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O impacto real do rastreador de smartphone do Google - Parte 02

O novo rastreador do Google para smartphones pode ter tornado o SEO móvel mais fácil ou um pouco mais previsível, porém não é o fim da história. Este é o segundo artigo de uma série de três partes que visa dar mais dicas viáveis de mobile SEO para entender e responder ao novo bot do Google para smartphones. No último artigo, nós abordamos como funciona o novo bot do smartphone e quais sites serão afetados pela mudança. Este artigo irá se concentrar em como gerar redirecionamentos móveis que irão ajudar o bot do smartphone a encontrar e a indexar seu conteúdo móvel corretamente. O próximo e final artigo desta série irá analisar problemas comuns de indexação com sites móveis e como evitá-los.

Uma vez que o bot do smartphones armazena e segue redirecionamentos de celulares quando eles estão no lugar, o ranking das páginas específicas do seu celular (como as de um ‘m.’) torna-se muito menos importante do que os rankings das páginas de desktop em smartphones. Normalmente, você pode contar com o forte SEO e com rankings de suas páginas de desktop para fazer com que suas páginas de desktop sejam melhores rankeadas que as de mobile, mesmo em um celular, mas agora quando um smartphone solicita uma dessas páginas de desktop a partir de um resultado de pesquisa do Google, irá automaticamente para a página móvel em vez de para a desktop. Problemas entram em cena rapidamente quando o redirecionamento não é configurado corretamente.

O Google não está sendo muito transparente sobre esse novo bot. Desde a escrita deste artigo, existem muitas perguntas sobre o anúncio oficial do novo bot, mas todas elas têm ficado sem resposta do Google. (Aqui está o anúncio oficial do Google, com os comentários sem resposta abaixo).

O que sabemos é que o bot do smartphone emula [finge ser] um smartphone (especificamente um iPhone 4.1) ao rastrear o seu site, e, portanto, ele segue todos os redirecionamentos que estão no lugar que seria direcionado a um smartphone – Esse redirecionamento de visitantes em smartphones para uma página diferente é chamado detecção e redirecionamento de usuário-agente. Essencialmente, quando uma página é solicitada a partir do seu servidor, ele olha para ver que tipo de dispositivo está solicitando a página. Se for um smartphone, o servidor envia o visitante para uma versão diferente da página. (Isso tudo é controlado por código PHP ou ASP. NET, que é colocado no servidor, e no cabeçalho de todos os templates de página).

Com base do que sabemos do Google, e como eles lidam com indexação de celular e desktop, aqui estão algumas notas e especulações sobre como criar os tipos apropriados de redirecionamentos de celulares que provavelmente irão ficar indexados:

Redirecionamentos de servidor com base – 301 & 302

No mundo SEO de redirecionamentos, o 301 é o rei, mas no celular o 302 é um pouco mais comum. Isso ocorre porque muitas plataformas móveis geram páginas temporárias para dispositivos móveis, que na verdade não existem permanentemente em servidores em qualquer lugar, para que os desenvolvedores não queiram abrir-se a qualquer risco que possa ser associada com um redirecionamento ‘permanente’. Meu palpite é que o rastreador do smartphone pode armazenar em cache TANTO um redirecionamento 301 quanto um 302, mas o redirecionamento deve ser definido para ter um cache privado nos cabeçalhos html e ele deve passar para uma página indexável móvel permanente. A probabilidade de cache por página do Google em redirecionamentos JavaScript é baixa, como é a probabilidade de o Google fazer o caching de várias versões baseadas de redirecionamentos baseados em parâmetro para páginas geradas dinamicamente, porque isso tudo seria muito difícil de vigiar e um desperdício de muito espaço desnecessário nos seus datacenters.

Redirecionamento em cada página

Como acontece com sites desktop, você não pode sempre assumir que os visitantes móveis entrarão em seu site a partir da home page móvel. Para os redirecionamentos móveis serem indexados corretamente pelo rastreador do smartphone, você precisará configurar detecção e redirecionamento de usuário-agente em cada página em seu site, e não apenas na home page. Se o script de redirecionamento está faltando nas páginas internas, o bot do smartphone não vai ver as páginas móveis, por isso, quando a listagem vem de um click a partir de uma busca feita em smartphone, o visitante ainda será levado para a versão desktop dessa página, já que não existe redirecionamento de cache.

Sempre página por página

O Google realmente gosta de ter uma relação discreta nas páginas associadas em seu índice. O que isso significa para os seus redirecionamentos é que eles devem ser feitos a partir de uma página específica no site desktop para a página correspondente específica no site móvel. Isso pressupõe que a versão móvel do seu site é um espelho completo de seu site desktop, o que cria problemas para sites móveis que não espelham totalmente os seus homólogos desktop. Se o seu site móvel e seu site desktop são significativamente diferentes, você tem que fazer o melhor que puder para associar páginas móveis de desktop com a página móvel que é mais intimamente relacionada, mesmo que não seja uma correspondência exata.

Exemplo: Um site de notícias que não se incomoda de adicionar todos os seus artigos para o site móvel é uma situação comum, onde não há uma relação de 1-para-1 de páginas móveis para páginas desktop. Quando é esse o caso, a única opção que é boa para ambos os usuários e mecanismos de pesquisa é não ter redirecionamento e levar os visitantes móveis da página desktop ou redirecionar o visitante desktop para a página da categoria para o tipo de notícia que eles estavam procurando, com uma pequena mensagem inserida no topo da página com JavaScript, para explicar que a página que eles solicitaram não foi mobilizada – e que eles podem clicar em um link para ver a versão desktop da história ou ver outros tópicos na categoria notícias.

Se você optar por não incluir um redirecionamento, e apresentar a página desktop, uma alternativa simples seria adicionar uma folha de estilo móvel separada ao template de página desktop. Com isso funcionando, pelo menos o conteúdo do desktop será formatado para caber na tela dos visitantes, mesmo que isso não seja 100% atualizado para o template de página totalmente mobile.

Uma maneira comum de lidar com o redirecionamento móvel é detectar e redirecionar de todas as páginas desktop para a home page móvel. Isso é particularmente ruim para SEO, e provavelmente ruim para o bot do smartphone em particular. O bot do smartphone está, provavelmente, comparando o conteúdo da página desktop e da página para a qual está redirecionando, e não pode redirecionar as pessoas se não encontrar um limiar de similaridade. Mesmo se esse não for o caso, essa configuração seria ruim para os usuários em um cenário de pesquisa, que pensam que estão clicando em um resultado de pesquisa específico, mas, em seguida, chegam a uma home page e têm que reencontrar o que eles estavam procurando mais uma vez.

URLs espelhadas para desktop e mobile

URLs espelhadas podem dar um sentido mais forte ao Google de que as duas versões da página que estão intimamente associadas, especialmente quando apresentadas uma no lugar da outra, como o novo bot do smartphone do Google faz. Para criar estruturas de URLs espelhadas ou paralelas entre o desktop e o site móvel, você deve simplesmente duplicar a estrutura do arquivo do site desktop no site móvel com a única modificação sendo a adição de qualquer subdomínio móvel (‘m.’) ou o subdiretório móvel (… / m ‘) sobre as alternativas móveis.

Exemplo: www.yoursite.com/cindy tem uma versão móvel do m.yoursite.com/cindy ou www.yoursite.com/m/cindy, por isso a estrutura do arquivo é espelhada ou paralela.

www.yoursite.com/cindy com uma versão móvel do m.yoursite.com/article_id12345 # cindy não é espelhado, nem é www.yoursite.com/m/article_id12345 # cindy

Mais uma vez, essa regra assume que há uma relação de um-para-um das páginas de desktop para as páginas móveis, e que esse pode não ser o caso em seu site, mas você deve fazer o melhor que puder para ser consistente com as estruturas de URL e as diferenças entre suas páginas móveis e desktop. Se as suas páginas já estão configuradas dessa forma, há um gerador de script móvel útil de redirecionamento para ajudá-lo a gerar as regras de redirecionamento página por página, e pode fazer até quatro versões de um site, para desktop, smartphone, WAP e tablet em ASP. NET ou PHP.

Manuseio específico para iPhone

Uma vez que o bot do smartphone está emulando um iPhone, o seu servidor irá enviar exatamente o que iria enviar para um iPhone. Isso significa que se você está lidando com iPhones com conteúdo específico ou uma versão diferente do site, você deve ter cuidado extra para torná-lo rastreável, e para se certificar de que está tudo bem para apresentar esse conteúdo para todos os smartphones. Se houver páginas diferentes para tráfego de aparelhos que não sejam o iPhone, então você pode precisar configurar detecção e redirecionamento de usuário-agente em suas páginas do iPhone, para enviar os outros tipos de smartphones para outras páginas, para sobrepor o redirecionamento automático a partir do bot do smartphone.

Se você estiver utilizando publicidade específica para o iPhone que é desencadeada por on page de JavaScript que detecta o telefone e mostra o anúncio (muito comum para publicidade on-site app e promoção), então tudo bem, contanto que seja passível de rastreamento, e nem sempre redirecione para uma página específica. Se for esse o caso, então você pode ter que considerar o bloqueio do bot do smartphone, até que essas configurações possam ser atualizadas; caso contrário, você pode ter que bloquear o bot do smartphone totalmente. Com a falta de transparência do Google, é difícil ter certeza sobre a arquitetura específica e as configurações que terão o impacto mais positivo em seus rankings móveis e experiência do usuário. Esse é um conjunto de regras básicas que são consideradas Melhores Práticas móveis. Elas são muito provavelmente reconhecidas e compreendidas pelo novo bot, e devem servir você e seus usuários bem, pelo menos até que nos seja dada mais clareza e mais tempo para compilar e avaliar o impacto a longo prazo do novo rastreador do Google para smartphones.

Se seguir essas regras, você deve estar em ótima forma para obter o seu conteúdo móvel indexado corretamente pelo novo bot Google para smartphones.

Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: www.seomoz.org/blog/the-real-impact-of-the-google-smartphone-crawler-part-2-generating-mobile-redirects-properly