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O impacto da gestão logística no lucro do e-commerce

Por: Livia Antunes

Jornalista com quase dez anos de experiência em marketing e e-commerce. Produtora de conteúdo no Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para e-commerces de todo o país.

Nem sempre quem vende pela internet pensa no frete como um aliado no lucro do e-commerce. É possível que as entregas se tornem um ponto positivo no faturamento da loja virtual?

Sim, e o segredo está no cuidado com a gestão logística, ou seja, no planejamento de tudo o que envolve o envio dos itens aos consumidores.

A primeira questão, claro, é o cálculo do frete. Afinal, quanto mais barato for o custo do envio, maiores são as chances do consumidor finalizar a compra.

Contudo, a gestão logística vai muito além do cálculo do frete das transportadoras. Entre outros aspectos importantes, estão a escolha das embalagens, os cuidados com os itens e até o uso do frete como um fator competitivo da loja online.

Ao longo deste artigo, vamos mostrar que a otimização de cada um destes aspectos tem tudo para ajudar no lucro do e-commerce, seja levantando as vendas ou reduzindo os custos operacionais.

Entenda o cálculo do frete

Esse é o primeiro passo para uma boa gestão logística. Embora as transportadoras trabalhem com tabelas de preços diferentes, os fatores principais do cálculo de frete são sempre os mesmos:

  • CEP de origem do envio;
  • CEP de destino do envio;
  • Dimensões da embalagem;
  • Peso da embalagem;
  • Prazo e modalidade de entrega.

Essas informações podem não ser novidade para muita gente, mas como saber isso pode ajudar a ter mais lucro no e-commerce?

Vamos começar falando sobre o trecho do transporte, ou seja, CEPs de origem e destino da encomenda. Ao analisar o histórico de fretes da sua loja virtual, é possível perceber que os envios para determinadas regiões têm custo mais baixo em relação a outras áreas, certo?

Sendo assim, vale a pena buscar o aumento no número de vendas para essas localidades, reduzindo os custos gerais com envios de produtos.

Outro cuidado importante é na escolha das embalagens. Para o e-commerce, a embalagem ideal é aquela que tem o tamanho exato para transportar os produtos com segurança.

Como o peso e as dimensões do pacote fazem parte do cálculo de fretes, uma embalagem maior do que o necessário acarreta em custos extras que podem, facilmente, ser evitados. Por outro lado, os itens devem ficar bem acomodados no interior da caixa, para que cheguem em perfeitas condições aos consumidores.

E não deixe de proteger o interior das caixas, também para evitar danos aos itens! Isopor, suportes de papelão, plástico bolha ou mesmo materiais recicláveis são boas apostas para garantir a integridade dos produtos, principalmente aqueles mais frágeis.

Lembre-se que essas ações também estão relacionadas aos lucros do e-commerce. Afinal, caso ocorra algum problema, é a loja virtual que vai ter que bancar todo o processo de troca e devolução, além de enviar um novo produto.

Frete atrativo, aumento nas vendas, maior lucro no e-commerce

Muito mais do que a entrega dos produtos, o frete é um importante fator de decisão na compra, e o custo mais baixo de entrega é um dos benefícios preferidos dos clientes.

A lógica é simples: muitas vezes, o frete caro faz o consumidor desistir de fechar uma compra. Logo, a loja virtual lucra menos. Um cenário nada bom, certo?

Por outro lado, o frete mais barato é um gatilho poderoso para o público do e-commerce. Sendo assim, buscar alternativas logísticas mais atrativas é a saída para reverter esse cenário e ter mais lucro no e-commerce.

Como dissemos antes, entender o cálculo de frete e otimizar as embalagens é o primeiro passo nesse objetivo. Mas vamos ver mais algumas dicas importantes:

Tenha acesso aos serviços de diferentes transportadoras

Assim você pode escolher quais as melhores condições de prazo e preço do frete em cada situação.

Leve essas opções para os clientes da sua loja virtual

Embora boa parte do público dê preferência à entrega econômica, alguns consumidores podem priorizar receber os produtos em menos tempo, mesmo que pagando um pouco mais pelo frete expresso. Ao oferecer mais alternativas, você garante que seu cliente encontre a entrega mais conveniente.

Sempre que for viável, ofereça frete promocional em datas comemorativas ou em momentos que queira turbinar as vendas

A entrega gratuita pode estar aliada a um valor mínimo de compras, pedidos de determinadas regiões e com outras estratégias que estejam dentro da realidade do negócio.

Além disso, procure ferramentas que vão auxiliar na gestão logística da loja virtual. As plataformas de frete, por exemplo, permitem a cotação simultânea em diversas transportadoras. Dessa forma, fica muito mais fácil encontrar as melhores condições de preço de frete e prazo de entrega.

Muitas vezes esses serviços oferecem fretes mais baratos do que aqueles praticados nos balcões das transportadoras, além de não exigirem contratos com as empresas.

E lembre-se, ao considerar a gestão logística e a entrega dos produtos como parte da estratégia do negócio, as chances do frete se tornar um importante aliado no lucro do e-commerce são bem maiores.