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O que é preciso para otimizar o controle financeiro do e-commerce?

O crescimento diário do comércio digital faz surgir a necessidade de muitos cuidados pra lá de tradicionais quando o assunto é controle financeiro. Afinal de contas, a falta de cautela na gestão de um negócio virtual pode trazer problemas gravíssimos, muitas vezes obrigando o empreendedor a, frente às dificuldades ou aos erros na tomada de decisão ou na visão de mercado, até abandonar seu sonho.

Diante disso, torna-se essencial otimizar o controle financeiro do e-commerce, de maneira a evitar prejuízos e ter mais domínio sobre a rentabilidade do negócio. Não sabe nem por onde começar essa revolução? Pois então conheça agora mesmo os elementos mais relevantes no controle das finanças da sua loja virtual e aprenda a usá-los de forma organizada, permitindo ao empreendedor usufruir dos melhores resultados! Pronto?

Elabore um planejamento estratégico

É simples: sem planejamento, nenhum empreendimento funciona. Por isso, é essencial registrar todos os objetivos e as metas que o e-commerce deseja alcançar a médio ou longo prazo, traçando alvos e estratégias para, no mínimo, daqui a 5 anos. Com isso devidamente esclarecido, passa-se à busca pelo alcance dessas metas, aplicando seus recursos dentro do prazo. Vale ressaltar que esse planejamento deve ser acompanhado de relatórios periódicos, que passem informações concretas e precisas sobre o curso dos eventos no e-commerce.

Corte gastos excessivos ou supérfluos

Para absolutamente todos os empreendimentos, cortar gastos precisa sempre ser um propósito. Mas atenção: cortar gastos não significa ser econômico a ponto de prejudicar o desenvolvimento das atividades essenciais ao funcionamento do e-commerce, comprometendo seu crescimento, viu?

De fato, o foco deve se manter na diminuição daquelas despesas desnecessárias, minimizando ao máximo custos adicionais ao se fazer um bom uso de alternativas eficientes. Já pensou que mesmo um comércio virtual pode gastar demais com funcionários ou com compras excessivas? Nesses casos, o controle financeiro do e-commerce detectará todas essas incoerências, possibilitando que se solucione o mais rapidamente possível o problema.

Controle adequadamente o estoque

Uma das formas mais acertadas de cortar gastos no e-commerce é controlando o estoque, de preferência por meio de um sistema automatizado, que poupe tempo e reduza o risco de erros no registro de entradas e saídas. O segredo está em manter o estoque sempre abastecido com os produtos necessários, ou seja, sem faltar aquilo que os clientes pedem, mas sem também superlotá-lo com produtos encalhados, sem tanta saída.

Só não se esqueça que o armazenamento ideal requer um cuidadoso controle sobre o espaço disponível, a validade dos produtos e, claro, as mercadorias essenciais para que o negócio funcione sem entraves.

Gerencie bem seu fluxo de caixa

Controlar o fluxo de caixa do seu e-commerce significa, basicamente, gerenciar a entrada e a saída de dinheiro — receitas e despesas. Para isso, é preciso saber diferenciar e ter domínio sobre as despesas fixas, que são estáveis e independentes das vendas, e as variáveis, aquelas que oscilam conforme a produção ou a venda dos produtos, assim como os financiamentos, o saldo líquido da conta, a margem de lucro, dentre muitos outros conceitos essenciais.

Calcule bem o preço de venda

O e-commerce é um segmento empresarial que vem crescendo graças ao desenvolvimento do ambiente virtual. E por mais que isso signifique maiores oportunidades, traz também uma concorrência mais acirrada. Por essa e outras é que se faz necessário calcular corretamente o preço de venda das mercadorias, sempre considerando o custo com sua produção ou aquisição, sua disponibilidade no mercado, os preços cobrados por outras lojas, as condições peculiares do comércio digital — que envolvem, por exemplo, custos de frete para os clientes — e também o lucro da empresa.

Lembrando que esses critérios podem variar conforme os objetivos e as necessidades específicas de cada empresa. O importante é que, no final das contas, o preço do produto seja, dentro do possível, satisfatório tanto para o empresário como para o cliente.

Adote um sistema de gestão automatizado

Um bom sistema de gestão consegue, ao mesmo tempo, agilizar processos e melhorar resultados, garantindo retorno financeiro e crescimento para o negócio. Isso sem contar com a rapidez e a eficiência implementada nos processos, que oferecem a vantagem adicional de reduzir a quase zero as possibilidades de falhas, extremamente comuns em processos manuais. É um investimento e tanto!

Colocando nossas dicas em prática, seu e-commerce certamente terá todos os requisitos para prosperar. Então o que ainda está esperando? Só tire um minutinho antes para nos contar aqui nos comentários como anda o controle financeiro do seu negócio virtual!