Acesso rápido

O que devo analisar antes de escolher uma plataforma de e-commerce?

por Gustavo Perina Sexta-feira, 11 de maio de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Pergunta simples, mas que carrega muitas dúvidas! O mercado atualmente oferece muitas opções e possibilidades para criar sua loja virtual. Porém, é necessário entender o que se deseja fazer antes de escolher a plataforma certa para o seu modelo de negócio.

Isso porque a escolha da plataforma ideal depende muito do tipo e do tamanho do negócio. A recomendação é fazer uma análise prévia do seu empreendimento, levando em consideração os atributos mais importantes para este momento inicial.

Como analisar o meu negócio?

Analisar o próprio negócio é sempre uma tarefa difícil. Tendo em vista que o olho do dono engorda o gado, é natural nesse momento que alguns erros sejam cometidos. É claro que o objetivo do negócio é crescer e ganhar mercado, mas é importante dar um passo de cada vez.

Portanto, o que deve ser analisado é o agora. Onde o negócio está? O que ele faz e quais são as principais demandas neste momento? Essas perguntas são importantes, pois podem sinalizar o tipo de plataforma e recursos que o seu negócio precisará.

Avaliando as plataformas

Quando se fala em avaliação de plataformas, o primeiro passo deve ser a busca por cada uma delas. Procure fazer uma pesquisa detalhada sobre as opções que o mercado oferece e liste todos os pontos que gostou e não gostou. 

Em seguida, realize os testes gratuitos que elas geralmente oferecem. Através destes, é possível conhecer um pouco mais sobre a estrutura e o tipo de loja que a plataforma fornece ao cliente.

Recursos e funcionalidades devem estar entre os itens testados, assim como personalização e integrações. É importante avaliar a estabilidade, pois ela compromete diretamente as suas vendas. Afinal de contas, ninguém quer perder vendas, não é mesmo?

Outro quesito importante ao testar plataformas é o atendimento e o suporte. E aí é mais negócio escolher aquela em que você é atendido prontamente. Enfim, o teste serve para ver como a plataforma funciona, o que ela traz de benefício para o seu negócio e principalmente como ela se relaciona com o cliente.

Como escolher?

Ao escolher uma plataforma, leve em consideração os objetivos do seu negócio. Após as análises e testes realizados, é possível conhecer o que de melhor cada uma delas entrega. Vale analisar em quais atividades cada plataforma ajudará mais.

A segurança é um fator inegociável, portanto escolha aquela que forneça maior segurança para você e seu cliente. Dê uma olhada também na quantidade de reclamações que a plataforma possui em sites especializados e quais os procedimentos tomados. Isso é muito importante para ver como ela se relaciona com o seu público.

A economia muitas vezes fala mais alto não é mesmo? Mas aqui, o que está em jogo é o lucro e sucesso do seu projeto. Muitas vezes, a plataforma possui um valor barato, mas cobra porcentagem em vendas. Ou então o valor é baixo, mas não existe estabilidade e a loja fica fora do ar.

Há casos em que o valor é baixo, mas todas as integrações são pagas. Vale analisar e escolher aquela que atende o seu negócio com baixo custo e ótimos benefícios.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.