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O que as PMEs devem considerar ao escolher um marketplace para vender seus produtos?

por Flávia Kell Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

O principal aspecto que as PMEs precisam considerar ao vender no marketplace é quanto o canal pode contribuir para o sucesso do negócio e se está preparado para dar suporte quando a operação crescer.

Segundo pesquisa do SEBRAE realizada em julho de 2017, 26% das micro e pequenas empresas do país não são lucrativas e 22% delas não possuem clientes. É aí que a escolha do parceiro de marketplace fará toda a diferença.

A estrutura de alguns canais pode ajudar a alavancar os resultados das PMEs acompanhando a necessidade que elas possuem em cada fase do negócio. Desde a atração de clientes e geração de receita no início da operação, até as necessidades de gestão para cumprir prazos e fidelizar clientes.

Para quem tem dúvidas sobre como escolher boas parcerias, a seguir estão alguns fatores que ajudam a identificar marketplaces que realmente podem contribuir com o sucesso das vendas de pequenas e médias empresas:

Tráfego do site

A quantidade de pessoas que acessa o site é um fator básico para identificar uma boa opção de canal para vender seus produtos.

O alto tráfego permite que você impacte uma grande base de clientes – o que é essencial para o sucesso do negócio. Além disso, procure também conhecer como é composto o público: por sexo, região, renda e interesses. Isso irá ajudá-lo a entender se você estará impactando as pessoas certas ao se cadastrar e vender naquele marketplace.

Questões importantes:

  • Quantas pessoas compram no marketplace mensalmente?
  • Ao vender neste marketplace vou atingir um grande público qualificado para comprar meus produtos?

Marcas reconhecidas

Procure firmar parcerias com marketplaces que possuam marcas reconhecidas pelo público e boa reputação.

Uma das vantagens de vender no marketplace é justamente a possibilidade de aproveitar a popularidade que esse canal já possui em benefício da sua própria marca. Isso só é possível se os sites escolhidos tiverem reconhecimento do mercado e dos clientes.

Esses pontos podem ser facilmente identificados por meio de premiações como E-bit e qualidade de atendimento pelo Reclame Aqui.

Questões importantes:

  • O consumidor conhece e respeita essa marca?
  • A marca já recebeu prêmios de votação pública?

Estrutura oferecida

Procure por players preparados para ajudar em seu crescimento. Nesse ponto cabe analisar dois fatores: a qualidade da plataforma e a assessoria prestada.

Sistemas robustos garantem o recebimento de um grande fluxo de pedidos sem perda de performance, algo importante para suportar o crescimento do negócio. Já o suporte profissional, preferencialmente de uma equipe com experiência no mercado de e-commerce, poderá ajudá-lo a crescer com maior rapidez e de maneira estruturada.

Questões importantes:

  • O marketplace escolhido está preparado para me ajudar a alcançar o sucesso?
  • A plataforma favorece meu crescimento e os profissionais são realmente especialistas no mercado de e-commerce?

Treinamento ao parceiro

É natural que lojistas que não estejam acostumados com marketplace ou mesmo com o comércio eletrônico, precisem de auxílio, sobretudo no início. Por esse motivo, é essencial que ele tenha algum treinamento para que o aprendizado seja mais rápido e fácil.

Quando escolher os marketplaces para vender seus produtos, fique atento às opções oferecidas para que você aprenda a utilizar a plataforma. Questione quais os canais de treinamento oferecidos e se há tutoriais em textos e/ou vídeos técnicos e gerenciais que ajudem na estruturação e crescimento do negócio.

Questões importantes:

  • O marketplace oferece treinamento para a integração e insights para gerenciar e alavancar minhas vendas?
  • Quais são os canais de informações e suporte que o parceiro me oferece?

Facilidade na operação

Compreenda se, além de oferecer a plataforma de vendas, o marketplace escolhido poderá ajudá-lo com outros aspectos da operação.

O canal escolhido poderá ajudá-lo se, em algum momento, você necessitar de uma integradora de marketplace, auxílio com entrega e logística ou inteligência de mercado? Mesmo que você não precise de todos estes serviços para começar a vender, eles serão fundamentais ao longo do tempo, ajudando a melhorar a eficiência operacional, gestão do negócio e contribuindo para que o crescimento de sua loja seja sustentável.

Questões importantes:

  • O canal é limitado à plataforma de vendas ou, caso precise, poderei contar com outros serviços?
  • O que o parceiro oferece para me ajudar a vender muito mantendo a eficiência das operações?

Ações especiais

O marketplace pode oferecer a possibilidade de o parceiro participar de ações promocionais em períodos de maior venda no comércio eletrônico, como Black Friday e Natal.

Em alguns canais, o lojista tem a possibilidade de conhecer as campanhas que serão promovidas no(s) site(s) e oferecer aos clientes promoções de preço, frete ou meios de pagamento para quem adquirir seus produtos. Ações como estas ajudam a aumentar o envolvimento do cliente e podem ampliar bastante a quantidade de produtos vendidos.

Questões importantes:

  • Como o marketplace ajuda a divulgar os produtos que vendo?
  • Como posso destacar meus produtos e promoções em datas comerciais?

Todos os pontos listados aqui são importantes para que sua loja consiga reunir em um único canal: oportunidades de vendas, auxílio para crescer, estrutura para acompanhar todas as fases do negócio e facilidades na gestão. Esta combinação de fatores contribui para uma plataforma de vendas bem-sucedida, fornecendo às PMEs o que precisam para realizarem ótimas vendas no marketplace.

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