O que aprendi após entregar 25 mil peças de conteúdo para lojas virtuais

por Mauro Amaral Quarta-feira, 06 de dezembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Quando comecei a atender marcas que necessitavam de projetos de conteúdo em produção continuada, vi muitas iniciativas não atingirem todo o seu potencial justamente porque seus decisores e profissionais operacionais — aqueles que tocam o dia a dia -, não se prepararam para garantir um item fundamental neste tipo de desafio: o alto volume.

Isso porque um projeto de conteúdo para um portal de e-commerce é construído, sobretudo, com base na atenção irrestrita ao seu processo de produção. É claro que a qualidade e criatividade com as quais as peças de conteúdo serão criadas são importantes. Mas são só o mínimo que você precisa.

Se você não produzir muito e bem rápido, fica para trás

alto volume de conteúdo torna-se ainda mais determinante em função da variedade de tipologias com as quais trabalhamos hoje em dia em projetos para marcas. Estamos falando de artigos a fichas técnicas, passando por argumentos de venda (SKUs enriquecidos), infográficos e vídeos, entre muitos outros vetores.

Como garantir a qualidade e periodicidade de altos volumes de conteúdo? Como determinar a tipologia que este conteúdo deve ter? Como treinar equipes multidisciplinares e alinhar todo mundo em um mesmo objetivo? Estas são perguntas fundamentais quando se quer montar uma estrutura ágil e produtiva para projetos de conteúdo em portais de e-commerce.

Para ajudar a responder a essas questões, resolvi reunir 10 anos de experiência em projetos deste tipo em uma série de 15 artigos que começa a partir de hoje. Entenda que esta série, chamada “Alto Volume” é só o início de uma jornada. Isso, porque tenho certeza que as perguntas inicias darão origem a outras. E é aqui que a coisa pode ficar muito legal.

Como vai funcionar?

Para que a série “Alto Volume” seja a mais participativa e democrática possível, vou lançar dois capítulos por semana aqui e em outras redes sociais das quais faço parte com o objetivo único de colher impressões do público.

Capítulo 1:

No princípio era a reunião de briefing e eles viram que era bom

O segredo da longevidade de qualquer relação, seja ela profissional ou pessoal, está em saber ouvir. Essa é uma habilidade valiosa pois, quanto mais você treina, mais descobre que pode aprimorar.

Digo isso porque, quando a gente começa, tenta seguir as perguntas clássicas: qual é a verdade da marca, qual é o seu público, que missão vamos ter que cumprir? Qual é ou quais são as buyers personas? Questões que, não há dúvida quanto a isso, são importantes.

Só que, com o tempo, você percebe que a reunião de briefing tem outra função ainda mais especial. Ela tem o poder de nos proporcionar os insights para fazer uma boa gestão da expectativa.

Quando temos a correta calibragem de expectativa entre todos os envolvidos, os projetos tendem a ser mais saudáveis. E a magia acontece quando o gestor da marca nos mostra o que espera que o conteúdo gerado solucione e eu, como editor-chefe dos projetos da casa, provo até onde podemos ir. Em quanto tempo. Com quantas pessoas envolvidas. E, claro, investindo determinada quantia. 😉

O bom projeto nasce no briefing, assim como o briefing bem feito nasce da correta calibragem de expectativa. Regule mal e tudo irá correr mal. Calibre bem e a velocidade de cruzeiro chega mais rápido do que você jamais imaginou.

Mais do que isso, em se tratando de projetos de conteúdo para e-commerce, a reunião de briefing abre as portas para o “livro sagrado” deste tipo de situação. Aquele que vai nos guiar pelos desfiladeiros da indecisão e nos fornecer salvo-conduto quando problemas surgirem. A definição da Estratégia de Conteúdo.

Mas isso, eu só conto no próximo artigo.

 

Introdução e primeiro capítulo da série de artigos Alto Volume, publicados com autorização do autor.

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