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O consumidor conectado pelo bolso

Por: Daniel Bento

Diretor de meios de pagamento da Associação Brasileira de E-commerce (ABComm), CO-Fundador do Antifraude Konduto.com, professor do ICF e da CommSchool, proprietário da empresa de consultoria Delta Bravo e Sr Advisor da Moviu.com.br

Uma tendência muito forte que tenho visto nos últimos tempos são soluções criadas para facilitar o relacionamento de cobrança entre um cliente e uma loja física ou virtual, ApplePay pra cá, SamsungPay pra lá, wallets virtuais para armazenar cartões de crédito etc, até carteiras virtuais para gerenciar programas de fidelidade estão sendo lançadas aqui e ali.

Esse movimento é fantástico porque ele vai quebrando aos poucos o marketing individual dos players da indústria do cartão de crédito que sempre apostou na ideia de que tirar um cartão Mastercard, Visa ou Amex é uma prova de status.

O que vemos agora é um movimento completamente diferente que vem transformando o ato de pagar em um comportamento agnóstico e amplo, muito mais fidelizado entre cliente e vendedor justamente por suprimir o ato de entregar, passar e/ou digitar o cartão; mas eu tenho uma dúvida: será que o varejo, online e off-line, está ciente disso? Será que estão de alguma forma essa tendência?

Eu acredito que a minha opinião é igual a da maioria das pessoas que lerem este artigo… Um redondo não!

A experiência de compra do usuário online hoje é totalmente mapeada, ofertas cruzadas de produtos complementares, “quem viu isso – também viu esse”, “quem comprou isso, também comprou aqui” , etc, mas a experiência de pagamento continua igual e absolutamente enfadonha, vá para o check-out, insira o cartão e mande processar o pagamento. Porque será que é tão difícil aplicar as inovações já existentes na indústria de pagamentos dentro de uma empresa?

Para tentar demonstrar o quanto isso já está se tornando um problema, eu formulei algumas perguntas que faria a um vendedor online ou off-line:

1 – Por que eu não posso usar o one-click para fazer uma compra na sua loja? Ou mesmo logado no meu site predileto de viagens?

2 – Por que esse aplicativo que você me incentivou a baixar no meu smartphone com a sua marca, seus produtos, simplesmente não me permite fazer uma compra sem que eu precise inserir todas as vezes o meu cartão de crédito? Mesmo que seja para retirar em alguma loja física sua… eu não me importo, eu adoraria chegar e simplesmente provar a camisa que estava anunciada na revista e sair com ela, simples e direto!

3 – Por que eu preciso esperar a maquina do cartão de crédito para pagar minha conta no meu restaurante favorito? Porque eu não posso simplesmente pagar pelo aplicativo do restaurante? Por um programa parceiro?

Por incrível que pareça todas essas soluções estão disponíveis no mercado, e boa parte delas não tem sequer um custo extra por transação!

Não existe uma forma mais forte de fidelizar seu cliente do que pela carteira, tornando a experiência de pagamento dele simples, sem barreiras e absolutamente amigável e em alguns casos, transparente!!

O texto a seguir poderia ser seu…

Vá, ande! Estou esperando ser fidelizado… estou esperando ter meus dados de pagamento em outra loja online que não a Amazon! Não tenha medo de me oferecer vantagens especiais para colocar seu App no meu smartphone, mas crie estratégias inteligentes para que eu consiga ter uma fantástica experiência de compra.

Assinado: um consumidor online qualquer.