Logo E-Commerce Brasil

O padrão das embalagens para os Correios

Por: Carlos Junior

Líder POD Mid Market

É Líder POD Mid Market na Clicksign.

O Correios é o transportador oficial das encomendas que circulam ou chegam ao Brasil. Dessa forma, as empresas que trabalham com o envio de mercadorias devem conhecer as embalagens para Correios, a fim de padronizar seus despachos e se livrar de dores de cabeça e erros. O padrão deve ser entendido!

Se para você o assunto é novo ou ainda é novato na necessidade de se preocupar com as entregas de seus produtos – haja vista que o e-commerce tem ganhado cada vez mais espaço atualmente –, com certeza você está no lugar certo!

Além de ficar por dentro sobre o padrão das embalagens para correios, você também entenderá um pouco mais sobre porque as caixas de papelão são as principais utilizadas neste envio. Sendo assim, continue na leitura deste artigo e aproveite a oportunidade de melhorar o envio de suas mercadorias.

Avaliando as embalagens para Correios

Transportar um produto (seja ele qual for) utilizando as estradas brasileiras é sim uma grande responsabilidade. Todavia, maior é a responsabilidade de quem envia tais produtos, afinal, é quem escolhe a embalagem e garante a segurança do que está sendo “postado”.

Uma boa embalagem deve garantir a segurança do conteúdo interno que está sendo mandado e não pode existir margem de quebras ou danos de forma alguma, uma vez que isso gerará prejuízos para a empresa que terá de arcar com um novo envio (e ainda verá a sua imagem prejudicada).

Para definir uma embalagem para correio é indispensável conhecer os padrões com que essa mega empresa trabalha. Conhecer profundamente do assunto garante que você não tenha prejuízos e que não venha a pagar mais pelo frete por ter feito uma escolha equivocada de embalagem.

Mas, será que existe uma caixa de papelão mais adequada para a mercadoria que você envia? Claro que sim! O que acontece é que muitas empresas simplesmente não dão a devida atenção a esse assunto. Pensar bem nessa escolha significa sair na frente diante de seu cliente!

O padrão das caixas de papelão

Praticamente tudo pode ser enviado pelos Correios, entretanto o tamanho e a forma com que tais envios são feitos é um fator que requer indispensável atenção. Há um padrão a ser seguido e quando sua empresa precisa mais do que este padrão pode oferecer, é necessário ir atrás de transportadoras.

Você sabe qual é o padrão da embalagem para correios? Em primeiro lugar, é indispensável que a encomenda esteja envolta por caixas de papelão, envelopes, plásticos, isopor, papéis resistentes ou pacotes feitos com rolos de papel, por exemplo. O peso máximo dessa embalagem deve ser de 30 kg, independente do que seja o conteúdo, e as medidas padrão não podem ultrapassar 105 centímetros.

Outra exigência dos Correios é que a embalagem tenha as somas dos lados inferior ao total de 200 centímetros – ainda existe uma lista de coisas que não podem ser enviadas, principalmente por meios mais “comuns”.

Os modelos de embalagem para correios, entretanto, podem variar muito, de pequenas caixinhas até aquelas que comportam a medida máxima já citada. Para quem envia as mercadorias é importante sempre checar se o espaço interno está sendo bem aproveitado, a fim de não pagar excessivamente por algo que poderia ser transportado de modo mais barato.

Onde encontrar as embalagens para Correios?

Vale destacar que o próprio Correios comercializa embalagens de diversos tipos e tamanhos, no intuito de suprir a necessidade de seus clientes. As embalagens para Correios costumam ser aquelas amarelas com o emblema da corporação (apesar de existirem outras opções, claro).

Mas, para a empresa que deseja investir em sua própria marca e até economizar na hora de fazer as suas mercadorias rumarem ao destino, a dica é desenvolver suas próprias embalagens personalizadas.

Viáveis financeiramente falando, as caixas de papelão e envelopes feitos sob encomenda são excelentes opções para quem procura atrelar o bom ao necessário. Você envia os produtos (necessário) destacando o nome do seu negócio e ainda surpreende o cliente que vê algo diferente (bom).

Outro ponto favorável em ter as suas próprias embalagens para Correios está em encontrar opções nas medidas certas para a sua necessidade, sem precisar de adaptar, apertar ou ver sobrar espaço na embalagem.

A importância das embalagens personalizadas

Por fim, vale salientar que para o cliente que recebe uma embalagem personalizada não lhe resta dúvida de que a empresa realmente se preocupa com o primeiro contato entre ele e seu pedido. Hoje em dia muitas empresas já utilizam, também, o espaço da embalagem nas caixas de papelão para contar um resumo da história do negócio ou apresentar projetos sociais da qual fazem parte.