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Novas regras do SAC: como a automatização de atendimento pode ajudar

Por: Marco Tulio Barbosa

Com mais de 10 anos de experiência na área tecnológica, é formado em Business Analyst pela Universidade Federal de Uberlândia e atualmente é Product Manager na Cedro Technologies. Já atuou como Head de UX e inovação, sendo responsável pela resolução de problemas na experiência do usuário em aplicações web e mobile, com foco no mercado financeiro.

No dia 06 de abril de 2022, o governo federal sancionou um novo decreto do SAC, com novas diretrizes para o atendimento ao cliente.

Nesse novo decreto, foi sancionado que o atendimento telefônico não precisa mais ser efetivado em até um minuto e que as regras de atendimento ao cliente serão definidas por cada órgão regulador, como o Banco Central, Anatel e outros.

Entenda mais sobre esse decreto e como um chatbot pode ajudar as empresas a garantir um bom atendimento.

Conheça as novas regras do SAC e saiba como oferecer um melhor atendimento.

Novas regras do SAC

As novas regras do SAC passam a valer em 180 dias após o decreto do dia 6. Entre as principais novidades, está o fim da necessidade de atendimento em até um minuto e que o atendimento humano não é mais obrigatório dentro do modelo 24 x 7.

Sendo assim, as empresas serão obrigadas a ofertar atendimento humano por telefone, por apenas oito horas por dia. Cada órgão poderá expandir esse horário, mas dependerá da regra de cada setor.

Outra regra criada é uma primeira versão da obrigatoriedade da omnicanalidade de atendimento dentro das empresas. O serviço de atendimento deverá ser realizado por diversos canais integrados, visando a atender melhor às demandas dos consumidores.

Outras novas regras do SAC são:

  • Criação obrigatória de dois menus com “cancelamento” e “reclamação”;
  • As ligações deverão ser transferidas apenas uma vez;
  • Criação de um índice de resolução de chamados que serão definidas pela Senacon.

Nesse sentido, com as novas regras, fica cada vez mais necessária a criação de canais de atendimentos automatizados, via plataforma de atendimentos e chatbots.

Como a automação do atendimento pode ajudar o e-commerce

Com as novas regras do SAC, o atendimento telefônico deixa de ser obrigatório em formato 24/7, mas a empresa deve garantir atendimento digital em tempo integral. Para isso, entram em cena as ferramentas de atendimento.

Com o atendimento automatizado, é possível criar fluxos de comunicação para responder as principais solicitações dos clientes, como dúvidas, cancelamentos, trocas e status do pedido.

Assim, com o chatbot, embarcado com inteligência artificial, sua empresa pode oferecer um atendimento personalizado e humanizado. Através do machine learning, o chatbot aprende à medida que interage com o usuário, mantendo uma comunicação assertiva.

Além disso, a automação do atendimento consegue integrar vários canais, garantindo a omnicanalidade exigida no novo decreto.

Dessa forma, com a ferramenta de atendimento, sua empresa consegue centralizar diversos canais, como chat, redes sociais, WhatsApp e site em apenas uma ferramenta. Isso faz com que o registro histórico e chamados dos clientes fiquem disponíveis, melhorando a experiência do atendimento.

Em conclusão, mesmo com as novas regras do SAC, a experiência do cliente deve ser o foco no seu atendimento. Garantir um atendimento em tempo integral, onde o consumidor terá sua solicitação atendida, garante fidelização do cliente e novas vendas em seu e-commerce.

Aplique uma estratégia de automatização do atendimento, se adeque às novas regras do SAC e melhore a experiência do seu cliente.

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