O que é automação logística e por que você deve implementar no seu e-commerce

por Eduardo Bragança Quarta-feira, 23 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 9 minutos

A internet tem transformado o mundo ao longo dos anos, inclusive no varejo, onde boa parte das vendas já acontecem online e a tendência é que apareçam cada vez mais varejistas e compradores online.

Manter a operação de um e-commerce rodando de maneira saudável vai muito além de montá-la, é preciso de uma série de ações, análises e uma busca diária por otimizações.

Entretanto, há pontos quase impossíveis de se executar manualmente de maneira que se aproveite o tempo ao máximo ou, obtenha bons resultados. 

Falarei a seguir um pouco mais de como a automação logística pode otimizar sua operação e melhorar a experiência de compra dos seus clientes.

O que é automação logística?

Quando se fala em automação logística logo se imagina um warehouse gigantesco com esteiras e robôs ultra modernos e futuristas que fazem tudo sozinhos, inclusive o picking e o packing de vários produtos ao mesmo tempo. Por mais que exista algo parecido em alguns casos, este é um modelo que só é viável para operações gigantescas.

A automação logística é mais inclusiva que o exemplo citado acima. Ela pode ser implementada em e-commerces que estão iniciando suas atividades tanto quanto em e-commerces já consolidados no mercado.

Sua aplicação consiste através de uma ferramenta que irá reduzir processos manuais, otimizar processos e o tempo dos operadores.

Automação logística no e-commerce

O e-commerce brasileiro tem se mantido em constante crescimento ao longo dos anos, inclusive em Julho de 2019 teve um crescimento de 23%. Apesar de todo esse crescimento ele ainda representa uma pequena parcela do varejo nacional.

Automatizar a logística de um e-commerce consiste em encontrar gaps que podem estar consumindo toda margem de lucro ou contribuindo para o abandono de carrinho. Há casos que um simples gateway de fretes resolve o problema, em outros é preciso de soluções mais robustas como um hub de transporte.

Vamos ao exemplo, sem mencionar o processo de contratar transportadoras, vou supor que seu e-commerce já possui boas opções de entrega, com preços e prazos satisfatórios. Vamos nos ater a partir desse ponto, no pós-venda.

Quando o cliente conclui a venda já cria-se uma expectativa e uma bela ansiedade por receber os produtos. O que ele espera que seja feito rapidamente? Postagem do produto e envio do código de rastreio. Inclusive, boa parte das demandas do SAC são causadas pela busca pelo número de rastreio e suas respectivas atualizações.

Cenário ideal

No cenário ideal o rastreio e suas respectivas atualizações já são enviadas automaticamente por SMS ou no e-mail do cliente, para que o SAC se dedique somente para as encomendas que estão atrasadas, sem atualizações e etc.

Um outro exemplo que aflige a grande maioria dos lojistas, são as discrepâncias no valor frete. Em alguns casos, os lojistas pagam diferenças mas nem chegam a se dar conta disso pois não realizam a auditoria de faturas.

Essa auditoria, também conhecida como conciliação de faturas, consiste em comparar quanto seu e-commerce recebeu em fretes e quanto precisa pagar em determinado período. 

Como chegar a esses resultados e compará-los? Bom, é preciso refazer todas as cotações de frete com os mesmos produtos e faixas de CEPs, somar os valores e só aí comparar com os valores que as empresas de transporte têm a receber. Com a automação logística essa comparação pode ser feita em poucos cliques. Inclusive, essa dica é importantíssima, mesmo que por hora precise ser feita manualmente, pois a imprecisão no frete pode estar consumindo sua margem de lucro e até causando prejuízos em sua operação.

Benefícios da automação logística no e-commerce

Gerir a operação de uma loja virtual implica várias ações e atividades diárias. Quando se fala sobre investir em automação logística, não se pensa em outro objetivo além de economizar dinheiro. 

Ela pode gerar uma economia direta e indireta de recursos e na maioria dos casos, aumenta o próprio lucro, não só fazendo com que a loja virtual gaste menos mas também possibilitando que ela venda mais. Por isso listei os principais pontos que a automação otimiza.

Redução de custos direta

Como citei ao falar sobre a conciliação de faturas, podem haver várias discrepâncias no valor do frete causados por tabelas que muitas vezes não contemplam todas as generalidades. A automação logística fornece ao seu negócio várias opções de entregas, assim você fornece mais variedades de entregas no seu carrinho, sem precisar de contrato com as transportadoras e ainda usufrui de uma precisão no cálculo de frete.

Outro pulo do gato encontrado somente na automação logística é a consolidação de volumes. De maneira bem breve, a consolidação consiste em agrupar os produtos de uma mesma venda virtualmente na hora do cálculo do frete. Assim tem um maior aproveitamento das volumetrias no processo de cubagem e o e-commerce tem uma redução de 20 a 40% no valor do frete. Se você quiser saber mais sobre essa funcionalidade, leia “Os benefícios da consolidação de volumes”. 

Redução de custos indireta

Com a automação, seus operadores poderão realizar outras atividades e algumas tarefas que eram feitas de forma mais demorada, serão otimizadas e feitas com 100% de precisão. A automação logística precisa da gestão dos colaboradores, mas realiza para eles todo trabalho manual, como a solicitação de coleta e o envio do rastreio.

Aumento de vendas

Um benefício que a automação traz, podendo ser classificado quase como uma consequência, é o aumento nas vendas. Quando o e-commerce começa a fornecer um serviço mais eficiente, com a possibilidade de regras de frete, variedade de entregas e um frete mais atrativo por causa da consolidação de volumes, obviamente os clientes irão se agradar mais das condições. 

Isso não significa que seu site terá mais irá melhorar seu posicionamento no Google, aumentar os acessos exponencialmente, mas terá um melhor aproveitamento nos acessos que já recebe, onde ocorre o aumento das taxas de conversão.

Também vale mencionar que, enviar os produtos com empresas confiáveis e fornecer os rastreios antes que os clientes cobrem, aumenta a possibilidade de fidelização. Todos sabemos que a segunda venda é mais barata que a primeira.

Automatizar processos no mercado atual é quase que inevitável, seja para facilitar a vida no e-commerce, fornecer um diferencial aos clientes ou para se manter competitivo. Entretanto, cada empresa tem seu momento de modificar processos. Analise sua operação, meça, calcule e compare para descobrir o momento certo para sua empresa automatizar sua logística.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.