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O que é Data Management Platform e como ele ajuda sua loja virtual?

Com milhões de dados sendo acumulados a partir de diversas fontes, surgiu a necessidade de ter uma tecnologia que coletasse, organizasse e ativasse essas informações. A partir daí, surgiu o Data Management Platform (DMP), com o qual é possível analisar as informações num lugar só.

A coleta pode ser realizada tanto de first party data (informações do próprio site ou de CRM, por exemplo) quanto de third party data (dados de terceiros). Em seguida, é realizada a organização dos dados a partir da demografia, hábitos de consumo, interesses, entre outros temas. Por fim, o acionamento dessas informações acontece de diferentes formas para anunciantes e publishers.

Por parte dos anunciantes, pode acontecer a realização de retargeting, lookalike, atribuição de campanha, web analytics, business intelligence, entre outros. Eles podem comprar mídia por meio das trading desks e DSPs, obtendo maior otimização na entrega das campanhas, pois atingirão o seu público-alvo exato, uma vez que o processo de RTB auxilia na compra de audiência segmentada.

Já os publishers, podem qualificar o seu inventário com as informações disponibilizadas pela tecnologia DMP. O público que acessa os portais pode ser segmentado de acordo com seus interesses e perfil de navegação, por exemplo. Assim, por meio de relatórios, os publishers utilizam essas informações para qualificar a venda dos espaços de anúncios.

Com os DMPs, os dados podem ser disponibilizados em plataformas de venda de mídia como Ad Networks e Ad Exchanges. Assim, os publishers podem vender as informações da sua audiência para que elas sejam utilizadas fora do seu site.

Com essa tecnologia, as informações são baseadas no comportamento da audiência e não apenas no conteúdo das páginas. Por exemplo, uma campanha de artigos esportivos pode ser veiculada para o público que acessa a seção de economia, pois, com os dados, é possível reconhecer aqueles que se interessam por ambas as áreas.

O DMP é uma tecnologia importante para o marketing, seja ele on ou offline, pois essas informações são utilizadas para conhecer melhor o público, ampliar o alcance da audiência, gerar insights e permitir decisões mais inteligentes na otimização das estratégias digitais.

Publicado com autorização do autor. Link original disponível em: http://www.navegg.com/blog/o-que-e-data-management-platform-dmp/