Acesso rápido

O novo modelo de SAC para marketplaces

por Erica Castilho Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

O Brasil está mudando a forma como trata o cliente com customer experience (sucesso do cliente) e engajamento. Essa é a análise do Matheus Borges, executivo de contas da Zendesk, startup dinamarquesa com sede em São Francisco, USA, que possui mais de 11 anos de história e criou uma unidade no Brasil há 4 anos. Ele informou que a empresa resolveu investir muito no Brasil pois a América Latina é a região que mais cresce em número de negócios no mundo.

A equipe do marketplace deve se focar no cliente junto com toda a área de negócio

E, para seguir esse novo modelo de comunicação com o cliente, os gestores de marketplaces também precisam adaptar e melhorar os seus processos internos. Por isso, eu escrevi esse artigo com algumas dicas de como o marketing, vendas, pós vendas e o time de suporte devem interagir com os clientes do seu marketplace.

Atendimento ao consumidor

O primeiro ponto a ser levado em consideração é que o mercado brasileiro mudou para um novo formato de SAC (serviço de atendimento ao cliente) com uso do customer experience (experiência do cliente) e customer success (sucesso do cliente) e a grande oportunidade é que toda equipe do marketplace passe a focar no cliente juntamente com toda a área de negócio. Para implementar com qualidade no seu marketplace o customer success.

Lembre-se que, desde o primeiro email, já começa a jornada de experiência do cliente com a empresa. O novo SAC não é reativo, mas tudo foca e centraliza no desejo do sucesso do cliente. Para auxiliar nesse processo, as ferramentas de CRM (customer relationship management) ajudam o segmento de marketing dos negócios de marketplace com diversos canais como chat, telefone e email.

Um dos pontos de ampla importância no CRM é que precisa entregar uma central de atendimento e custo de serviço com inteligência artificial para que o cliente do marketplace receba atendimento o mais rápido possível.

Outros recursos que auxiliam a manter um atendimento de qualidade para o cliente do marketplace são o uso das ferramentas em cloud (nuvem), integrações com diversos sistemas, facilidade para consolidar informações e auxiliar na produtividade e experiência de atendimento do marketplace.

É importante também que os funcionários dos negócios de marketplaces sejam capacitados e treinados nos novos procedimentos de customer experience e customer success, pois as ferramentas precisam ser configuradas e manejadas corretamente para oferecer o sucesso nos processos.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.