As perspectivas econômicas para o país não são as mais favoráveis no momento e especialistas apontam para um crescimento baixo nas vendas do varejo. Quer a boa notícia? O e-commerce mostra-se mais uma vez como altamente rentável e traz uma boa esperança para os lojistas virtuais. Para este período de festas, espera-se um aumento de 64% das vendas em comparação com o mesmo período no ano passado.
Mas não basta estar com sua loja disponível na web para aproveitar essas vendas sazonais. É preciso se preparar, planejar seu e-commerce e aí sim, vender mais e batalhar para fidelizar seus novos clientes. Quais são as etapas?
Planeje seu marketing para o Natal
Você quer vender produtos para o Natal, incentivar seu cliente a comprar presentes ou artigos para suas férias ou para receber as visitas em casa, certo? E o que o visual do seu site informa sobre isso? É preciso investir em banners temáticos, promoções atraentes e tornar tudo isso fácil de encontrar em sua loja virtual.
Com seu e-commerce preparado, busque aparecer. Disparos de e-mail marketing para públicos segmentados, campanhas de Google Marketing (seja em Adwords, Displays, Remarketing Google Shopping), anúncios em redes sociais, comparadores de preços, blogs e outras inúmeras estratégias disponíveis.
Ao longo do ano você teve tempo de conhecer seu cliente e identificar as estratégias que mais convertem. Não tenha dúvida, priorize – e se possível – aumente esses investimentos!
Só mais uma dica para seu marketing, verifique os textos do seu site, gere novos conteúdos e capriche nas descrições de home, categorias e produtos. Essas dicas te ajudam no rankeamento orgânico e podem, inclusive, influenciar em suas campanhas pagas no Google.
Cuide do seu estoque
A lógica diz que se você vai investir mais em marketing, consequentemente aparece mais e vende mais. Para isso reforce o estoque dos produtos que farão a linha de frente em suas campanhas natalinas.
Vá além, certifique-se de que a gestão do estoque de sua loja virtual está em dia e evite o furo de vender um produto que não esteja mais disponível. Afinal, nada pior do que frustrar a compra de Natal do seu cliente.
Logística: não deixe ninguém sem presente nesse Natal
Pronto, você cumpriu as duas etapas anteriores e fechou a venda. Nada de falhar justamente no prazo de entrega e deixar alguém sem presente nesse Natal.
Uma pesquisa publicada pelo Huzbe apontou que 30% dos consumidores fazem suas compras dez dias antes do Natal. Um pouco em cima da hora, não? Então o que fazer para não frustrar expectativas? Informe claramente o prazo de entrega. É preferível não fechar uma venda a ter que lidar com um cliente insatisfeito e propaganda negativa.
Verifique quais formas de envio são as mais viáveis e deixe claro o cálculo do frete e prazo de entrega no checkout de seu e-commerce. Faça mais, no caso de quem usa serviços de transportadoras, priorize as que cumpriram os prazos ao longo do ano, mesmo que o valor seja um pouco mais alto.
Não perca tempo, essa é uma excelente oportunidade de aparecer e conquistar novos clientes. Ofereça um atendimento de qualidade, construa um bom relacionamento e comece 2015 com uma nova – e interessante – carteira de consumidores para trabalhar. Boas vendas!