Acesso Rápido:

O que considerar ao escolher uma ferramenta para o seu e-commerce

por Paulo Lelis Segunda-feira, 09 de Abril de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

O varejo eletrônico está entre os setores de maior potencial no cenário econômico brasileiro. Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa é que a área tenha um crescimento de 15% em 2018, representando um total de R$ 59,9 bilhões de faturamento. Esse panorama favorável costuma atrair novos empreendedores, que se arriscam nesse meio sem saber dos obstáculos que podem se deparar.

Porém, ao contrário do que se pensa, administrar um estabelecimento virtual é uma tarefa árdua por inúmeras razões. Algumas dessas atividades pode se tornar um gerador de problemas ainda no desenvolvimento da loja: é preciso definir quais serão as soluções utilizadas no e-commerce, sendo que entre elas destacam-se as que são obrigatórias logo de início.

Ferramenta de loja, soluções de pagamento (gateway e adquirente), antifraude, gestão de estoque e ERP são itens básicos para o início do projeto. Diante das possibilidades oferecidas no mercado, a escolha pode não ser das mais simples, mas precisa ser feita com coerência de acordo com a verba que será investida. Sendo assim, confira quatro passos para definir quais são as melhores saídas para seu e-commerce.

Avalie o futuro

É natural que, no momento da escolha de investimentos, o futuro seja pautado de acordo com a realidade atual. Porém, para garantir a perenidade do negócio, o gestor deve possuir uma boa visão mercadológica, entendendo que as ferramentas adotadas precisam ser aplicadas ou alteradas de maneira simples no futuro, garantindo a estabilidade e a comunicação entre elas, além de assegurar a maior durabilidade das soluções adquiridas.

Entenda a inovação

Compreender que a tecnologia pode fazer parte do core business do negócio permite que o gestor consiga, além de selecionar a melhor ferramenta, atuar de maneira profunda no desenvolvimento da loja, possibilitando, inclusive, o uso de um código-fonte próprio, potencializando as chances de personalização.

Ecossistema

Toda a seleção de instrumentos — sejam eles de atendimento, SAC, plataforma e ERP — necessita ser vista como parte de um ecossistema cujas partes se comunicam entre si para garantir seu bom funcionamento, otimizar suas funcionalidades e, consequentemente, assegurar uma maior assertividade nos investimentos realizados.

Envolva a equipe

Para selecionar as soluções, é recomendável abranger toda a equipe de maneira 360º, e não apenas os gestores de cada área ou as pessoas que vão atuar no dia a dia. O líder precisa ter a percepção de que se adotar uma ferramenta de transporte, por exemplo, é possível que a mesma impacte em setores como financeiro, marketing e atendimento, mesmo que indiretamente.

Ao se orientar por esses passos simples, o empreendedor aumentará suas chances de sucesso do negócio, por meio da aquisição das plataformas certas de acordo com a necessidade de toda a equipe.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.