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O boleto bancário no e-commerce

por Alberto Valle Terça-feira, 28 de agosto de 2012

Todo gestor sabe que o boleto bancário no e-commerce é uma das maiores incógnitas em uma loja virtual. Apesar de ser uma das formas de pagamento mais usadas no comércio eletrônico brasileiro, é também a responsável por um número grande de compras não concretizadas. Na maioria das vezes, os novos empreendedores focam suas preocupações na questão das fraudes com cartões de crédito, deixando os boletos bancários em um segundo plano, mas a realidade é que o volume de boletos não pagos pode comprometer seriamento o desempenho do seu comércio eletrônico.

O índice de desistência de pagamento por boleto bancário no e-commerce, em alguns casos pode chegar a 30% ou 40%, o que é um percentual bastante elevado para qualquer negócio. Se a este índice forem acrescentados os carrinhos de compras abandonados, o cenário pode ficar bastante preocupante.

Pagamento por boleto no e-commerce

O fato é que o boleto bancário no comércio eletrônico responde como segunda forma de pagamento mais utilizada no Brasil e por isso devemos encarar o problema de forma direta para que possamos melhorar a taxa de conversão de uma loja virtual.

O receio de uso de formas de pagamento online ainda é um dos grandes incentivos á opção pelo boleto bancário no e-commerce, principalmente entre consumidores com pouca experiência em compras pela Internet. Mesmo com a evolução dos sistemas de segurança no comércio eletrônico, uma grande parcela da população ainda resiste a fornecer seus dados pela Internet. Isso transforma o boleto bancário em uma espécie de porto seguro das formas de pagamento, mas trás sérias consequências para a taxa de conversão das lojas virtuais.

Aumente a taxa de pagamento dos boletos bancários no e-commerce

O pagamento por boleto bancário é um fato no comércio eletrônico brasileiro e não vai mudar tão cedo, por isso vamos encará-lo. Embora o problema seja sério e com potencial para provocar estragos no faturamento de uma loja virtual, algumas medidas simples podem mudar drasticamente a conversão destas compras. Alguns ajustes na conclusão das compras com pagamento por boleto podem provocar um aumento sensível na taxa de conversão.

  1. Botão imprimir boleto em destaque – Grande parte dos boletos que não são pagos, tem como grande causa a dificuldade dos usuários em saber como imprimir o boleto. Por isso, deixe essa ação bem nítida para o usuário.
  2. Pagamento não tão claro assim – Para você pode parecer óbvio que ao fazer uma compra com pagamento por boleto bancário na Internet é preciso imprimir e pagar o boleto, mas para muitas pessoas não é tão óbvio assim. Algumas pessoas acham que irão receber o boleto por e-mail ou até mesmo pelo correio. Deixe claro em sua loja o procedimento correto.
  3. Pagamento por boleto em ambiente próprio – Uma página de fechamento de compra especialmente desenhada para finalizações de pagamento por boleto bancário é uma sulução que apresenta ótimos resultados. Nele você poderá trabalhar as informações de maneira mais adequada, com botões em destaque e sem elementos que possam tirar o foco do cliente.

Algumas medidas complementares para melhorar o desempenho dos boletos

Facilitando a compreensão do processo na hora de confirmar as compras que foram feitas através de boleto bancário no e-commerce, existem outras medidas que certamente irão contribuir para a elevação da taxa de conversão de compras.

  1. Deixe bem claro no e-mail de confirmação de compra que ela somente será válida após o pagamento do boleto e ofereça um link para a impressão ou geração de um novo boleto em caso do vencimento do prazo de pagamento
  2. No mesmo e-mail, ofereça também uma opção para pagamento online, que possui uma taxa de conversão bem maior
  3. Tenha um sistema que lembre ao comprador sobre o vencimento do boleto para tentar recuperar essa venda

Embora problemático, o pagamento por boleto bancário no comércio eletrônico é uma realidade brasileira que não deve mudar tão cedo, portanto é melhor tentar melhorar sua taxa de pagamento para não comprometer o desempenho do seu e-commerce.

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16 comentários

Comentários

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  1. Alberto, um dado interessante:

    A loja virtual Taquilla Calçados, nossa cliente, AUMENTOU EM 20% OS PAGAMENTOS DE BOLETOS emitidos simplesmente enviando um lembrete por email no dia do vencimento (que corresponde à sua última dica).

    Nossa solução de checkout para Magento agora possui lembrete automático por email de boletos por vencer, exatamente para aumentar a confirmação das vendas por boleto.

    Abraços

    Flávio Maciel
    iPAGARE Checkout para Magento
    http://www.ipagare.com.br

    Responder
  2. Nós sofremos muito aceitando o pagamento por Boleto Bancário, realmente é algo ultrapassado. Mas infelizmente ainda precisamos usar no Brasil.

    Já tentamos de tudo para fazer a conversão dos boletos aumentar, melhoramos o Checkout, mandamos emails com lembrete, enfim, fizemos várias ações que até agora não estão ajudando muito. A conversão continua entre 60 e 70%. Isso é muito ruim para a empresa, pois gastamos um dinheiro com cada boleto e um valor enorme de estoque fica reservado sem poder ser vendido.

    Os próprios consumidores estão atrasando o desenvolvimento do ecommerce Brasileiro e da economia de modo geral.

    Esperamos que com o tempo isso mude, e que as pessoas entendam que se comprar algo, tem que pagar, não adianta. Nada cai do céu, então é preciso apenas pagar pelo pedido e tudo estará resolvido!

    Responder
  3. Tenho um dos principais blogs de desconto do Brasil e participo dos mais renomados programas de afiliados. A falta de conversão em boleto é um assunto que me traz incertezas, pois é comissão e expectativa gerada que não será confirmada.

    O consumidor brasileiro tem dois perfis distintos: aquele que compra e paga na hora, pois quer praticidade e rapidez em todas as etapas do processo, e aquele que atira para todo lado em busca da melhor oferta.
    Este segundo perfil é aquele que chega a boletar um mesmo produto em cinco lojas diferentes no mesmo dia para ‘garantir’ a oferta se houver o pagamento do boleto e descartar se ele não pagar. Este consumidor faz parte de um “limbo” que usará todas as vantagens disponíveis e até as que ele mesmo criar para tirar o melhor proveito da situação, mas não percebe que sua atitude prejudica o sistema e encarece preços.

    Responder
  4. Pessoal, aproveitando a opinião de vocês e esse interessante tópico, lanço uma dúvida que sempre tive e considero muito importante para todos nós:

    1) O que é ideal, Boleto com vencimento FIXO ou com vencimento FLEXÍVEL(cliente puxa 2ª via com data atualizada a hora que quiser)??

    2) Em caso do boleto com vencimento FLEXÍVEL ser escolhido, qual o critério para cancelar o pedido? Quantos dias? Isso me deixa inquieto pois tenho a preocupação de quando resolver cancelar o pedido por ausência de pagamento, dar o azar do cliente resolver puxar uma 2ª via atualizada e pagar o produto.

    Gostaria da opinião de vocês. Vai ser muito importante para mim. Obrigado e parabéns pelo ótimo tópico!

    Abs

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  5. É impossível obter resultados diferentes fazendo as mesmas coisas. Faço parte de uma cooperativa de consumidores onde temos nosso próprio cartão pré-pago, com grande diferencial.Comumente todos cartões mesmo na função de débito gera despesa para o comerciantes que utiliza esta forma de pagamento e onera ainda mais os produtos e serviços porque precisam inserir este custo no preço final como também o boleto. Porque não ter uma forma segura de realizar o pagamento com o cartão pré-pago, porém, estes percentuais que são repassado para a cooperativa administrar o negócio, maior parte voltar para o consumidor, isto fortalece o mercado, imagina isto aliado ao programa de fidelidade onde o consumidor cooperado busca mais associados a cooperativa para aumentar o capital social e consequentemente mais clientes para empresas conveniadas. Isto é um fato.

    Responder
  6. É sempre bom lembrar de não criar boletos com datas de vencimentos distantes da emissão. Enquanto o boleto não vencer, a mercadoria fica parada no estoque aguardando o cliente. Mercadoria parada = dinheiro parado. Utilizar um SAC ativo (ligando, enviando um e-mail, etc) pode ajudar a minimizar os pagamentos não confirmados.

    Responder
  7. Certamente os e-commerces atuais pecam muito na questão de emissão de boletos como forma de pagamento. Muitos também que compram destes e-commerces possuem problemas ao pagar o boleto ou sobre o prazo de vencimento dos mesmos, até por isso criamos um site de auxílio a emissão da 2 via boleto de diferentes naturezas.
    Basicamente a emissão da 2 via boleto é uma segunda “guia” do pagamento, serve para quando é extraviado a primeira guia ou vencido o prazo de pagamento.
    Algo muito interessante que você tocou no seu artigo foi os lembretes e segundas opções no e-mail. Isto não é muito comum entre as lojas virtuais e quem faz o uso correto disso certamente consegue mais lucros e mais acessos em seus sites.

    Parabéns pelo artigo, bom fim de semana e sucesso !

    Responder
  8. Ótimas dicas, e fazem total sentido. 80% das reclamações que tenho no Reclame Aqui, são de clientes que não conferem as pastas Entrada, Lixeira e Spam dos e-mails deles, e aí reclamam de tudo: Não envio do boleto, não receberam informações, enfim, reclamações injustas e desnecessárias. Vou corrigir isso na página de vendas mesmo, ensinando didaticamente o cliente á entender o processo de compra e conferência de seus e-mails.

    Responder
  9. Excelente postagem. Realmente quando o cliente busca o boleto bancário o que ele está buscando realmente é essa segurança e liberdade para efetuar o pagamento de forma organizada e ágil.
    É muito importante que a solução cubra grandes bancos como Itaú e Bradesco e que garanta acesso fácil também para a segunda via.
    Se você possui uma Loja Virtual Prestashop, agora existe um módulo que faz exatamente isso:
    http://addons.prestashop.com/pt/modulos-prestashop-de-pagamento/19848-pagamento-por-boleto-bancario.html

    Responder

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