Logo E-Commerce Brasil

O que é importante para que um fornecedor se destaque no meio digital?

Por: Fabrizio Tassitano

Diretor de Produtos do Mercado Eletrônico. Formado em Sistemas de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em Gestão de Projetos e Negócios em Tecnologia pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O executivo iniciou a carreira na área de Desenvolvimento de Fornecedores e já atuou nas áreas de pós-venda, projetos, soluções e produtos.

A transformação digital é realidade há alguns anos. A pandemia da Covid-19, além de reforçá-la, mostrou como é importante as empresas estarem presentes no universo online. Para fornecedores, essa afirmação é ainda mais relevante, uma vez que o ambiente virtual aumenta a exposição de marca, produtos e serviços.

Posicionar-se corretamente na internet é uma tarefa complexa, que exige facilitadores para que o processo seja mais rápido e assertivo. Entre as soluções existentes, está o marketplace. Além de evitar o trabalho e investimento de criar sua própria loja online, ele facilita o gerenciamento de oportunidades e cotações ao apresentar pedidos, históricos de negócios e análises de desempenho em uma única ferramenta.

Marketplaces para auxiliar fornecedores

Os marketplaces já estão consolidados na internet. Esse modelo de negócio abriu um leque de oportunidades para todos os segmentos e portes de empresas. A ideia por trás do conceito é ajudar as companhias a se exibirem e aumentarem suas vendas. Para os fornecedores, fazer parte de um marketplace significa aumentar a exposição de seus produtos e serviços para milhares de potenciais compradores. Isso possibilita a empresa ampliar suas vendas com baixo investimento e menor esforço.

Para aumentar as chances de fechar negócios, é importante manter os dados de cadastro atualizados no ambiente online, com informações como localidade, área de atuação e lista de produtos. Deste jeito, as buscas se tornam mais assertivas, o que aumenta as chances de um comprador encontrar a empresa.

Além da busca ativa dos compradores, as soluções de marketplace fornecem recomendações, sugestões e oportunidades de negócios. Tudo é baseado nos indicadores transacionais históricos dos fornecedores e na qualidade de registro. Este, talvez, seja o meio mais rápido e barato para gerar leads e aumentar a receita com novos clientes.

Investir em tecnologias é outro passo fundamental. Ferramentas em modelos SaaS (software as a service), por exemplo, permitem que os registros de entrada e saída de produtos, novos negócios, cotações e históricos estejam disponíveis na nuvem — o que facilita o acesso dos colaboradores a essas informações de qualquer hora e lugar.

Inteligência Artificial

Outra tecnologia que pode funcionar como aliada no protagonismo online é a inteligência artificial. Ela auxilia na análise de dados dos clientes (internos e do mercado), otimizando a tomada de decisões. Nesse mesmo caminho, soluções IoT (internet das coisas) facilitam a análise preditiva e permitem a previsão de demandas e a criação de soluções de forma rápida e eficiente.

Em linhas gerais, é preciso se manter atualizado no que há de mais inovador do mercado. Há centenas de empresas que já ocupam seu lugar ao sol no ambiente digital. Com essa perspectiva, acompanhar o que há de novo e entender a melhor forma de aplicar ao seu negócio pode garantir maior visibilidade e mais oportunidades de vendas.