Logo E-Commerce Brasil

Não compare laranjas com bananas! Analise seus relatórios da maneira correta!

Por: Gustavo Esteves

Gustavo Esteves atua no mercado de E-commerce há mais de 15 anos. Iniciou a sua jornada como estagiário na Americanas.com e Shoptime, chegando até a posição de coordenador da área de analytics da Comprafacil.com. Foi o terceiro brasileiro a conseguir certificação em Google Analytics, além de ter fundado o maior portal de analytics da América Latina. Atualmente é CEO da Métricas Boss , uma consultoria de analytics que atende clientes como como Domino’s Pizza, Médico Sem Fronteiras, Casa & Video etc. e CEO na Ecommerce PRO, a maior escola de capacitação profissional para o mercado de Ecommerce.

Uma das coisas mais difíceis em analisar relatórios do Google Analytics é saber comparar as informações e hoje vamos dedicar esse artigo a explicar como analisar um relatório do GA quando as suas sessões (antigas visitas) caíram;

Em muitos casos as sessões acabam sendo métricas de vaidade, mas em outros casos são muito importantes, pois sabemos que existe uma gangorra de sessões x conversão, não é? Nesse caso precisamos sempre pensar nos seguintes cenários que possam ter acontecido para que as sessões do seu site possam ter caído:

1 – Não aconteceu nada relevante;

2 – Seu Google Analytics pode estar coletando os dados errados;

3 – Realmente o tráfego do site mudou e o GA está certinho;

4 – As sessões voltaram ao normal depois de um salto no mês anterior.

Vamos entender cada uma delas?

Não aconteceu nada relevante

Você não precisa se desesperar se suas sessões caíram de um mês para o outro, isso pode ter sido algo esporádico ou um comportamento normal daquele período do mês e é para isso que analisamos 2 pontos:

1 – Análise seu tráfego no mesmo período do ano anterior

Pegue o mesmo período do ano anterior e veja se as sessões também caíram no mesmo período. Se sim, este é um desvio padrão.

2 – Sazonalidade ou Alterações programadas

Se seu site é sazonal, como por exemplo um site de aulas sobre concursos online, é normal que seu site tenha mais tráfego quando um novo concurso é aberto, pois as pessoas vão passar a procurar mais por aquele tipo de conteúdo para consumir, essa é uma alteração programada, pois você tem como prever que isso aconteça e o mesmo exemplo serve para a sazonalidade.

Meu Google Analytics esta coletando dados errados

Se as suas sessões do Google Analytics tiveram uma queda e não foi nenhum dos motivos que analisamos acima, ele pode estar capturando informações erradas.

E como você verifica se o seu GA está coletando dados errados?

A primeira coisa que deve-se fazer é verificar se o código do Google Analytics está instalado corretamente e para isso basta que ver através do google tag assistant ele te mostrará se seu script do google analytics está instalado da maneira correta e informará como consertar.

Se as sessões tiverem uma queda e no momento atual já voltaram a computar, o google tag assistant não vai te ajudar nesse caso, pois ele pega a informação atual. Então para isso basta que você investigue o que aconteceu e a melhor maneira de fazer isso é anotar o que acontece no dia a dia da empresa no Google Analytics pois a informação e o relatório estarão na mesma tela, caso contrário investigue as seguintes informações:

1 – Houve algum deploy desde a queda nas sessões?

2 – Você usa o Google Tag Manager? Veja se houve alguma alteração nas tags publicadas;

3 – Verifique se existe alguma nova configuração na sua conta ou um novo filtro que foi aplicado. O GA pode te informar isso:

Métricas Boss - 1

Realmente o tráfego do site mudou e o GA esta certinho

Se de fato o seu Google Analytics esta certinho, instalado e configurado e não tem nenhum filtro que pode estar causando esse problema, o que pode ocasionar mudanças repentinas nas suas sessões são as ações de marketing que podem impactar diretamente, como:

1 – Corte de investimento em uma mídia de alto tráfego como Adwords e Facebook Ads;

2 – Promoções expiradas;

3 – Disparos de emails que não estão sendo enviados.

Esses são alguns esforços de marketing que podem ter impactado suas sessões e para conferir basta que você tenha anotado no seu GA, ou caso ainda não veja como isso é importante, acesse o relatório de origem e mídia do seu GA e verifique as origens com quedas de sessão e depois investigue o que foi feito nessas mídias.

As sessões voltaram ao normal depois de um salto no mês anterior

Métricas Boss - 2

É normal que as sessões oscilem de acordo com alguns meses. Ao analisar o gráfico acima é possível perceber que entre o mês de fevereiro até abril, tivemos no site um salto de sessões e após esse salto uma queda.

Entenda que os meses podem variar de dias, feriados, promoções e outras coisas. Se você analisou que o que você fez em um mês foi diferente do outro, essa é a explicação e não assuma que um mês foi ruim e sim que o outro foi excepcional e existem algumas informações que impossibilitam que os mesmos sejam comparados.

E agora?

Não compare laranjas com bananas as informações são diferentes e você precisa saber disso e não deixar de anotar nada do que acontece no mês.

Não assuma comparando janeiro a fevereiro que o mês de fevereiro foi fraco, ele possui menos dias, pode ter sido carnaval e se você é um varejo, provavelmente fez algum saldão de queima de estoque do Natal.