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O que fazer com os feedbacks dos clientes?

Por: Karina Coelho

É Head de Customer Success na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.

O feedback dos clientes é o bem mais precioso que uma empresa pode ter. Em um mercado extremamente competitivo e constantemente impactado pelas mudanças do comportamento dos consumidores, são suas opiniões, anseios e desejos que devem moldar as estratégias de potencialização do negócio. Portanto, ignorá-los seria o mesmo que decretar sua companhia à falência.

Não há prova mais clara dessa importância do que a pandemia. Afinal, trata-se de um período que impulsionou drasticamente o comércio online — e houve a necessidade de as empresas se adaptarem e orientarem suas estratégias com foco no atendimento digital. Uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, inclusive, identificou uma mudança abrupta no comportamento dos consumidores no último ano.

Além das compras pela internet terem aumentado 30% apenas no primeiro mês do isolamento social, a análise comparativa também se tornou mais presente. Isso porque cerca de 98% dos entrevistados afirmaram que aumentaram suas comparações de preço; outros 82% afirmam que começaram a experimentar novas marcas em busca de melhores ofertas e qualidade.

A importância dos feedbacks dos clientes

O mercado vem sofrendo inúmeras mudanças no comportamento dos consumidores e, a única forma de se adequar a esse novo cenário é ouvindo seus clientes. É através dos feedbacks que as empresas melhoram seus produtos e processos, percebendo o que estão acertando e o que ainda deve ser aperfeiçoado.

Como consequência, as empresas podem:

  • revisar e melhorar a jornada de compras dos usuários;
  • garantir um atendimento mais próximo com ofertas coerentes com o que buscam;
  • realizar upgrades em seus produtos;
  • desenvolver novas features mais alinhadas aos anseios de seu público-alvo.

Ainda mais importante do que isso: é possível criar um modelo de negócios que faça com que sua empresa se destaque frente aos concorrentes. Afinal, nem todos os clientes dedicam seu tempo para relatarem sua opinião ou satisfação à companhia sobre sua compra — o que faz com que o feedback se torne ainda mais precioso.

Peça feedbacks aos clientes

Para aumentar essa frequência, é importante pedir e incentivar que seus clientes deem suas opiniões sobre seus serviços ou produtos, seja pelos canais online ou espaços físicos. Elabore um questionário para enviar para seus consumidores. Isso pode estimulá-los a falar mais sobre sua empresa. Além disso, há outras formas bem conhecidas e simples de medir o nível de satisfação. Como, por exemplo, o Net Prometer Score (NPS), Customer Satisfaction Score (CSAT), Customer Effort Score (CES) ou o Customer Emotional.

Agora, é preciso ter em mente que nem todos os feedbacks serão positivos. Toda empresa pode receber comentários negativos sobre a experiência dos clientes, seja por um mau atendimento, produto com má qualidade ou outros motivos. Uma mensagem ruim pode ser chocante, mas não deve ser vista como um empecilho. Pelo contrário: todo feedback negativo possui efeitos positivos. Mas isso ocorre quando a empresa coloca, de fato, o cliente no centro do seu negócio e está preparada para transformar críticas em oportunidades de melhoria.

O cliente é a razão de existir de uma empresa. Sem ele, nada acontece. Portanto, se o seu principal ativo está lhe falando que não está satisfeito com algum ponto do seu negócio, avalie a situação e lhe retorne. Mostre que se importa com sua opinião e o que a empresa fará para solucionar e aperfeiçoar o necessário. Receba todos os feedbacks como um presente, pois é a partir deles que seu negócio irá alavancar no mercado.