Acesso rápido

Produtos e serviços de beleza: grande potencial no e-commerce

por Francisco Sales D'Almeida Sexta-feira, 13 de abril de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Os brasileiros sempre se preocuparam muito com os cuidados relacionados à aparência. As mulheres, em especial, são apaixonadas por cosméticos, produtos e tratamentos para o cabelo, esmaltes, perfumes, secadores, chapinhas, suplementos alimentares e afins. Diante dessa realidade, podemos dizer que o segmento de produtos e serviços de beleza já tem maior potencial de crescimento para o e-commerce no Brasil e no mundo.

De acordo com um levantamento da consultoria Euromonitor, as vendas dos produtos de beleza de luxo atingiram um aumento de 9,1% em 2016, no auge da crise econômica, enquanto no mesmo período a linha popular teve alta de 4,4%.

Este mercado está cada vez mais competitivo e para se destacar é preciso oferecer produtos e serviços de qualidade, se diferenciar pelo bom atendimento e atentar para o público-alvo e seu comportamento — tanto nas redes sociais como nos sites.

À medida que os equipamentos mobile se tornam responsáveis pela maior parte do tráfego global de dados na Internet, as redes sociais se tornam a grande fonte de informação e influência para os consumidores de produtos de beleza, saúde, moda e cosméticos.

De acordo com o relatório do Facebook IQ, 44% dos compradores de produtos de beleza nos EUA foram influenciados por postagens de amigos, colegas de trabalho e familiares.

Marcas como L’Oréal, Sephora, Lancôme, MAC, One for You e Natura postam regularmente dicas de como utilizar seus produtos com fotos, vídeos e conteúdo editorial. Além disso, muitas vezes elas recorrem à blogueiras especializadas em dicas de beleza para conquistar a preferência dos consumidores.

A Amazon é o maior varejista de produtos de beleza nos EUA, representando mais de 21% de todas as vendas do setor. Este sucesso se deve à grande personalização do site, recomendação de produtos, opinião dos consumidores e ao uso combinado de ações de marketing por e-mail e redes sociais.

No Brasil, a Beleza na Web — varejista que nasceu no mundo digital — recentemente resolveu levar a experiência digital para o mundo físico, inaugurando uma unidade no bairro de Moema, em São Paulo. A loja tem painéis interativos, onde é possível conhecer todo o seu catálogo e escolher produtos com facilidade. Além disso, a compra pode ser finalizada pelo celularo consumidor ainda pode optar por receber os produtos de beleza em casa. A loja conta ainda com uma unidade pocket do salão Studio W, onde pode-se realizar escova, hidratação e maquiagem.

A indústria de cosméticos também tem se unido aos prestadores de serviços para fomentar negócios, aproximando marcas — antes restritas ao uso profissional — com os clientes finais. Um exemplo é a One4You, linha de produtos de cabelo que tem realizado eventos e promovido ações de marketing em parceria de estabelecimentos.

Um deles é o Rafaell Sales, salão boutique de São Paulo voltado tanto para o público feminino quanto o masculino, o qual conta com um espaço exclusivo. As duas marcas estão realizando campanhas nas redes sociais e investindo em eventos para demonstração de produtos no estabelecimento.

Os cuidados com o corpo e a saúde têm se tornado cada vez mais uma preocupação de homens e mulheres. Ocorre um aumento na busca por produtos diferenciados em suplementos alimentares e complexos vitamínicos, assim como de tratamento para a pele, corpo e o cabelo. Ou seja, este segmento (responsável por empregar cerca de 5 milhões de pessoas no país) possui alto valor agregado, o que significa margens de lucro elevadas e um bom retorno sobre o investimento — tornando uma grande oportunidade para investimento.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.