Logo E-Commerce Brasil

O que o e-commerce pode aprender com nossos avós?

Hoje vou iniciar o meu artigo dando destaque para uma expressão que provavelmente você conheça, e que talvez já tenha ouvido alguém pronunciar em uma situação de conflito. Ela é a seguinte: “O mundo dá voltas…”. É comum associarmos essa expressão a situações que nos sentimos injustiçados e prejudicados de alguma forma. Então, por via de regra ela sempre é utilizada no sentido negativo não mesmo?

Por mais que isso seja uma verdade, eu acredito que podemos tirar algum benefício para a nossa loja virtual se fizermos uma analise positiva dessa expressão, associada ao mercado e aos hábitos do consumidor. Afinal de contas, ao entender a necessidade do consumidor você abrirá um leque de oportunidades para sua empresa se diferenciar e gerar valor perante o cliente.

Então me acompanhe: pare um pouco e pense em como era o estilo de vida dos nossos avós quando eles eram jovens. Como eles se relacionavam entre amigos? Como era o ritmo de trabalho deles? Como faziam suas compras? Como eram os momentos de lazer? Será que eles podiam contar com grandes lojas de departamento, shopping centers, hipermercados ou lojas virtuais?

Ao fazer uma retrospectiva e comparar alguns pontos com a nossa realidade hoje, você perceberá que os tempos mudam, que os hábitos de compra também mudam, mas que alguns princípios acompanham o consumidor, independente da época. Ou seja, o mundo dá voltas e as necessidades primárias do consumidor permanecem as mesmas. E por mais que a cena se repita em cada geração, grande parte das empresas não se atentou que atender essas necessidades primárias trará o diferencial que poderá destacá-la de todas as demais.

Por exemplo: Quando a minha avó esperava o leiteiro passar em sua rua, ou o padeiro no fim da tarde para comprar o pão caseiro, ou comprar frutas fresquinhas do vendedor ambulante em sua charrete, ela encontrava os mesmos produtos de qualidade que hoje temos em grandes e confortáveis Lojas de Departamento e Hipermercados. Porém, além de produtos ela buscava algo que não está disponível nas prateleiras e gôndolas. Ela buscava comodidade, relacionamento, respeito, valorização e customização. Princípios que independente do segmento que você atue são valorizados por seu cliente até hoje, e se bem explorados serão responsáveis por grandes inovações em seus produtos, serviços e no atendimento. Um exemplo prático, e que sem dúvida surgiu na observação desses princípios é o serviço de assinatura de alimentos, bebidas, roupas, fraldas e ração que já fazem parte do modelo de negócio de algumas lojas virtuais.

Está nas mãos do consumidor o poder de influenciar a maneira como criamos, lançamos e comercializamos os produtos e serviços. Mas para entendê-los é preciso observá-los e ouvi-los.

Certa vez eu escutei o relato de como um determinado empresário realizava o pagamento dos seus funcionários, e fiquei impressionado com a maneira sutil e perspicaz com que ele imprimia na mente dos seus funcionários a importância e respeito que cada cliente deveria receber deles. Cada funcionário recebia o seu salário em um envelope lacrado. No campo destinado ao remetente ele escrevia a seguinte frase: Dos clientes do Grupo X para “FULANO”. Não há como pensarmos de forma diferente, afinal de contas, não haveria salário sem clientes, não é mesmo?

E você, tem dado atenção a algum desses princípios essenciais com relação aos seus clientes?

Se você ainda não sabe por onde começar, gostaria de deixar aqui uma sugestão. Inicie agradecendo o seu cliente de forma simples e sincera. Será um ótimo início para um dos princípios muito valorizados por todos nós: O bom relacionamento.

Um grande abraço e até o próximo artigo.