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O B2B está prestes a estabelecer novos paradigmas. Você está preparado?

Por: Fernanda Nascimento

Planejadora de marketing e especialista em estratégias de geração de leads para a conversão de vendas. Com 23 anos de experiência no mercado, Fernanda possui Master's Degree em Marketing pelo Chartered Institute of Marketing. Apoia movimentos de empoderamento de pequenas e médias empresas e colabora com o FGV CENN em Workshops de Marketing Digital e cursos como o Businesss Advisor - 10.000 mulheres. É professora convidada da FGV, ESPM e da ComSchool, onde ministra cursos de Gestão de Linkedin. Idealizadora e professora da Stratlearning, área de cursos estratégicos da Stratlab.

Uma nova era chegou no mercado B2B e trouxe mudanças significativas na forma de negociar e vender. Claramente os impactos foram acelerados pela pandemia. Ela apontou novas formas de relacionamento com os consumidores, tendo a tecnologia como principal condutora de apoio a essas novas experiências.

Mas você sabe quais foram essas principais mudanças? As empresas envolvidas utilizaram adequadamente as tecnologias para atenderem a seus públicos? Você acha que setor já está se preparando para o pós-pandemia?

Houve uma certa demora para a percepção dos novos conceitos de negócios durante o isolamento. Muitas empresas ainda não entenderam sobre as novas demandas de seus clientes e como os meios digitais e leitura de dados são grandes alicerces para os negócios duradouros.

Assim como ocorreu no mercado B2C, as empresas que negociam em B2B passaram a considerar que a agilidade nas entregas é premissa das exigências dos clientes. E para isso foi preciso implementar um alinhamento em toda a cadeia de negócios. Isso envolve produção, distribuição e logística, tendo o online como centralizador dessa negociação.

A ampliação da dependência ao e-commerce para lidar com o recente ciclo de suprimentos trouxe importantes percepções sobre o quanto é necessário rever algumas implementações tecnológicas que contribuam para essa experiência de negócios. Um exemplo é o levantamento da empresa Accenture. Ele mostra que 19% dos compradores B2B disseram que uma funcionalidade de comércio ruim os levaria a trocar de vendedor. Do total de entrevistados, 15% deixariam de comprar se os canais digitais da prestadora não o atendessem corretamente.

Ou seja, assim que a digitalização tornou-se inevitável para o mercado B2B, algumas ferramentas já utilizadas no B2C passaram a ser vistas como modelo de negócios para esse setor. A aposta na Experiência do Cliente, ou Customer Experience, é um desses exemplos que pode trazer oportunidades de otimização nas vendas, com ações de interação a cada etapa do ciclo de vendas. Trata-se de um conceito que trabalha a jornada do cliente de ponta a ponta. Ela interliga departamentos como vendas, marketing, gerenciamento de produtos, TI e logística, fornecendo dados de apoio às tomadas de decisão em toda as etapas de negócios.

Outro quesito que a tecnologia impulsionou no processo de vendas foi no relacionamento com os clientes, mantendo-os atualizados em todas as etapas da sua experiência com as marcas. São informaçes que incluem o envio de atualizações constantes ao consumidor sobre todo o ciclo da compra até a entrega. Isso ocorre por meio de ferramentas automatizadas de comunicação, como a data prevista de chegada dos pedidos ou qualquer alteração que possa ocorrer no processo. Trata-se de um apoio essencial ao pós-venda, procedimento fundamental — seja no B2C ou no B2B — que reflete na confiança de fazer negócios com determinada empresa.

Hoje é possível dizer que os consumidores já se acostumaram aos benefícios que o comércio digital oferece. Entre eles, destaque para comodidade, agilidade, múltiplas opções de escolha e, principalmente, um atendimento humanizado.

No entanto, assim como ocorreu no mercado B2C, é importante ressaltar que para as corporações realizarem sua transformação digital no B2B, precisam mapear todos os processos do negócio e escolher ferramentas que promovam melhorias. A vantagem diante desse cenário de inovação é que as adaptações que o B2C realizou durante a pandemia tornaram-se referências para o mercado B2B, e apoiam a mitigação de erros na aceleração digital do mercado corporativo.

Apesar das adaptações no mercado B2B ainda não estarem tão aceleradas, é perceptível o crescimento da atenção dos gestores para a digitalização. E o questionamento constante que toda empresa deve ser: além de vender mais, como faço para manter os meus clientes? Se você ainda não pensou em embarcar no universo digital, corra! Não vai demorar para a concorrência se destacar, especialmente se ela tiver um trabalho bem estruturado. Experiência do cliente no B2B já está aí e esse é o novo normal do setor.