Acesso rápido

O que é Dropshipping?

por Marcio Eugênio Terça-feira, 19 de julho de 2016

É muito comum que quando o empresário ou mesmo o empreendedor comece trabalhar com loja virtual, tenha diversas dificuldades, como por exemplo, gerenciar o estoque. Pensando nisso muitas empresas fornecedoras criaram o dropishiping. Mas afinal de contas, o que seria o dropshipping? É o que vamos tentar descobrir por meio deste material.

Quando se tenta responder a pergunta: o que seria o dropshipping? Uma das respostas que podemos encontrar, é que o dropshipping é uma modalidade de e-commerce que permite que qualquer pessoa que tenha ou não uma empresa possa revender um produto de qualquer forma ou natureza praticamente com poucos investimentos.

No entanto, até bem pouco tempo atrás, quando o empreendedor que fosse investir no mercado de dropshipping  buscava informações sobre dropshipping ele recebia uma série de respostas negativas, e existia ainda um conceito de que a modalidade seria ilegal ou até uma forma de contrabando.

Felizmente, hoje o que acontece é que praticamente todas as pessoas já aderiram a este negócio e que ele vem ganhando mais adeptos a cada dia, possuindo todos os aspectos legais de um comércio comum.

 

Porém é necessário dizer que para que você tenha sucesso neste negócio é preciso prioritariamente que o varejista invista pesado em estrutura e divulgação de sua loja virtual, visto que o fornecedor apenas vende os produtos para o lojista e é o lojista quem arca com toda a divulgação de venda.

Esta mudança de mentalidade ocorre principalmente quando o empresário passou a buscar por responder a pergunta: o que seria dropshipping do jeito certo. Graças ao aumento do acesso a informações, aos novos métodos de criação de sites de vendas, estes conceitos estão evoluindo e ganhando visibilidade no mercado. O dropshipping também está sendo visto como uma alternativa interessante na crise, visto que muitas pessoas que perderam seus empregos estão em busca de novas formas de gerar lucros e conquistar rendimentos sustentáveis.

 

Entendendo o funcionamento de um dropshipping:

Aprofundando de forma mais intensa a questão de como funciona o dropshipping, a primeira coisa que temos que compreender é o funcionamento dos processos de logística, ou seja, o processo de pedido e entrega do produto em questão, que gera uma série de implicações ao empreendedor. 

Escolhendo um bom fornecedor de dropshipping:

Uma das formas de você estar escolhendo um bom fornecedor de dropshipping, é você verificar a reputação desta empresa consultando diversos sites tanto do Brasil como também do exterior.

Quais os benefícios do dropishipping?

Uma das principais vantagens de optar pela modalidade dropshipping é o fato de que o dropshipping possui riscos de perda de dinheiro praticamente zero, pois toda a estrutura logística fica por conta do seu fornecedor, segundo definição de seus defensores.

Outro benefício, que também pode ser particularmente útil quando tentamos responder a pergunta: o que seria dropshipping é o uso de pouca estrutura para desenvolver este negócio, pois, tudo o que o lojista precisa é um fornecedor de serviços de hospedagem e uma empresa que faça o registro de seu domínio ou marca.

Além disso, ainda existe a possibilidade de o lojista usar vários fornecedores em seu negócio e aproveitar o fato de que esta modalidade ainda é bastante nova e explorar isso como um diferencial competitivo junto aos seus clientes, melhorando o resultado das vendas.

Quais as perdas de se usar esta modalidade de fornecedores?

É importante saber que tipos de perdas podem existir ao usar fornecedores em um sistema dropshipping, ao invés de usar fornecedores comuns de e-commerce. Faça essa análise antes de começar.

Outra desvantagem é a baixa margem de lucros, principalmente no início, até que essa margem se estabilize. Além de acabar ficando um pouco refém dos seus fornecedores, que, na maioria das vezes são estrangeiros e podem gerar uma certa instabilidade ao seu negócio (em alguns casos).

Um outro problema, que este tipo de negócio pode trazer é problemas na disponibilidade do seu negócio ou empreendimento, pois uma das características dele é que depende de tecnologia de modo geral e isso pode trazer problemas na disponibilidade do serviço.

Concluindo

Assim quando concluímos a resposta da questão “o que é dropishiping?”, podemos dizer que este tipo de negócio está ganhando cada dia mais força nos dias de hoje, trazendo várias possibilidades para melhorar suas vendas e o seu negócio.

Porém, quando falamos de e-commerce com base em modelos de dropshipping é necessário ressaltar que ele pode representar uma grande perda de forma geral para as pessoas que querem obter um ganho maior com este tipo de negócio.

Mas para um país como o Brasil, que vive tempos de crise, nos quais temos a oportunidade de explorar melhor o dropshipping, ele é, por um lado, uma fonte de renda interessante com possibilidades de lucro suficientes para superar a crise financeira do Brasil.

Por que o Dropshipping é um negócio altamente competitivo?

Aderir a esta forma inovadora de fazer negócios é bem mais rápido para gerar lucros do que, por exemplo por meio do e-commerce tradicional.

Assim muito mais do que simplesmente um negócio, podemos definir o dropshipping como um negócio altamente competitivo, pois é rápido para montar e gera uma série de benefícios para você e para as pessoas que estão de alguma forma envolvidas diretamente com este tipo de negócio.

Concluindo: quando buscamos desenvolver um modelo de negócios que seja altamente sofisticado, buscamos definir como este tipo de modelo abrange de forma especial os prós e contras, principalmente nas questões de definições sobre o que é dropshipping.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

4 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  1. O E-commerce Brasil só pode estar de brincadeira com os leitores. Mas que desgraça de “artigo” é este? Não tem pé nem cabeça, não responde à questão do título e ainda está recheado de erros ortográficos. Não passa de uma isca pra SEO. Lamentável!

    Responder

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.