Logo E-Commerce Brasil

O impacto do Same Day Delivery na área de saúde

Por: Juca Oliveira

CEO & fundador da B2LOG, possui expertise nas áreas de inovação, e-commerce e Digital. Nos últimos 14 anos desenvolveu projetos e startups nos segmento TI, e-commerce e logística.

O same day delivery é uma estratégia adotada por e-commerces que consiste na entrega dos produtos no mesmo dia em que a compra é efetuada. Atualmente, ele é aplicado como um diferencial da empresa que busca atrair e fidelizar os clientes. Entretanto, o same day delivery na área de saúde envolve muito mais do que relacionamento com cliente — na maioria dos casos, trata-se de um serviço essencial.

No artigo de hoje vamos falar sobre a importância do same day delivery na área de saúde e quais impactos ele traz para a área. Confira!

Como funciona o same day delivery na área de saúde?

A sua aplicação consiste na utilização de um transporte expresso que permite que os produtos solicitados sejam entregues no mesmo dia que a compra foi realizada, dentro de uma janela de horário. Por se tratar de itens geralmente urgentes ou perecíveis — como medicamentos e vacinas — essa modalidade de entrega se faz essencial para aumentar a eficiência, melhorar os níveis do serviço e de satisfação dos clientes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Multifarmas (plataforma online que realiza a comparação do preço de produtos do segmento de saúde baseadas em Big Data) as farmácias brasileiras que possuem e-commerce apresentaram no primeiro trimestre de 2015 um crescimento de 12% em suas vendas. Tal cenário reforça ainda mais a ideia de que a forma como o consumidor de produtos da área de saúde e bem-estar está mudando a sua forma de realizar as suas compras.

A Multifarmas afirma em sua pesquisa que tal crescimento se deve ao número de pesquisas realizadas online em busca de medicamentos e produtos de saúde — foram cerca de 240 milhões de pesquisas realizadas. Ainda segundo a pesquisa, esse tipo de consumidor, além de ter pesquisado mais, fez mais compras durante o período entre janeiro e março de 2015 — o valor médio gasto por brasileiro foi de R$73,64, um aumento de 6,4% em comparação com o mesmo período em 2014.

Outro ponto importante e que traz muito retorno para as empresas é o same day delivery voltado para a área de bem-estar. Cada vez mais farmácias disponibilizam produtos de higiene, cosméticos e produtos terapêuticos em seus catálogos. Porém, em muitos casos os prazos de entrega estabelecidos são superiores à 24 horas. Sendo assim, da mesma forma como os medicamentos são entregues no mesmo dia da compra, itens relacionados ao bem-estar também podem ser disponibilizados no mesmo prazo — se tornando um grande diferencial em vendas.

Para se ter uma ideia da importância desse segmento, o consumo de itens dessa categoria faz com o Brasil seja o terceiro mercado mundial, ficando atrás dos Estados Unidos e Japão.

Como ele pode ser aplicado nas empresas?

O primeiro passo é analisar os processos internos. Essa avaliação visa identificar possíveis falhas e atrasos que possam comprometer o andamento do ciclo, fazendo com que a promessa de entregar os produtos no mesmo dia não seja cumprida. Alguns dos principais pontos que podem gerar gargalo são: atraso de fornecedores, problemas no picking, atrasos na expedição e na emissão dos documentos.

Feitas as melhorias internas, é preciso ter ciência de que as parcerias fechadas, entre fornecedores e transportadoras, precisam ser confiáveis. Por exemplo, de nada adianta contar com fornecedores pontuais e processos enxutos se a transportadora não consegue cumprir os prazos acordados. Portanto, avaliar a reputação e a confiabilidade dos seus parceiros é essencial na hora de colocar o same day delivery na área de saúde em prática.

Quais são os principais benefícios proporcionados pelo same day delivery na área da saúde?

Primeiramente, podemos citar o fortalecimento nas relações comerciais, que englobam fornecedores, transportadores e clientes. Com as exigências necessárias para conseguir obter a aplicação das entregas no mesmo dia, a cadeia ganha eficiência de uma forma geral, melhorando seus processos e resultados — e não só apenas para a empresa.

Outro ponto que vale a pena ressaltar, é o diferencial competitivo. Como já foi dito, por se tratar de itens urgentes e/ou perecíveis, conseguir adotar e oferecer a prática do same day delivery para seus clientes pode ser o fator de decisão no momento da compra. Resultando também no aumento da satisfação dos consumidores com a marca.

Como é possível ver, o same day delivery na área de saúde além de ser um serviço primordial, muitas vezes, pode oferecer vantagem competitiva sobre os concorrentes que ainda não adotam essa estratégia. Ainda que o processo possa requerer mudanças tanto internas, quanto externas, em curto prazo já é possível notar alguns benefícios 1 como a melhoria nos processos internos e aumento da eficiência.

O que achou desse artigo? Já sabia da importância do same day delivery na área de saúde? Compartilhe sua opinião sobre o assunto com a gente!