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O impacto real do rastreador de smartphone do Google - Parte 03

Este é o terceiro e final artigo desta série, que cobre o impacto do novo bot do smartphone do Google e mostra como você pode usá-lo para aproveitar ao máximo o seu conteúdo móvel. No primeiro artigo da série, discutimos como o novo bot do smartphone funciona e quais locais serão os mais afetados. No artigo da semana passada, falamos sobre como o autor redireciona corretamente para garantir que o seu conteúdo móvel será indexado corretamente pelo bot do smartphone. Este artigo final irá rever problemas comuns no mecanismo de indexação de busca que os sites e as plataformas móveis possuem, e como você pode evitá-los.

Alguns SEOs insistem que devemos acreditar no que o Google nos diz sobre como e por que eles indexam as coisas como eles fazem, que a indexação é consistente, previsível e sem falhas. Infelizmente, esse não é o caso, especialmente no ambiente mobile, onde há mais páginas e mais chances de as coisas darem errado. Acreditando que a indexação vai sempre acontecer corretamente e que você não precisa reduzir fatores de risco para má indexação não vai criar o cenário de SEO ideal. Ele vai deixar seus sites (celular/desktop/tablet) expostos quando houver mudanças no algoritmo, ou quando novos rastreadores estiverem avaliando o seu site pela primeira vez.

Se você está procurando por todos os pingos nos is no mundo de indexação para busca mobile, aqui está o que você precisa saber para evitar a má indexação:

Evite conteúdo duplicado

O Google nunca gostou e nunca gostará de conteúdo duplicado. O novo bot de smartphone do Google e sua decisão de indexar e armazenar em cache os redirecionamentos móveis podem ser um caminho para o Google evitar ou minimizar a necessidade de indexar todas as páginas móveis (possivelmente), mas ainda é difícil dizer como tudo funciona. Adicionar páginas móveis em uma mistura vai sempre apresentar o risco de que algo será entendido como “duplicado” e causar problemas.

Para manter o Google feliz, no mundo mobile é especialmente importante evitar os tipos de conteúdo duplicado ocultos que alguns webmasters esquecem, também conhecidos como DUST. A sigla significa Duplicate Url Same Text [Sigla compartilhada pela incrível Lindsay Perkin-Wassle, de Keyphrasiology]. DUST acontece toda vez que mais de uma versão da URL aparece na barra de endereço, mas o navegador mostra a mesma página. O exemplo mais fácil de entender é uma renderização de páginas com ou sem a inclusão do “www” na URL (a discussão canônica contra não-canônica geralmente termina aqui), mas DUST também pode ser visto quando há várias versões de uma home page ou página de categoria de nível, como nos exemplos abaixo:

Desktop

http://www.yoursite.com/
http://yoursite.com/
http://www.yoursite.com/index.asp
http://yoursite.com/index.asp

É bastante comum os sites permitirem que todas essas quatro URLs sejam vinculadas ou digitadas na barra de endereço para que a página inicial seja apresentada. (Isso pode acontecer em páginas de categoria de nível também, como www.yoursite.com/cindy e www.yoursite.com/cindy/index.asp)

Mobile

http://m.yoursite.com/
http://m.yoursite.com/index.asp

Adicionar páginas móveis à mistura torna isso ainda mais confuso e complicado para o Google.

No mundo do SEO móvel, é bastante comum para as plataformas de mobilização controlarem os servidores e os bancos de dados que geram o conteúdo móvel, e eles são infames (talvez só na minha mente) por gerar muito DUST. Mesmo as melhores plataformas de mobilização normalmente possuem uma compreensão mínima do SEO; elas tentam configurar seus servidores para que sejam muito flexíveis com as solicitações de páginas que possam ser renderizadas corretamente e renderizar o máximo de variações diferentes possível de uma URL.

Em vez de fazer isso, as plataformas devem configurar os servidores para um redirecionamento 301 de qualquer versão da URL que não é escolhida como canônica para redirecionar para a versão escolhida da URL. É assim também que você pode configurar seus próprios servidores para evitar DUST.

Evite erros 404 e má orientação

Há um risco de que o novo rastreador do Google para smartphone pode ser excessivamente literal no início, e se basear exclusivamente nos redirecionamentos que estão em vigor, mas não avaliar outros sinais ou elementos algorítmicos. Isso significa que provavelmente ele também possui uma sensibilidade elevada a erros que estão presentes em um site ou em um redirecionamento.

Em geral, possuir um monte de erros em seu site pode dificultar o rastreamento e a indexação e colocar seu site móvel (e possivelmente o desktop também) em maus lençóis. Certifique-se de verificar frequentemente o conteúdo para erros 404 indexados no Webmaster Tools, especialmente se você estiver gerando páginas móveis dinâmicas ou utilizando uma solução móvel hospedada para gerar suas páginas móveis. Para fazer com que encontrar e corrigir 404s seja fácil, você deve definir o seu conteúdo móvel em uma conta separada do Webmaster Tools. Dessa maneira, você pode ver apenas os erros e as informações relacionadas ao conteúdo móvel e não ter que subtrair números de desktop para gerar informações significativas.

Muitos 404s que estão em plataformas de mobilização são causados por conteúdos mobile indevidamente expirados, mas você também deve prestar atenção nos erros 404 causados pela falta de normalização e pelas regras de barra invertida criadas no servidor. Veja o exemplo abaixo, onde uma versão de uma URL está funcionando bem, mas a mesma URL com uma letra maiúscula é entendida como perdida, e sendo redirecionada para a home page móvel. (Isso também é DUST – o servidor pode automaticamente normalizar URLs para remover letras maiúsculas.)

Letras maiúsculas na URL causam um 404 ou redirecionamento para a página inicial do celular:

URL real: http://m.yoursite.com/cindy/ Bem sucedido
URL com um “C” maiúsculo: http://m.yoursite.com/Cindy/ Erro 404 ou redirecionamento para a página inicial

A presença ou ausência de barra pode também causar problemas, como mostrado abaixo:

URL real: http://m.yoursite.com/cindy Bem sucedido
URL com uma barra: http://m.yoursite.com/cindy/ Erro 404 ou redirecionamento para a página inicial

Se a página for 404 ou apenas redireciona para a página inicial, isso é um problema. Coisas assim realmente acontecem o tempo todo, especialmente quando as plataformas de mobilização estão a cargo do servidor, então se você estiver trabalhando com um fornecedor externo de mobilização, confira esse material quando você terminar de ler o artigo. Redirecionamento baseado em erro para a página inicial poderia ser de alguma forma mal indexado como o redirecionamento móvel.

Plataformas de mobilização normalmente não arquivarão páginas mobilizadas por longos períodos de tempo, especialmente para sites que geram novos conteúdos em uma base diária, mas também geralmente não possuem um mecanismo adequado para expirar o conteúdo de uma forma que seja boa para SEO, então um cenário muito semelhante poderia acontecer com um erro 404 em uma página que expirou. Plataformas de mobilização geralmente eliminam apenas o conteúdo e deixam um erro 404, o que é ruim para o site móvel, porque como você está constantemente gerando novos conteúdos, está também gerando novos erros 404 no mesmo ritmo.

E se o Google levou os erros 404 das páginas móveis a sério? E se o Google de alguma forma associou os erros nas páginas mobile com as páginas de desktop correspondentes, mesmo que ainda estivessem no ar e boas? Tomara que o Google não permita que o 404 na página móvel afunde a credibilidade e os rankings da página de desktop para a qual estava redirecionando, mas não vale a pena correr o risco! Se você estiver preocupado com isso, há uma ferramenta de SEO Mobile que ajuda a verificar a indexação de um domínio em todo o desktop e no índice WAP.

Quando você está otimizando o seu conteúdo móvel, a melhor aposta é sempre jogar seguro e manter o seu conteúdo e as configurações do seu servidor o mais limpo e arrumado possível. Evite o risco da má indexação verificando suas URLs e observando se há erros. Quando você adiciona mais páginas e redireciona mais, e potencialmente ainda mais servidores e empresas diferentes para a mistura para atingir uma boa experiência do usuário móvel, você aumenta o risco de má indexação.

Obrigado por ler esta série de SEO móvel sobre otimização para o novo bot do Google para smartphone! Se você perdeu os artigos anteriores, eles abordam informações importantes, como o funcionamento do novo bot, quais sites serão afetados e como gerar os tipos certos de redirecionamentos para garantir que seu conteúdo seja indexado corretamente pelo novo bot. Boa sorte com todos os seus esforços de SEO e se mantenha mobile!

Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: http://www.seomoz.org/blog/the-real-impact-of-the-google-smartphone-crawler-part-3-avoiding-mobile-misindexing