Acesso rápido

Nove práticas para mídias pagas na Black Friday

por Sérgio Hneda Segunda-feira, 12 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 4 minutos

Em sua nona edição, a data mais esperada do ano para o varejo chega com ainda mais força que os anos anteriores. Segundo a eBit, em 2017, a Black Friday gerou R$ 2,1 bilhões de faturamento para o setor de e-commerce. Quando comparamos com 2016, temos um crescimento de 10,3%.

Na outra ponta, temos um cenário desafiador para os e-lojistas. Isso porque, segundo o IBGE, os campeões de vendas no ambiente online, entre janeiro e julho de 2018, foram Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,8%); artigos de uso pessoal e doméstico (7,4%); e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (5,6%). Enquanto isso, os grandes protagonistas da época ficaram para trás, como Combustíveis e lubrificantes (-6,5%); Tecidos, vestuário e calçados (-4,4%); Móveis e eletrodomésticos (-0,5%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-8,9%); e Equipamentos e material de escritório, informática e comunicação (-1,0 %).

Outro dado relevante pode ser encontrado em um levantamento realizado pela OLX, no primeiro semestre desse ano. Segundo a pesquisa, 52% dos entrevistados pretendem realizar alguma compra planejada e 48% esperam realizar compras de oportunidade. Ou seja, mesmo com instabilidade em nosso cenário econômico, financeiro e político, ainda há uma grande janela de oportunidades que podem ajudar a alavancar as vendas do varejo online.

Para isso, é importante seguir as melhores práticas durante a Black Friday. Como a data movimenta todo o mercado, ocasionando alta concorrência, conquistar um espaço acaba saindo mais caro. O CPC (custo por cliente) e CPM (custo por mil impressões) apresentam crescimento acentuados nesse período. Portanto, um bom planejamento das campanhas Google Ads e Facebook Ads farão a diferença. Confira algumas dicas:

  1. Garanta que as tags de Analytics, conversão e remarketing estejam implementadas corretamente;
  2. Separe as melhores promoções e foque nelas para chamar atenção da sua audiência;
  3. Crie uma identidade visual e aplique em todas os layouts de mídia: anúncios gráficos e de textos;
  4. Revise suas listas de remarketing. Aqui vale impactar também um público mais antigo do site;
  5. Compre palavras-chave que envolvam seu produto + black friday (geladeira black friday, passagens aéreas black friday);
  6. Revise sua campanha do Google Shopping e certifique-se que todos os produtos estão qualificados para aparecer;
  7. Foque em campanhas de remarketing com comunicação de Black Friday;
  8. Trabalhe uma campanha de Leads Ads no Facebook para aquisição de base. Você pode usar uma isca onde quem se cadastrar terá acesso antecipado as ofertas de Black Friday;
  9. Desenhe um planejamento de budget e estratégias. Considere investir mais na semana da Black Friday. Lembre-se que os leilões ficam mais competitivos e por isso, você precisa aumentar seus lances. Segundo o Google, clientes pequenos e médios, investem em média, 30% a mais no mês de novembro.

Por fim, vale destacar que essa é a principal oportunidade do ano e merece toda atenção. Portanto, não poupe esforços em atuar da melhor maneira possível, agindo com assertividade e contando com o know-how de profissionais especializados no tema.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.