Nada de Black Fraude! Como se preparar de forma mais assertiva

por Carlos Deodato Terça-feira, 14 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 6 minutos

O crescimento esperado para a Black Friday de 2017 é de 15% em relação ao ano anterior, o que representará um valor total de aproximadamente R$ 2,185 bilhões de reais. Esses dados foram divulgados pelo E-bit, que também aponta uma alta de aproximadamente 7,7% no número total de pedidos nas datas em que ocorrerá a Black Friday de 2017. Com números apontando um crescimento tão expressivo, é natural que os varejistas tenham uma grande aptidão para criar promoções em suas lojas nesta data.

Para realizar uma boa Black Friday ou pelo menos fazê-la da forma mais assertiva possível, você precisa mensurar alguns dados e otimizar suas estratégias. Nesse artigo vou deixar algumas dicas para auxiliar na gestão da sua Black Friday.

Nada de Black Fraude! Seja honesto com seu consumidor

Ao criar suas estratégias de vendas, os gestores tendem a pensar nos produtos a curto prazo. Ou seja; a tomada de decisão na maioria das vezes é feita considerando os produtos com maiores vendas nos últimos meses ou semanas, ignorando os relatórios analíticos de vendas a longo prazo. Além disso, é comum por exemplo; gestores utilizarem a Black Friday para “esvaziar” o estoque parado. Nunca é demais lembrar!

Se produto não tem um bom score de vendas durante um longo período, não faz sentido baixar seu preço, afinal de contas não é ofertando ao preço de custo, que o produto se tornará mais atrativo para o consumidor.

Crie promoções com vantagens e preços reais

Nada de aumentar o preço do produto antes para reduzir na data da Black Friday. Não adianta criar promoções com preços baixos, porém com produtos indisponíveis. O e-consumidor está a cada dia mais atento a esse tipo de “trapaça”.

A cada ano a desconfiança dos e-consumidores aumentam em épocas de grandes vendas. Isso acontece devido ao grande número de varejistas que utilizam a Black Friday de forma maliciosa (às vezes intencionalmente).

Prepare seu processo logístico para uma maior demanda

Uma boa estratégia resultará em um número maior de vendas. Após conseguir passar por vários obstáculos para criar uma boa Black Friday, não descuide do passo mais importante: a entrega. Faça uma reunião com sua equipe de logística, informe eles sobre o aumento de vendas programado, para que os mesmos possam ajudar a decidir quais serão as melhores estratégias dentro da operação neste dia.

Aumente o prazo de entrega, seja honesto ao mostrar este prazo para seu consumidor. Uma boa negociação é fruto do cumprimento de suas promessas para o cliente. Além de fazer o que é certo, você vai fidelizar seu consumidor. Priorize entregas com prazos menores, separando os pedidos que precisam ser entregue antes.

Fique atento ao boleto

O boleto ainda é uma realidade, sendo muito usado por uma grande quantidade de compradores. Diminua o prazo de pagamento para essa data. Com isso você vai reduzir o tempo em que esse produto vai ficar reservado para um cliente que não tem intenção de compra. Além disso, crie uma estratégia ativa de recuperação de boletos, ligando para seus clientes para saber a real intenção de compra.

Ofereça descontos para pagamentos à vista

Vender muito é o sonho de qualquer varejista na Black Friday. Porém vender muito com pouca margem não é uma boa tática. Vender muito com prazo estendido também é um problema. Pense… você vai tirar uma grande quantidade de produtos de seu estoque.

Após isso você vai precisar compra-los novamente, se você vender a maioria desses produtos em 12x você vai receber do seu banco uma fração das vendas. Se sua empresa não tem um bom fluxo de caixa, você poderá ficar sem produtos no estoque ou pior, fazer antecipação para realizar as novas compras.
Ofereça descontos maiores para parcelas menores, induzindo seus clientes a realizar compras em menor número de parcelas.

Crie um hotsite dedicado a Black Friday

Você sabe que a influência de um bom layout traz conversões melhores. Então pense com carinho na forma como você vai apresentar seus produtos. Personalize sua home, atualize seus produtos, tenha uma página dedicada.

Mantenha esse histórico de acessos, assim você vai poder comparar dados entre as edições por acessos e taxa de rejeição dentro da página específica. Mantendo seu hotsite ativo, você vai garantir um melhor posicionamento orgânico para o próximo ano.

Como saber qual é a intenção de compra dos e-consumidores antes da Black Friday?

Uma boa forma de saber com antecedência quais segmentos são mais relevantes para seus consumidores é realizar através de banners, um link para um formulário. Ofereça um benefício para os e-consumidores, assim você terá dados de quantas pessoas tem interesse de compra, e poderá direcionar seu foco nos segmentos de maior desejo dos seus clientes.

Outra dica, é verificar o volume de pesquisas para as palavras chave relacionadas aos seus produtos ao longo dos anos nesta data específica, caso você tenha anúncios no Google Adwords, você pode checar esse volume pelo Keyword Planner. O Google Trends é outra ferramenta muito útil para este tipo de análise.

Reforce seu time de suporte ao cliente

Com um movimento de vendas e acessos maiores que o normal, a demanda de dúvidas de compradores com certeza será maior. Esse é um ponto delicado que muitas vezes é negligenciado em datas como a Black Friday. Geralmente o foco fica somente em vender, mas não podemos esquecer que vendas é relacionamento, isso requer uma dedicação do seu time em resolver e tirar as dúvidas dos seus clientes.

Vendeu no Marketplace? Fidelize seu consumidor

O marketplace é um grande canal, também é uma excelente oportunidade de aumento de vendas. Lembre-se, você paga pela marca do seu canal de marketplace.

Nessas datas, os consumidores recorrem a esses canais devido ao grande investimento em mídia que essas marcas realizam. Ofereça alguns mimos para seus clientes, brindes sempre são bem vindos. Faça com que o cliente que compra pelo marketplace saiba que você existe.

E que o bom atendimento e preço, são frutos do esforço da sua loja. Além disso ofereça desconto para a próxima compra em sua loja. Fidelizar é garantir uma venda continua com menores investimentos.

Utilize o carrinho abandonado

Muitos clientes vão olhar seus produtos desejados e mesmo com um grande desconto vão desistir da compra. Isso pode acontecer por vários motivos, mas você pode usar isso ao seu favor. Envie e-mail com um desconto menor que o da Black Friday, você já tem duas informações importantíssimas: o produto de desejo do cliente e o contato dele.

Além disso, o relatório de carrinho abandonado servirá como termômetro para você medir quais produtos foram assertivos ou não na sua estratégia.

Não deixe o cliente fugir do seu site! Garanta sua conversão

Ative o pop-up anti fuga. Ofereça um desconto para seu cliente finalizar a compra.
Nessa data é comum que os clientes realizem vários orçamentos, influenciar o tempo de tomada de decisão é fundamental para o aumento das suas conversões.

Utilize relatórios de zonas quentes e frias

Não espere o dia acabar para ver o que funcionou ou não. Utilize programas que realizam análise de zonas quentes e frias do seu site para corrigir com mais velocidade aquilo que não está agradando seus consumidores.

Reforce seu conteúdo nas redes sociais

Alimente diariamente seus conteúdos em redes sociais. Mostre ofertas, faça contagem regressiva para a data e o mais importante! Crie cupons dedicados aos usuários de diferentes redes sociais. Assim você vai poder medir a conversão por rede social e reforçar a divulgação da mesma no próximo ano. Dessa forma você poderá extrair métricas importantes de seus consumidores e como eles se comportam com a sua marca nas redes sociais, otimizando ainda mais o processo de captação de leads.

Reforce suas diretrizes de política de trocas e devoluções

Junto com as compras, envie um informativo explicando as regras sobre trocas, devoluções e garantia. Isso vai reduzir o suporte ao cliente e vai agilizar ainda mais seu atendimento.

Estenda as promoções e garanta o retorno do cliente

Após a Black friday envie descontos para o natal, faça isso para os clientes que efetuaram as compras na Black Friday. Isso poderá aumentar as vendas da sua próxima grande ação. Se você realizou uma boa Black Friday seu cliente já estará fidelizado e com um bom incentivo ele vai voltar para seu site para realizar suas próximas compras.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Leads Qualificados: Dialhost Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss People Marketing: Dialhost

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.