Logo E-Commerce Brasil

O que os melhores empreendedores têm feito?

Não existem fórmulas exatas para ser um grande empreendedor, mas atualmente, empreender exige muito mais do que antigamente. Agora, as pessoas que estão à frente de suas empresas devem estar atentas à sustentabilidade, diversidade, inclusão e outras pautas que não eram assuntos tão comuns anos atrás.

E apesar de ser desafiante, é muito bom. Isso significa que as marcas de hoje em dia têm um papel muito mais importante, inspiram mais e têm maior aderência.

Mas afinal, o que os melhores empreendedores da modernidade andam fazendo nos principais pilares que qualquer empresa precisa pensar? Confira:

Colaboradores
Ter um contato maior com cada setor da empresa tem sido uma ótima experiência para os empreendedores de empresas de todos os tipos.
Os funcionários sempre têm muito a dizer sobre a suas visões de empresa, então o contato com a rotina deles pode fazer com que o empreendedor encontre algumas soluções preciosas. Sem falar que aumenta a empatia, o que pode deixá-los mais motivados e com mais abertura para comunicação e compreensão mútua.

Inovações
É comum para qualquer empreendedor ter que enfrentar momentos de crise em diversas dimensões. E aí existem dois tipos de empresários; os que conseguem se reinventar e se adaptar às dificuldades e os que não pensarão em inovações e só esperarão a crise passar.

Pode ser que ambos não tenham problemas tão sérios, mas reinventar e ter algo além para oferecer aos seus clientes pode fazer qualquer empresário despontar, mesmo em um ano crítico. Sem falar que a empresa se mantém em constante movimento, vivenciando novas experiências enquanto grande parte das concorrentes pode estar reclusa para as novidades e arriscando pouco por conta do momento de crise.

Para viabilizar novos investimentos, é importante pensar em redução de custos e adaptar à realidade da empresa. Fazer uma auditoria terceirizada e externa talvez seja um bom começo porque pode dizer quantos passos poderão ser dados para alcançar o planejado.

Consumidor
Com o avanço das redes sociais, a voz do consumidor de qualquer marca se propaga com facilidade e nitidez. É claro que isso pode ser extremamente prejudicial para empresa, enquanto falamos de uma experiência negativa. Mas por outro lado, isso pode ser infinitamente benéfico quando se trata de uma vivência positiva com a marca.

Aproximar o FAQ & SAC com as redes sociais tem sido um caminho eficiente para diversos empresários e consumidores. Por conta das marcas estarem mais acessíveis, o consumidor tende a reportar os problemas com mais facilidade ao invés de simplesmente não voltar a fazer negócio.

A empresa, por sua vez, consegue ter mais visibilidade sobre seus consumidores e mais clareza para diagnosticar as insatisfações e os problemas que precisam ser resolvidos.

É claro que é preciso que o empreendedor esteja aberto e seja humilde para ouvir seu cliente. Porque não é tarefa fácil notar que uma ideia sua, que parecia ser tão eficiente, não foi bem aplicada ou simplesmente não deu certo.