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O que é similaridade fonética no campo de busca e por que ela é fundamental para o meu e-commerce?

Por: Rodrigo Schiavini

Fundador e CEO da SmartHint. Diretor Regional Paraná da ABComm, com mais de 10 anos de experiência em comércio eletrônico para grandes marcas dos mais variados segmentos.

Uma das grandes preocupações dos lojistas de e-commerce é conseguir atrair clientes para as lojas virtuais. Mas de nada adianta receber muitas visitas no site se isso não se reverte em vendas. Há muitos fatores que atrapalham a conversão, mas a ineficiência do mecanismo de busca é um deles e, poucas vezes, recebe a devida atenção. Além de ser veloz, uma boa ferramenta de busca deve ser capaz de reconhecer a similaridade escrita e fonética das palavras. E é sobre isso que vou falar neste texto.

Similaridade de escrita e fonética são importantes na busca

Imagine que aquele consumidor decidido, que sabe exatamente o que deseja comprar, se dirige à sua loja virtual, digita o nome do produto que quer na ferramenta de busca, mas não o encontra. O que ele faz? Desiste de procurar e sai do seu site.

Mas por que será que ele não encontrou o que desejava? Será que a sua loja realmente não tinha esse produto? Pode ser. Mas há uma outra possibilidade: talvez a sua loja tivesse, sim, aquele tênis da Nike que o cliente buscava, mas talvez ele tenha procurado por “naike”, “naique”, “naiky”, “niki”, ou “niky”. Resultado: você perdeu uma venda por não possuir um mecanismo de busca inteligente, capaz de identificar a semelhança escrita e fonética entre as palavras, mesmo quando são escritas de forma errada.

E mais que perder a venda, a sua marca será associada a uma imagem negativa na cabeça do cliente. Ele vai lembrar que já navegou por ela, mas não encontrou aquilo que buscava.

Por isso, é tão importante que a ferramenta de busca tenha esse conhecimento fonético. Isso faz com que os resultados apareçam de forma mais assertiva e com muito mais rapidez, reduzindo a taxa de rejeição e aumentando a experiência de compra e a taxa de conversão de vendas.

Afinal, estudos revelam que o campo de busca das lojas virtuais é responsável por 60% do total de vendas concluídas, pois o cliente que usa o campo de busca já sabe o que quer e está mais propenso a fechar a compra quando encontra o produto procurado. Sendo assim, quanto mais eficiente o campo de busca for, melhor será o desempenho das vendas.

Inteligência artificial a seu favor

Agora que você já percebeu a importância da similaridade em um campo de busca, deve estar se perguntando: “Como eu faço pra que esse mecanismo reconheça todas as palavras que forem digitadas com a grafia incorreta, porém com a fonética semelhante?” “Devo cadastrar todas as variações?” Até poderia, mas já imaginou quanto tempo isso levaria? E, mesmo assim, poderia não ser o suficiente.

No entanto, a tecnologia está aí para agilizar processos e, felizmente, nesse caso também! Já é possível melhorar a eficiência da busca usando inteligência artificial. Mesmo que haja algum erro de digitação ou gramatical na pesquisa, o robô reconhece a semelhança sonora e de escrita e faz as correções necessárias automaticamente. Se uma pessoa está procurando por uma saia plissada, mas escreve “saia pliçada”, a inteligência artificial entende do que se trata e traz todos os itens relacionados a esses termos.

Além disso, a inteligência artificial garante maior agilidade na busca. Por exemplo, se você estiver procurando um sutiã, pode ser que comece a digitar de muitas formas diferentes, já que é uma palavra de origem francesa (soutien) que foi emprestada para o português e acabou sendo adaptada para a nossa língua (sutiã).

Então, se você opta por procurá-la no idioma original, começa a digitar “sout”, nessa hora o buscador já entende e começa a mostrar imagens dos sutiãs existentes na loja. E o contrário também é verdade, se opta pela versão em português, ao começar a digitar as primeiras letras, “sut”, os mesmos produtos serão exibidos.

Tudo com muita rapidez, sem nem precisar usar a tecla “enter”. A tecnologia é mesmo fantástica, né? Que tal oferecer essa experiência para o seus clientes?