O que as PMEs podem aprender com a logística da Amazon

por Stefan Rehm Quarta-feira, 08 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

A logística da Amazon tem se tornado cada vez mais referência em gestão e excelência nos negócios. Isso se deve, em grande parte, pelos investimentos em tecnologia e inovação aplicados às operações, além da constante busca por melhorias nos fluxos de trabalho.

Veja como alguns destes processos foram desenvolvidos e como as PMEs podem aprender com eles. Quer ter um bom direcionamento para otimizar os processos do seu negócio e se destacar no mercado? Então continue acompanhando a leitura e saiba mais agora mesmo!

A Amazon

A Amazon foi uma das pioneiras na realização de vendas pela internet. Começou como uma livraria virtual e, a partir da década de 90, decidiu ampliar os negócios, passando a oferecer jogos, eletrônicos e filmes para venda.

A partir dos anos 2000, a logística da Amazon passou a ter maior importância e ser gerida com mais atenção. Assim, superou o boom do e-commerce e expandiu suas operações, oferecendo mais variedade de produtos — que vai desde peças automotivas até softwares de computador.

Hoje a Amazon possui grande controle sobre as operações de transporte e distribuição e já investe também em aeronaves, para otimizar os envios e conseguir melhorar os prazos de entrega para os clientes.

Pontos a aprender com as mudanças na Amazon

O foco da Amazon é aprimorar constantemente os serviços oferecidos aos clientes, de forma a elevar a experiência de compra e garantir a fidelização. Para isso, ela investe constantemente em melhorias nos processos, que vão desde a venda até a entrega do pedido.

Nesse sentido, ela já implementou mudanças no formato de entregas, em soluções que ajudam a reduzir consideravelmente os prazos praticados, alternativas ao formato atual de entregas (como a retirada em pontos específicos), utilização de embalagens diferenciadas para evitar reclamações por avarias, entre outras.

Cada uma dessas melhorias pode ser estudada e implementada mesmo nas pequenas empresas — após analisar a viabilidade e adotar as melhorias considerando as devidas proporções. Falaremos sobre cada uma delas a seguir e como as PMEs podem se espelhar no modelo de negócios da Amazon para se destacar no mercado.

O que as PMEs podem aprender com a logística da Amazon?

Veículos pequenos para entregas last mile

A entrega na última milha (last mile) representa um desafio para o transporte de cargas em decorrência de vários fatores, como os custos, restrição de caminhões em áreas urbanas e planejamento de rotas com base no prazo acordado.

Para garantir um envio rápido, eficiente e por um custo menor, a Amazon investe na contratação de veículos pequenos para realizar a última etapa das entregas. Sendo assim, uma PME pode usar o exemplo adotando carros (como a Fiorino) para fazer a distribuição local.

Foco na experiência do cliente

Apesar de o cliente ser a alma de qualquer negócio, muitas empresas vão perdendo esse foco ao longo do tempo. No entanto, a Amazon continua com o direcionamento de oferecer uma experiência diferenciada para os clientes, principalmente com relação aos processos logísticos — visto que os prazos de entrega e o cumprimento deles influencia diretamente na satisfação dos consumidores.

Um exemplo é o Amazon Prime, que oferece dentre várias vantagens o “frete grátis” por meio de uma assinatura mensal do serviço. Ações assim, além de manter a recorrência de compra do cliente, ajudam a manter o relacionamento com ele, oferecendo um serviço de “exclusividade”, sem a necessidade de altos investimentos em programas de relacionamento.

Portanto, aqui, a lição é a de monitorar constantemente as necessidades do público e atendê-las da melhor forma possível. Se for possível, melhor ainda é se antecipar a elas e conseguir surpreender positivamente esses clientes.

Vale ressaltar a importância que esse tipo de ação possui: além de aumentar as chances de garantir a fidelidade, compradores felizes podem ser tornar seus maiores divulgadores.

Isso se deve ao fato de que um alto nível de satisfação aumenta a possibilidade de que o seu negócio seja indicado para mais pessoas — lembrando que o marketing boca a boca é o mais eficaz para conquistar um novo consumidor, visto que ele possui uma referência confiável (pessoa conhecida) que passou por uma boa experiência.

Investimento em tecnologia

Os Centros de Distribuição (CDs) da Amazon são equipados com alta tecnologia, usada para otimizar rotinas como separação de pedidos e movimentação dos produtos. Apesar de investir em algumas soluções de ponta, como robôs usados para deslocar cargas pesadas, a lição para as PMEs é a de contar com a tecnologia para automatizar e aprimorar a execução dos processos.

No que diz respeito à logística, as PMEs podem contar com diversas soluções, como o WMS e o TMS, que garantem benefícios como a automatização de atividades, redução de erros e retrabalhos, aumento da produtividade e redução de custos.

Embalagens

A Amazon conta com um sistema avançado chamado box on demand, que permite criar as embalagens ideais para cada tipo de produto — o que ajuda a otimizar o espaço dentro dos veículos na hora de realizar o transporte.

Já no contexto das PMEs, não é possível investir em uma solução personalizada como essa, mas é importante lembrar do investimento em pacotes diversificados, que atendam os mais diversos produtos e suas dimensões da melhor forma possível.

Além disso, utilizar caixas reforçadas para armazenar e transportar os produtos é fundamental para evitar problemas como avarias. Ainda que o valor delas seja superior, é preciso lembrar da economia gerada com a redução dessas ocorrências no transporte, além da diminuição das reclamações dos clientes sobre receber os produtos com danos — um benefício que não é tangível, mas influencia diretamente na imagem que sua empresa projeta no mercado.

Inovação

A Amazon busca, frequentemente, inovar e criar processos, sempre com foco em melhorar o serviço para o cliente. Entre os principais exemplos disso, podemos citar:

  • same day delivery, ou entrega no mesmo dia;
  • entrega por drones;
  • entrega antecipada, liberando o pedido antes mesmo da compra ser concluída pelo cliente.

A inovação pode ser definida, de maneira resumida, como a aplicação de novas ideias ou a melhoria de algo que já existe e isso, até mesmo as PMEs podem adotar em seus processos de inovação. Isso pode ser feito de diversas formas, como:

Inovação do produto

Mudanças aplicadas aos produtos que já existem. A ideia é melhorar os benefícios, aumentar o status que eles transmitem e melhorar a percepção dos clientes sobre eles.

Inovação do processo

Aqui, as melhorias estão relacionadas aos fluxos de trabalho. Podem estar ligadas ao aumento da produtividade, redução de custos e desperdícios. Não necessariamente geram impactos nos produtos.

Inovação do modelo de negócio

Já nesse caso, as melhorias são feitas na forma como o seu negócio vai se posicionar no mercado, criar uma imagem para o público e se relacionar com os clientes. Também não envolve, necessariamente, mudança nos produtos oferecidos.

Como se vê, a logística da Amazon tem diversos exemplos que servem de inspiração para as PMEs na melhora de suas operações e se destacar no mercado. Isso requer alguns investimentos, mas os benefícios alcançados são maiores — principalmente por estarem relacionados à satisfação dos clientes.

O importante é nunca parar de se reinventar e adaptar cada inovação, dentro da realidade do seu negócio. O mercado e o consumidor pedem mudanças constantes e quem acompanha o ritmo, sempre sai na frente.

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