O consumidor está multiconectado!

por João Kepler Quinta-feira, 08 de Maio de 2014

Na hora de comprar, os consumidores ainda levam em conta funções, características e vantagens de um produto ou serviço, porém hoje, eles estão mais exigentes. Graças principalmente à era digital, esses consumidores estão multiconectados e desejam adquirir mais do que simplesmente um bem ou um serviço, querem experiência de compra.

Exatamente por isso as divulgações, campanhas publicitárias e o Marketing devem trazer emoções e relações humanas. O conteúdo é essencial e as recomendações, depoimentos e o storytelling fazem parte de uma estratégia importante, ao invés apenas da publicidade de marcas, preços, comparações e tendências.

Hoje em dia é preciso trabalhar as experiências de consumo e criar, de alguma forma, uma ligação emocional nesta oferta para gerar impacto, mesmo que imaginário na vida e na mente do consumidor. Pode ser humor, alegria, tristeza, carinho, enfim, qualquer coisa que toque o coração, desperte sensações e o cliente registre a mensagem na memória.

Nesta nova postura de branding, o importante é colocar a cultura e o interesse do consumidor no centro da estratégia de marketing. Afinal, não se deve vender produtos, mas sim oferecer experiências de marca e consumo.

O consumidor está em todo lugar, conectado, e em todos os canais. Não está apenas ouvindo rádio, lendo jornal e assistindo televisão, como antes. Não é mais um telespectador passivo, prova disso é que 71% das pessoas assistem TV enquanto navegam na internet. E já se procura mais por TV conectada a internet (Smarts TV) do que outro aparelhos normais. E isso muda tudo.

Este novo Marketing, que muitos entendem como MultiCanal, é, na verdade, a convergência de campanhas para mídias específicas em um único objetivo. Tudo passa pelo digital. Mesmo as mídias tradicionais precisam interligar suas campanhas com os canais digitais, pois 50% ou mais dos consumidores irão procurar a marca na web depois de serem impactados pelas mídias tradicionais. Na TV, por exemplo, isso ocorre em 55% das vezes. No jornal, 48%; nas revistas, 61%. Além disso, 47% dos consumidores pesquisam online antes de comprarem numa loja física.

Enfim, o que quero afirmar é que o marketing como um todo passa a ser digital pois o consumidor tem um novo comportamento no meio digital.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.