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O que é lifecycle marketing?

Lifecycle marketing não é nada mais que estratégias de marketing que têm base no ciclo de vida do cliente com o objetivo de construir, nutrir, manter um relacionamento e gerar receita. Significa, também, respeitar o momento do consumidor. Não é sobre quando você quer, é sobre o momento oportuno. É a comunicação com o cliente certo, com a mensagem certa e no momento certo, o que faz parte do mantra do lifecycle marketing.

O ciclo de vida do consumidor

Antes de desenvolver as estratégias de lifecycle marketing, é preciso entender o ciclo de vida do consumidor, que é, de modo simplificado, composto por cinco objetivos: alcançar, adquirir, desenvolver, reter e inspirar – para que tudo comece outra vez.

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Alcançar

A primeira estratégia é alcançar ou atingir o público-alvo. Isso pode ser feito de diversas maneiras: e-mail, mídias sociais, links patrocinados, display e outras ações, inclusive off-line. Tudo para atrair o consumidor e mostrar a sua marca. Nesta fase, cabem regras de envios automáticos com base no comportamento do usuário, como abandono de carrinho, alerta de preços, comportamento de navegação e outras.

Adquirir

Uma vez que o cliente teve contato com a marca e encontrou o que queria, agora é a hora da aquisição. Nesse momento é importante trabalhar bem a estratégia de preço e a disponibilidade do produto. Já imaginou atrair os clientes à sua loja e, quando eles entram pela porta, a oferta anunciada já acabou? É, no mínimo, frustrante. Neste momento você pode ativar uma régua automática de relacionamento via e-mail com alertas com confirmação e status da compra.

Desenvolver

Pronto, agora você tem mais um cliente em sua base de contatos. Ele adquiriu um produto na sua loja, mas será que está satisfeito? A hora é de desenvolver a comunicação com essa pessoa: que tal pedir um review por e-mail ou fazer uma estratégia de progressive profilling – onde você convida o consumidor a falar um pouco de si? Dessa forma, será mais fácil descobrir outras preferências e fazer uma comunicação ainda mais acertada. Neste momento também é possível estabelecer regras de cross sell e up sell, em que outros produtos relacionados são oferecidos e a chance de conversão é alta.

Reter

Para que um consumidor seja fiel à sua empresa, ele precisa ter tido uma boa experiência. Reter o cliente é vital no mercado competitivo em que estamos inseridos. Agora é momento de oferecer um desconto na próxima compra, convidá-lo a fazer parte das mídias sociais da empresa, enviar um alerta sobre um produto buscado que voltou às prateleiras. Nessa fase, a criatividade não deve ter limites. Seu cliente é seu maior bem.

Inspirar

Inspirar ou encantar o consumidor é chave do relacionamento. Sua comunicação deve ser personalizada e o cliente precisa sentir-se único, saber que você o conhece e que entende de suas necessidades. Adoramos usar o exemplo da geladeira: se ele comprou um produto que tem um ciclo tão longo de recompra, comunique-se dando dicas de conservação, organização do refrigerador. Entregue conteúdo relevante à sua base e ela se manterá engajada.

A chave de tudo é o respeito

Se você estiver preparado para respeitar o consumidor e seus diferentes estágios, você estará pronto para um relacionamento duradouro e terá um cliente que volta sempre à sua loja. Prepare-se para o lifecycle marketing em três passos:

1. Construa uma base sólida de contatos

2. Invista em ferramentas que facilitem o relacionamento de modo automático, mas personalizado

3. Acompanhe os resultados e, caso necessário, recomece. Assim é o ciclo da vida.