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Na trilha dos Millennials: comportamento da geração no ecommerce

Não é novidade para ninguém: os Millennials, a geração de jovens entre 18 e 34 anos, é a mais conectada da história da humanidade. Nasceu na era da internet. A boa notícia é que 58% dos Millennials que compram online no Brasil dizem terem comprado em sites estrangeiros nos últimos 12 meses – uma oportunidade ímpar para os e-commerces brasileiros, especialmente tendo-se em conta o atual momento econômico e a cotação do real frente ao dólar.

Uma nova pesquisa de consumo encomendada pelo PayPal à Ipsos1 no ano passado junto a mais de 23 mil adultos com mais de 18 anos de idade com acesso à internet identificou vários padrões de compras online internacionais que os Millennials têm em comum em 29 países. Globalmente, entre os internautas Millennials entrevistados² que compram online, 47% dizem já terem realizado compras online com pagamento em uma moeda estrangeira, e 41% alegam já terem adquirido bens ou serviços em um site que não estava em sua própria língua. Ou seja, estão dispostos a superar barreiras como idioma e câmbio se a oferta for atrativa.

Se você se encontra entre aqueles que querem tirar proveito desse filão, lembre-se que é preciso tornar-se mobile-centric, isto é, focar sua estratégia na mobilidade. Não estamos falando de meras consultas dos Millennials ao seu site por meio do celular. Estamos nos referindo a compras efetivamente fechadas, realizadas a partir do celular: globalmente, os Millennials que realizam compras online em sites de outros países informaram que 20% das compras que fizeram em sites estrangeiros nos últimos 12 meses foram feitas por meio de seus smartphones ou dispositivos móveis. Esse número, aliás, só tende a crescer.

Esta é uma geração que corre atrás de uma oferta. Ao redor do mundo, 64% dos consumidores online pertencentes a esta geração entrevistados concordam que não importa de onde vem o produto desde que o seu preço seja atrativo. E, acostumados à velocidade, os Millennials esperam receber logo suas encomendas: 40% deles alegam que são mais propensos a comprar de um site estrangeiro quando as entregas são rápidas e 51% dizem que a oferta de frete grátis é fator motivador para realizar compras online em sites de outros países.

Longe de serem afoitos, os Millennials dão valor ao dinheiro. Querem ter a certeza de que o que estão encomendando em um website é exatamente o que receberão em casa. Por isso mesmo, é recomendável aos e-commerces que desejam conquistá-los dispor de informações detalhadas sobre o produto, além de avaliações e comparações de preços bem acessíveis e claras. 38% dos jovens entrevistados ao redor do mundo alegam que a comprovação da autenticidade de um produto os deixaria mais propensos a comprar de um site em outro país. Já, 63% alegam consultar as taxas de câmbio antes de comprar em moedas estrangeiras. Portanto, vai aqui uma dica: tenha em sua loja online uma ferramenta que calcule o valor final da transação.

E quais são os fatores que os afugentam da sua loja online? Relacionamentos comerciais complicados azedam a intenção de compra de qualquer consumidor. Em especial a dos Millennials. Globalmente, 20% deles já devolveu o produto comprado online em um site de outro país nos últimos 12 meses.

Por fim, cuidado: o checkout da sua loja online pode ser uma pá de cal na efêmera relação online deste consumidor a apenas um clique do seu concorrente. Um cadastramento de clientes complicado e com muitos campos é a receita certa para espantá-los. Ofereça, portanto, um sistema de checkout simples e rápido. E boas vendas!