Acesso rápido

Como mensurar a satisfação e lealdade dos seus clientes?

por Thaysa Coutinho Sexta-feira, 06 de julho de 2018   Tempo de leitura: 7 minutos

Você tem uma loja online, mas não sabe como medir a satisfação e a lealdade dos seus consumidores? Já ouviu falar na metodologia Net Promoter Score (NPS)?

O digital nos permitiu criar KPIs (Key Performance Indicator) e mensurar eles com a intenção de realizar análises mais certeiras sobre resultados e situações que necessitam de atenção, ou até mesmo para saber qual decisão seria mais correta a se tomar na operação.

Só para dar um breve exemplo, você saberia me dizer se, após seu cliente efetuar uma compra no seu e-commerce, ele se sentiu realmente satisfeito com a compra? Se ele retornaria a comprar com você? É difícil ter essa resposta se você não incentivar um diálogo com ele para saber sobre sua experiência.

Hoje, já contamos com ferramentas para e-commerce que auxiliam nesta tarefa de promover a interação entre loja e cliente, e nada melhor do que descobrir a satisfação dele do que incentivá-lo a avaliar sua experiência através de um feedback.

O review (avaliação), é o melhor jeito de entender como foi a experiência de compra do consumidor, e algumas ferramentas possibilitam você além de coletar o feedback, mensurar a satisfação e lealdade do cliente através do NPS.

Como funciona?

Assim que o cliente receber o produto em sua casa, você pode disparar um e-mail solicitando sua avaliação para saber como foi sua experiência, e então, através de uma simples pergunta, utilizar a metodologia do NPS: numa escala de 0 a 10, o quanto você indicaria essa loja para um amigo?

É uma simples pergunta de fato, mas através da nota atribuída podemos entender muito mais sobre esse cliente. Sabe como?

  • Nota de 0 à 6: são os clientes classificados como detratores. Eles não recomendariam sua loja devido a algum tipo de problema ou insatisfação com a compra.
  • Nota 7 ou 8: são os clientes neutros. Estes consumidores não tiveram problemas com a compra, mas ao mesmo tempo podem não recomendar seu site para outras pessoas comprarem.
  • Nota 9 ou 10: são os clientes promotores. Os clientes classificados como promotores muito provavelmente são fiéis a sua empresa, recomendam outras pessoas a comprarem com você e defendem sua marca.

Recomendo você a buscar uma ferramenta que te auxilie nesse processo de coleta de reviews atrelado ao NPS. Pois fazer isso manualmente é muito trabalhoso, ainda mais se você tem um grande volume de vendas.

Como é calculado o NPS?

Após classificar seus consumidores em um desses 3 grupos que informei acima, você irá realizar o cálculo do NPS para descobrir em qual zona está sua empresa. Esse cálculo consiste em subtrair a porcentagem de clientes detratores da porcentagem de clientes promotores.

O score obtido através desse cálculo irá variar entre -100 e 100. A partir disso sua empresa irá se enquadrar dentro de uma das 4 zonas classificatórias que irão te indicar quais atitudes você deverá tomar para alcançar a zona de excelência (caso você não esteja dentro dela).

Zonas classificatórias

Agora você deve estar querendo saber o que o número obtido pelo cálculo revela sobre sua empresa. Então vamos lá:

  • NPS entre -100 e -1: Ops! Você está na zona crítica.
    O que isso significa? Você precisa tomar ações urgentes para reverter o número de clientes insatisfeitos com a sua loja. Quem sabe mudar as estratégias que vem usando? Já reparou em alguma crítica constante feita pelos consumidores? Preste atenção no que eles apontam e tome medidas para reverter esta situação.
  • NPS entre 0 e 49: Precisa melhorar. Você está na zona de aperfeiçoamento. Muito provavelmente o número de clientes detratores supera o número de consumidores neutros e promotores. Isto representa que sua operação apresenta algum problema constante e você deve realizar algumas análises para entender quais medidas deve tomar para promover mudanças.
  • NPS entre 50 e 74: Bom! Você está na zona de qualidade. Grande parte dos seus clientes demonstraram satisfação ao comprar com você, mas ainda tem mudanças que devem ser feitas. Reavalie a jornada do seu cliente, assim facilita entender os pontos que devem ser melhorados.
  • NPS entre 75 e 100: Ótimo trabalho! Você está na zona de excelência! A maioria dos seus clientes estão contentes e satisfeitos com o seu trabalho. São clientes fiéis que promovem sua marca e não hesitam em te indicar para outras pessoas. Continue assim, realizando um bom trabalho.

Agora que você já conhece a metodologia que te auxilia a mensurar a satisfação e lealdade dos seus clientes, que tal colocá-la em prática? Com o NPS se tornará muito mais fácil de promover melhorias na sua loja e deixar seus clientes cada vez mais satisfeitos. Pense nisso!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.