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O que é um link DoFollow e NoFollow?

Por: Henrique Aren Troitinho

Henrique Troitinho é Profissional certificado pelo Google e a mais de 11 anos atua na área de e-commerce, focado em performance de links patrocinados, SEO, Analytics e Transformação Digital. Participou de projetos como KabuM!, Dpaschoal, Karcher, Santa Lolla, Nespresso, TNG, Vila Romana, Skelt entre muitos outros projetos de sucesso. Bacharel de Sistemas da Informação pela Faculdade Rio Branco, atualmente é o CEO da Score Media Marketing Digital.

Montar uma estratégia de link building é essencial para todos que pretendem ter uma boa indexação no Google, e para realizar essa estratégia é muito importante entender o tipo de link que aponta para sua loja virtual.

Um link com o atributo “nofollow” tem menos valor para o Google, pois esse diz para o Google Bot  para que “não siga” o site citado, dessa forma o link perde o valor no quesito de indexação e de PageRank do site referenciado, mas ainda sim são úteis em uma estratégia de SEO para atrair visitantes e novas referências ao seu site.

Os links dofollow são links que não possuem o atributo “nofollow” ou tenham o “dofollow” em sua composição, é muito importante salientar que para qualquer estratégia de melhor posicionamento no s buscadores, esses links devem ser criados internamente no seu site e externamente na internet,.

Como criar um link dofollow?

Antes de criar os links, você precisa entender algumas dicas básicas:

1- Palavra chave do link

É muito importante que ao criar um link externo ou interno, você coloque a palavra-chave no texto do link, para que os buscadores agreguem mais relevância ao link citado, ex: ScoreMedia, Blog Marketing Digital

2- Relacionamento com o tema do site

Os buscadores consideram sites com conteúdos relativamente parecidos como se fossem do mesmo nicho de atuação, portanto se você possui um e-commerce, pode relacionar seus links em blogs que falem sobre e-commerce ou marketing digital para que apontem para o seu site , gerando assim maior relevância ao link.

3- Origem do link

O link tem mais relevância de sites mais antigos e com maior ranking com os buscadores (ex do Google, PageRank), portanto quanto mais antigo e melhor posicionado no ranking do buscador, maior relevância.

Criando os links dofollow internamente e externamente

Estrutura do link dofollow para linkagem externa:

<a href="http://www.scoremedia.com.br/ferramenta-email-marketing" target="_blank" rel= "dofollow">
   Ferramenta e-mail marketingpre>
</a>

ou

<a href="http://www.scoremedia.com.br/ferramenta-email-marketing" target="_blank" >
   ScoreMedia
</a>

Estrutura do link dofollow para linkagem interna:

<a href="https://www.ecommercebrasil.com.br/eblog/" target="_blank">
   Blog de e-commerce
</a>

Criando os links noFollow para link’s que você não deseja referenciar

Estrutura do link nofollow:

<a href="http://www.scoremedia.com.br/ferramenta-email-marketing" target="_blank" rel= "nofollow">
   Ferramenta e-mail marketing
</a>

Considerações

É importante que você tenha sempre essas regras em mente:

– Gere links que apontem para um conteúdo relevante e de qualidade.

– Não esqueça de linkar internamente seu site para melhorar a navegabilidade do usuário no seu site

– Não crie links em qualquer site ou em “fazendas de links”, pois o Google Penguin está punindo quem faz esse tipo de ação.

-Links Nofollow tem muito menos relevância mas são importantes, então não descarte a estratégia de links em redes sociais como Facebook, Twitter, Orkut e etc..