Novo algoritmo do Google Imagens traz oportunidades para SEO

por Gustavo Mariano Quinta-feira, 12 de julho de 2012

O Google anunciou na semana passada, através de um de seus blogs oficiais, três grandes otimizações no algoritmo para a busca por imagens para torná-lo mais eficientes e apresentar os resultados desejados pelos usuários. A preocupação com o mecanismo se deu em consequência da grande receptividade dos internautas desde o surgimento da funcionalidade de buscas por imagens, no ano passado, que muitas vezes acessam diretamente o images.google.com para pesquisar.

Em tradução livre, as mudanças foram batizadas de Buscas Melhores e Mais Inteligentes (Smarter Best Guesses), Gráficos de Conhecimento (Knowledge Graphs) e Resultados Mais Específicos e Atualizados (Fresher e Deeper Results).

Smart best guesses

Para tornar os resultados de busca melhores e mais inteligentes, o Google não tentará mais “adivinhar” o que você está buscando pela palavra-chave que você digitou em si, e sim pelo que ela representa (analisando o campo semântico).

O exemplo que eles deram foi: antigamente você arrastava para o buscador uma imagem chamada “bird of paradise hawaii”, uma flor popular no Havaí, e ele apresentaria resultados referentes à palavra “flower”, de maneira genérica; agora, ao buscar pelo mesmo conjunto de palavras ”bird of paradise hawaii”, ele já consegue exibir com maior precisão resultados relevantes.

Knowledge graphs

Ainda em aprimoramento, o Google também passará a exibir informações complementares sobre as palavras-chave de sua busca, como uma minibiografia de um artista, localização e história de monumentos e etc. No exemplo abaixo, também fornecido pelo blog, uma busca pelo Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha, apresenta um quadro na lateral direita com um texto de apoio falando sobre o local.

Fresher and deeper results

A terceira e última atualização pode ser também a mais interessante para o trabalho de SEO. O Google afirma ter aumentado a sua indexação de páginas para imagens semelhantes com conteúdos mais profundos e mais atualizados sobre a imagem em questão. Isto é, ao arrastar uma imagem diretamente para o buscador, ele apresentará uma lista de sites com a mesma imagem buscada originalmente, rankeando os sites de acordo com os seus conteúdos.

Portanto, é mais uma oportunidade para os e-commerces gerarem tráfego para o seu site: através das imagens dos produtos.

Agora se torna indispensável conferir o post de Diego Ivo sobre Otimização de Imagens.

Quem faz SEO inovador deve estar sempre à frente, até mesmo nas imagens.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

3 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Muito bom artigo. Suscinto e conciso, mas abrangente o suficiente para permitir o entendimento das novas ferramentas e seus possíveis usos.

    Responder

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.