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O que é o Google AdWords e como funciona?

Por: Henrique Aren Troitinho

Henrique Troitinho é Profissional certificado pelo Google e a mais de 11 anos atua na área de e-commerce, focado em performance de links patrocinados, SEO, Analytics e Transformação Digital. Participou de projetos como KabuM!, Dpaschoal, Karcher, Santa Lolla, Nespresso, TNG, Vila Romana, Skelt entre muitos outros projetos de sucesso. Bacharel de Sistemas da Informação pela Faculdade Rio Branco, atualmente é o CEO da Score Media Marketing Digital.

O Google AdWords é o principal serviço de publicidade do Google, sendo assim sua principal fonte de receita — os seus tantos bilhões de dólares vêm daí!

O serviço consiste em anúncios em forma de links. Também conhecido por Ads, links patrocinados ou anúncios pagos, essas “propagandas digitais” ficam visíveis para o usuário toda vez que ele busca, por meio de uma palavra-chave, produtos referentes.

É um tipo de publicidade criteriosamente segmentada, e o Google cobra das marcas no sistema CPC, que significa custo por clique. Há também outras duas formas: CPM, custo por impressões e CPA, custo por ação.

Como funcionam os anúncios do AdWords?

Para que um anúncio de AdWords seja eficaz, é preciso que o profissional de AdWords saiba como apresentá-lo através do texto e da imagem.

Onde os anúncios do AdWords aparecem?

Eles aparecem tanto no Google, nas páginas de buscas, como no YouTube, aqueles “comerciais” que você pode pular depois de 5 segundos ou aqueles de 30 segundos que não podem ser pulados.

Há outros tipos de Ads?

Sim! Há tanto o Facebook Ads como o BingAds. Contudo, quem lidera a corrida é o Google. O Facebook, em segundo lugar, não alcança nem metade do faturamento do Google.

Quais são os diferenciais do Google AdWords?

Com certeza, sua criteriosa segmentação. Se aliada a um excelente texto e ao uso preciso das palavras-chave relacionadas ao produto — junto com outros detalhes como cookies — alcançam o usuário exatamente na hora em que ele está pronto para comprar. Em outras palavras, com o Google Ads os resultados são de fato consistentes!

Uma vantagem valiosa no Google AdWords também é a avaliação de ROI — retorno sobre investimento. Por meio desse serviço, quem anuncia tem acesso a informações preciosas como o caminho que o cliente percorre desde o primeiro contato até a conversão. É dessa forma que se calcula o ROI, algo que já deve ter ouvido falar.

Quais são os formatos de anúncios do Google Adwords?

Além da Rede de Pesquisa, o Google Adwords oferece outros formatos de anúncios que podem ser patrocinados: banners e vídeos compõem o que a plataforma chama de Rede de Display, onde também faz parte o YouTube que é o segundo buscador com mais acessos no mundo.

Como identificar os anúncios do Google AdWords?

Links patrocinados

Aparecem em primeiro lugar nos resultados dos buscadores e são identificados com a palavra “Anúncio” antes do título.

Anúncios estendidos (ETA)

São, literalmente, uma versão estendida do link patrocinado. Ou seja, permitem 2 títulos com 30 caracteres e uma descrição de até 80 caracteres. Eles também são responsivos: mobile friendly.

Extensão de preço

Muito usada por empresas que querem proporcionar o preço do produto antes mesmo do usuário navegar pelo site, mas só está disponível para smartphones e os preços devem ser atualizados sempre que forem modificados, já que a plataforma não faz essa atualização automaticamente.

Mais vantagens de usar o Google Adwords!

Poder de segmentação

Você pode escolher palavras-chaves, tópicos específicos, sites que são mais visitados pelo seu público, impactar pessoas com as mesmas características do seu público-alvo, escolher em quais locais os anúncios serão exibidos, determinar a idade, local e idioma; escolher o dia e horário de exibição, além de determinar em quais dispositivos eles vão aparecer.

Controle do orçamento

Permite determinar quanto irá gastar por mês, por dia e por semana.

Avaliação do ROI

É possível identificar quais anúncios receberam cliques e quais não e assim redistribuir o orçamento nos anúncios com melhor performance.

Valor acessível

É possível começar com bem pouco e ir aumentando o investimento, gradativamente.

Rede de pesquisa

Além dos sites de pesquisa do Google, seus avisos serão exibidos em outros grandes portais.

Rede de Display

É composta por sites de diversos segmentos e sites do Google como o Google Finance, Gmail, YouTube e outros, o que permite alcançar o maior número de pessoas em distintos momentos. Permite anúncios de texto, imagens, vídeos e até anúncios interativos.

O que é um bom anúncio de Ads pede?

Além de um profissional experiente, que tenha visão de negócio e seja atento ao fluxo de procura dos usuários, é importante que ele fique de olho em:

  • As metas de venda;
  • Os leads capturados;
  • O tráfego do site;
  • Qual é o produto em detalhes;
  • Conceito da marca;
  • Público-alvo.

Dá para fazer Ads em apps?

Sim, e para isso o Google tem especificações próprias, que se resumem em três opções: campanha universal, que leva o usuário à Play Store; instalação de app, levar o usuário a fazer o download; e engajamento, estimular o usuário a usar constantemente o aplicativo.

Como criar uma conta no Google AdWords?

É bastante simples. Basta acessar www.ads.google.com e clicar em “Crie um anúncio”. Com o seu e-mail Gmail, você configura rapidamente com dados de seu e-commerce e forma de pagamento. Para subir as campanhas é muito simples. Tudo é muito intuitivo, como na maior parte das ferramentas do Google.

Quanto o Google cobra por clique?

O custo é por palavra-chave. Ele pode variar de centavos até ficar bem mais caro. Cada palavra tem um valor, o que pode mudar também de acordo com muitas variantes, como sazonalidade ou mesmo densidade de uso, considerando que outras marcas podem estar usando a mesma palavra-chave que você deseja. Ou seja, não há uma informação precisa.

Quais são as formas de pagamento?

O pagamento pode ser feito por boleto bancário ou cartão de crédito. No primeiro pagamento há o desconto de R$ 20,00, da taxa de criação de conta, independentemente da forma como vai pagar.

O Google pode também criar uma “linha de crédito” para o seu e-commerce, daí você vai pagando. Essa via, contudo, necessita da aprovação do Google USA. Por ser mais burocrática e por não estar disponível para todos, não é a mais usada.

Chegando ao fim, e falando de forma direta, quando você investe em Ads, os resultados são imediatos. É claro que custa mais — neste caso dinheiro, e não tempo como no SEO — mas o que você precisa para o seu e-commerce pode ser conquistado com, digamos, metade do tempo.

Agora, o ideal mesmo, quando o assunto é marketing digital de performance, é que todos os serviços sejam feitos juntos, porque cada um nas suas particularidades acrescentam ao projeto, dando a ele solidez.

Quando você investe só em Ads, por mais que os resultados sejam rápidos, se não houver mais dinheiro, tudo para? O contrário também pode não ser o ideal, já que o SEO leva mais tempo para apresentar resultados.

O que recomendamos — com todos os conteúdos que publicamos até agora — é que você use todas as ferramentas disponíveis para saber exatamente o quanto investir em Ads, e em quais campanhas; e quanto em SEO, além de outras estratégias como redes sociais, inbound marketing e por aí vai.

Tomando como grande auxiliador o Google Search Console e o Google Analytics, você já terá muito que fazer para levar sua loja para o topo.