frete

Outra questão muito importante é o frete. Seu estoque deve ser alinhado com o que sua loja é capaz de ofertar. Você pode acabar alcançando um maior número de clientes do que imaginou. Por isso, tenha um planejamento do que pode ser feito caso isso aconteça, para que não atrase a entrega final do produto.

Se o frete rápido for o seu diferencial, utilize isso para a divulgação e captação de novos clientes. No entanto, nunca deixe de cumprir o que prometeu a seu cliente.

Suporte

A Black Friday é um momento em que diversas empresas estão saturando os consumidores com promoções e divulgação de produtos. Para se destacar é importante analisar a concorrência e estar por dentro das novidades, buscando oferecer um produto ou serviço diferenciado.

Defina alguma das três estratégias apresentadas acima: preço, frete e parcelamento. Trabalhe com foco nessa qualidade e crie um diferencial para sua marca. Isso pode gerar confiança do cliente em sua loja.

É imprescindível que, em datas comemorativas, principalmente na Black Friday, o suporte do seu e-commerce esteja bem preparado para atender e integrar os canais online, a fim de otimizar a experiência do cliente. A qualidade do serviço costuma baixar na época da Black Friday, mas a satisfação do cliente deve vir sempre em primeiro lugar.

Próximo à data, faça um checklist das etapas que necessitam ser cumpridas antes da Black Friday:

  • Organização impecável no estoque
  • Plano de oferta que não comprometa a empresa
  • Monitoramento da concorrência
  • Estratégia de comunicação com o cliente
  • Estratégia de marketing
  • Logística
  • Plataforma com resposta rápida
  • Gerenciamento de crise

Cumprindo esses passos, sua Black Friday com certeza estará pronta para decolar nas vendas!

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