Acesso rápido

A ilusão do mercado de nicho

por Mauro Tschiedel Terça-feira, 07 de agosto de 2018   Tempo de leitura: 7 minutos

Uma das coisas que ouço falar durante muito tempo é que o segredo mágico para o e-commerce dar certo é trabalhar com nicho. E vou contar outro segredo. Eu também já acreditei nisso antes, mas hoje, é pura ilusão.

O que realmente é nicho? Precisamos dividir esta pergunta em duas. O que ele é para o cliente? E também o que ele é para o vendedor?

Nicho para o cliente é quando ele tem uma necessidade que não é atendida pelo mercado ou que é difícil e custoso de obter. Já para o vendedor é alguma expertise dentro de um segmento maior, mas ele se especializou em uma parte deste segmento, ‘nichando’ seu negócio.

Vamos à um exemplo de como o cliente e o vendedor tem diferentes entendimentos sobre nicho:

Como cliente, você gosta de cuidar das flores do jardim e todas as suas floreiras tem escrito “I love flowers”. Dificilmente irá encontrar este modelo com esta frase no supermercado da esquina. Numa análise simples, você é um cliente do nicho de floreiras “I love flowers”.

Do outro lado, como vendedor, você decide trabalhar com floreiras que tenham frases, tendo diversos modelos de floreiras com diversas frases.

Olhando o cenário acima, a visão de nicho é diferente entre o cliente e o vendedor. O vendedor foca em atender mais clientes. Consequentemente, pega uma gama maior e pode não atender o cliente da floreira “I love flowers”. Mas por que?

Eu acredito que o nicho para se criar um e-commerce é baseado no ponto em que o lojista acha viável economicamente manter a operação e ter lucro. Se restringir demais o segmento, não sobreviverá pela baixa demanda. Se ampliar demais a gama, não será reconhecido como nicho, sendo tratado como commodities, perdendo diferencial.

Agora, quem garante que, nesta repartição das floreiras, você atenderá todas as demandas dos clientes? Provavelmente não atenderá. Isso porque muitos segmentos são de baixa demanda, o que inviabilizam o negócio. Então criamos um dilema: temos uma empresa de nicho que não atende as demandas dele?

Algumas frases que escutei e são ilusões:

  • “Se eu trabalhar com nicho sempre dará certo”;
  • “No nicho eu não terei concorrentes”;
  • “Poderei vender mais caro”.

A primeira afirma que sempre dará certo trabalhando com nicho. Errado. Imagine-se vendendo mouses amarelos e só trabalhar com esta cor. Quantos clientes você viu comprando mouses nesta cor? Tenha cuidado ao definir o seu mercado e seu tamanho, pois ele pode dar errado.

A outra, que não terei concorrentes. Senta e chora, porque não existe mais isso hoje. O acesso às mesmas informações que você tem está disponível no interior do RS ou no interior de MG. Se tem internet lá, terá acesso às informações. Dessa forma, será possível para outras pessoas abrir um e-commerce igual ao seu. Existirá, sim, menos concorrência, porque o mercado é bem menor, mas ela existirá. Não sonhe que vai vender floreiras escrito “I love flowers” e não terá nenhum concorrente.

Já sobre vender mais caro, isto é verdade, mas ao mesmo tempo ilusão. Vamos imaginar a floreira de antes. Ela é fabricada em pequeno volume, então o custo dela será mais alto e consequentemente você deverá vender mais caro. Porém, o lucro poderá ser até menor.

Canso de ver frases como “você precisa achar um nicho que vai dar certo”, “o nicho que você escolheu já tem muita gente vendendo, abandone”, “já tem muito concorrente neste mercado”. Um mercado segmentado pode ser mais fácil de analisar, mas não é garantia de sucesso.

O que penso é que muita gente usa o nicho como desculpa para o e-commerce dar certo ou que ele foi seletivo demais, por isso deu errado. Na real, e-commerce é uma operação complexa que demanda conhecimento, empenho e muito trabalho e mesmo assim poderá dar errado.

Dica:

  • Achou um mercado. Então olhe os concorrentes e faça melhor que eles. Além disso, veja as suas deficiências e tente ser melhor que eles, sendo nicho ou não.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.