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O e-commerce das sensações

Por: Felipe Martins

É especialista em E-commerce, Negócios Digitais e Marketing Digital. Ex-CEO da Dotstore, plataforma de e-commerce e fundador da Boigy, agência de marketing e tecnologia. Há mais de 20 anos ajuda pequenas e médias empresas a venderem pela internet lucrando, juntas, + de R$ 1 Bilhão.

Com a expansão do comércio eletrônico brasileiro, os empreendedores do meio virtual procuram inovações que destaquem suas lojas online das demais. Neste caso, apostar em nichos é a primeira atitude para se diferenciar no mercado virtual, contudo, a segmentação também deve ser muito bem escolhida para garantir que o projeto tenha visibilidade e sucesso.

Entre os nichos seguidos pelos lojistas, um dos que mais geram retorno ao empreendimento é a venda de emoções, experiências e realizações. É o e-commerce das sensações, cujo objetivo maior é negociar aquilo que o cliente ainda não vivenciou ou repetir uma experiência marcante que ele já teve; conquistando, dessa forma, sua fidelidade à loja.

Em nenhum momento da história a questão do bem estar e da qualidade de vida estiveram tão em alta como nos últimos tempos e isso reflete diretamente no consumo. A preocupação com o stress provocado pela correria cotidiana e a sobrecarga de atividades, faz com que esse segmento seja muito procurado durante todo o ano, especialmente como opção de presente em datas comemorativas e em períodos de férias.

Os principais itens buscados para comercialização neste segmento são viagens, passeios, saltos de paraquedas, vôos de balão e helicóptero, diárias em SPAs, massagens, mergulhos e inúmeras outras atividades focadas, principalmente, no contato com a natureza e na distância da rotina. Além dessa proposta, pode-se trabalhar com outras formas de realizar sonhos, especializando sua loja em casamentos, debutantes, formaturas, etc.

Além de ser uma escolha bastante inovadora e rentável para manter uma loja na web, o e-commerce das sensações é um sistema prestador de serviços e, por isso, é isento de imprevistos com as operações logísticas. Manter o foco no cliente se tornou essencial para um empreendimento de sucesso, pois os mesmos se tornaram extremamente exigentes e as empresas, principalmente virtuais, devem se adequar a essa fase para sobreviver e garantir seu espaço no mercado virtual.