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O carnaval vai atrapalhar ou impulsionar suas vendas?

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

O carnaval está chegando e algumas estratégias de atuação podem transformar o feriadão em oportunidade de vendas ao invés das baixas comumente observadas no período. O segredo? Mais uma vez aposte em planejamento e estratégias inteligentes. Medidas simples podem garantir um bom fluxo de clientes e vendas, confira!

Aposte em promoções

Vender itens com descontos especiais ou oferecer vantagens nas formas de pagamento podem ser atrativos consideráveis para essa época de início de ano, onde várias famílias têm parte do orçamento já bem comprometida. A dica é colocar as ofertas “no ar” um pouco antes do feriadão. Assim, é possível que sua loja venda mais e compense o período de folga em que o volume de acessos diminui.

Promoção não significa perda de lucro

Promover itens estratégicos nem sempre significa encurtar sua margem de lucro. Escolha produtos com uma boa margem, mas que precisam ser vendidos “rapidamente” por uma questão de sazonalidade.

Por exemplo, artigos de verão – como biquínis, sandálias, cooler, pranchas, maquiagens muito coloridas, móveis para área externa da casa – logo terão o ritmo de venda reduzido. Pense nisso e faça girar seu estoque!

Comunique com antecedência

Como muitos clientes costumam viajar nessa época do ano, é bastante importante que se dispare e-mail marketing comunicando suas promoções antes do carnaval. Isso evita que o cliente receba os e-mails durante um período de viagem. A dica vale, principalmente, se você anunciar produtos que possam ser úteis durante o feriadão.  

Aposte em produtos que tenham relação com a data

Se o seu e-commerce vende produtos que tenham a ver com carnaval como pacotes de viagem, trajes de banho, malas, ou até mesmo roupas de verão, isso pode ser uma boa aposta. Colocar esses produtos em promoção ou em destaque perto da data e disparar e-mails com esse tema pode alavancar suas vendas nesse período.

Aproveite a sazonalidade – entre na onda do carnaval!

Quer você goste ou não, Carnaval é tradição por aqui. Então, entre na onda. Invista em comunicações temáticas sobre o Carnaval, sempre relacionando com os produtos ou segmento atendidos pela sua loja.

Por exemplo, vende peças para carro? Então fale da importância de fazer revisões para garantir uma viagem segura nos dias de folia. Abuse do tema em seus e-mails e mídias sociais, isso desperta o interesse do e mostra que você está ligado com as datas comemorativas. Não se esqueça da sua loja – Que tal banners temáticos para comunicar os produtos em destaque?

Agora é só aproveitar… Com as estratégias certas é possível dar um baile no fracasso e passar o carnaval dando um show de vendas. Aposte nessas dicas e garanta o sucesso do seu negócio. Para um bom empreendedor, momento de crise podem se tornar oportunidade. E tudo indica que 2015 será um grande ano para quem souber dançar nesse ritmo!