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A importância de nomear corretamente as categorias de produtos da sua loja

Por: Fellipe Guimarães

Especialista em negócios digitais | Startup Maker | Desenvolvedor Full Stack. Founder Grupo Codeby. A empresa que possui 6 anos de mercado atende grandes marcas como, por exemplo, KFC (México), F64(Romênia), Telemercados (Chile), Lego, Shoulder, Valisere, Alpargatas, entre outras.

Já passou o tempo em que criar categorias de produtos era uma forma de deixar o seu e-commerce mais organizado. Agora, essas categorias são ligadas também aos resultados da sua loja virtual.

A categorização de produtos permite que o usuário encontre de forma facilitada os produtos que está procurando e economize tempo em sua jornada de compra, o que faz com que impacte diretamente na diminuição da taxa de rejeição.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de nomear corretamente as categorias de produtos da sua loja e como isso pode fazer diferença na experiência do usuário e na jornada de compra do seu cliente.

Qual a importância da categoria de produtos no e-commerce?

No e-commerce, as categorias de produtos servem para organizar sua loja virtual permitindo que o consumidor encontre produtos de uma forma muito mais rápida, evitando situações onde seu e-commerce não vende ou possui muitos acessos que não evoluem para conversão.

As categorias de produtos também fazem uma grande diferença nas classificações de pesquisas orgânicas, ajudando a ranquear o seu site em mecanismos de busca como o Google e o Bing. Isso porque melhora o SEO do e-commerce, ampliando a visibilidade da sua marca e o tráfego orgânico. Assim, quando o usuário pesquisar algum termo relacionado ao seu produto, as chances de sua marca aparecer para ele são maiores.

Ao utilizar categorias de produtos corretamente, você estará aprimorando a experiência de compra do seu site, facilitando a busca interna por produtos, aumentando a possibilidade de conversão e ainda facilitando que o usuário encontre seu site nos mecanismos de busca quando realizar alguma pesquisa.

Além disso, essa segmentação de produtos ajuda no cross-selling, já que torna seu site mais inteligente para sugerir itens complementares aos que são de interesse do consumidor, favorecendo sua estratégia de vendas e até mesmo aumentando o ticket médio do e-commerce.

Como criar categorias de produtos?

O planejamento para a criação de categorias de produtos precisa levar em consideração todos esses fatores citados acima para fazer diferença na sua estratégia. Separamos algumas dicas de como criar as categorias de produtos do seu e-commerce. Confira a seguir.

Otimize as categorias para SEO

Faça uma pesquisa de palavras-chave para nomear as categorias e as subcategorias. Isso irá ajudar no ranqueamento do site em questões de SEO e facilitará a navegabilidade dos usuários.

Ferramentas como o Google Trends e o Google Keyword Planner são ótimas aliadas nesse momento de planejamento de palavras-chave, pois mostram os termos mais utilizados pelo público em buscas de produtos parecidos com o seu.

Você também pode criar pequenas descrições para as categorias, utilizando palavras-chave selecionadas e oferecendo informações sobre a mercadoria, fabricante e outros. O importante é que elas sejam breves e objetivas.

Evite o excesso de categorias

Se sua loja possui um mix de produtos bastante variado, o excesso de categorias pode prejudicar a experiência do usuário, confundido e frustrando o consumidor, e impedindo que ele encontre o que deseja.

Por isso, disponibilize um número limitado de categorias e subcategorias, organizando pela relevância para o seu público. Caso tenha dúvidas, realize testes A/B de usabilidade para entender as preferências dos seus clientes.

Crie filtros de pesquisa

Os filtros de pesquisa oferecem valor no processo de personalização, pois o cliente pode filtrar a pesquisa seguindo critérios como preço, frete, ofertas promocionais, produtos mais populares, entre outros.

Para criar os filtros, utilize informações do fabricante, dividindo em tópicos, lembrando sempre de diferenças filtros, categorias e subcategorias. Aqui vão algumas características desses elementos:

  • Categoria: São mais abrangentes e apresentam um determinado nicho de vendas dentro do e-commerce. Exemplo: camisas, calças, vestidos.
  • Subcategorias: São divisões mais específicas dentro de um nicho. Por exemplo, em e-commerce de moda feminina, dentro da categoria de vestidos, podem ser encontradas subcategorias de vestidos longos, vestidos para festa, vestido estampado.
  • Filtros: São as características do produto, sejam cores, tamanho, marca, formato, entre outras variações. Usando o exemplo do e-commerce de moda, pode ser dividido por roupas da marca X, cor Y, tamanhos disponíveis, entre outros.

Verifique o comportamento do público

Como o objetivo da categorização de produtos é oferecer mais praticidade ao usuário, é indispensável compreender os seus comportamentos e preferências. Por isso, faça o mapeamento. Ferramentas como o Google Trends podem ajudar nessa etapa.

Ao obter esses dados de comportamento, é possível ter mais embasamento para criar as categorias de produtos.

Coloque-se no lugar do usuário e tente entender a reação dele ao navegar pelos filtros e categorias do seu e-commerce. Dessa forma, é possível fazer otimizações e até mesmo utilizar funcionalidades melhores que criam um processo mais otimizado para a jornada de compra.

Gostou do artigo? Agora você entende a importância de nomear corretamente as categorias de produtos da sua loja.