O Business Intelligence como solução para o mercado B2B

por Marcos Roig Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

Principal aposta para a tomada de decisões, o Business Intelligence é o recurso que está moldando o futuro do setor de compras de empresas de todos os portes e segmentos. Se antes uma organização precisava manter uma estrutura integrada para verificar contratos e criar relatórios, hoje, são soluções de BI que apoiam a tomada de decisão de forma mais estratégica e rápida.

Ao combinar o BI com outras soluções de Tecnologia da Informação (TI), é possível extrair informações de sistemas de ERP e SRM, amplamente usadas nas companhias, para convertê-las, em tempo real, em informações valiosas para a área de compras.

As informações desse setor costumam ter múltiplas fontes, como banco de dados de clientes, dados na nuvem de outros sistemas ou planilhas. Toda a informação acaba ficando desestruturada, o que inviabiliza a análise estratégica. Com o BI, esses dados são cruzados e passam a ter mais relevância para os negócios.

Encontrar respostas pode ser algo muito complexo. Às vezes nem sabemos ao certo o que estamos procurando. E é nesse ponto que o BI entra. Ele ajuda a analisar os elementos que antes passavam despercebidos.

Quando aplicado às compras corporativas, o BI permite ter em mãos todos os componentes para analisar transações que, por sua vez, trazem governança para o departamento e, em consequência, para toda a empresa.

Por meio dessa tecnologia, o comprador consegue cruzar dados das compras de seus fornecedores a partir de métricas como sazonalidade, lead time ou região. As possibilidades são infinitas. Tanto é que o BI também pode ser usado para a gestão da equipe, comparando os resultados entre compradores e categorias de compra.

Vale pensar na implementação de um sistema de BI para otimizar as compras da sua empresa. Ele vai proporcionar muito mais poder de análise à equipe e, certamente, mais estratégia nas transações. Um ciclo de BI claramente definido ajuda a estabelecer metas para acompanhar o progresso de todas as ações de compras corporativas.

Definitivamente, o Business Intelligence é uma estrutura que deve acompanhar todas as soluções da sua empresa. Esteja preparado para 2018.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Leads Qualificados: Dialhost Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss People Marketing: Dialhost

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.