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Must have skills para quem quer gerenciar um e-commerce

por Thiago Sarraf Sexta-feira, 13 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

Empreender não é fácil, ainda mais no Brasil. Por isso nos encantamos com cases de empreendedores de sucesso. E no e-commerce não é diferente. Seja para começar o negócio do zero a partir do online ou se você já tem uma loja física, algumas habilidades são imprescindíveis para quem deseja tocar o negócio.

imagem de um teclado com uma tecla que tem o desenho de um carrinho de compras para e-commerce

Engana-se quem pensa que abrir um e-commerce custa menos dinheiro e esforço do que uma loja física. Os investimentos necessários para abrir uma loja online são equivalentes a um ponto físico. Afinal, você ainda precisa fazer estoque, resolver problemas logísticos, implantar um sistema de operações, pagar equipe e divulgar sua marca/ loja. E empreender não é para qualquer um.

Pensamento crítico

Existem muitas partes móveis dentro de um e-commerce. Você precisa saber controlar vendas e liquidações, controlar estoque, resolver problemas logísticos e ainda oferecer a melhor experiência. E tudo ao mesmo tempo. Assim, você precisa mandar o olho nos lucros.

Ser capaz de ter um pensamento crítico é essencial para comandar sua loja virtual. Às vezes, é necessário sangue frio para dar um passo para trás e observar a situação de uma forma generalizada e decidir qual a melhor escolha para o seu negócio.

Resolva problemas

Não apenas para o e-commerce, mas para qualquer negócio, é preciso que você saiba resolver problemas rápido e de forma eficiente. Com o mínimo de impacto nas suas operações cotidianas, é necessário resolver problemas sob pressão, usando a criatividade para encontrar meios que façam a máquina rodas.

Inteligência emocional

A capacidade de gerenciar suas próprias emoções e controlar as relações de modo efetivo é vital. Um grande aspecto da inteligência emocional é simplesmente ser capaz de entender que as pessoas com quem você interage, no online e off-line, são seres humanos com sentimentos.

Inteligência emocional permite a empatia, ouvir aos outros e pensar em suas responsabilidades. Além disso, é importantíssimo para saber lidar com a sua vida social e os negócios. Trabalhar mais de 12 horas por dia, sem feriados ou descansos, não significa que vai ser melhor.

A inteligência emocional nos auxilia a manter o controle em situações de estresse, saber quando é a hora de relaxar e quando é o momento de trabalhar duro.

Comunicação

A comunicação assume diversas formas no mundo online. Como o dono de um e-commerce, você tem que interagir com as pessoas via e-mail ou redes sociais.

Não tenha medo de atender ao telefone e falar sobre a empresa. Não tenha medo de seus clientes e responda sempre respeitosamente. Se você não é bom em fazer isso, contrate alguém que faça.

A comunicação também inclui fortes habilidades de negociação, o que permite que você seja assertivo e chegue em acordos de benefícios mútuos.

Paixão

Em primeiro lugar, por que você decidiu abrir o negócio? Quais problemas você quer resolver?

Se não tem a resposta para nenhuma dessas perguntas, aconselho você a nem se aventurar por esse mercado. Aqui é o momento em que decide se vai estar disposto a se manter apaixonado pelo seu negócio mesmo depois de anos.

Não é que você precisa ser feliz todos os dias no serviço, mas é preciso paixão pelo seu negócio para resolver os problemas que aparecerão. Afinal, existem mais de um, dois ou dez momentos durante sua jornada no e-commerce que exigirão resiliência.

Sejam ofertas que não deram certo, ferramentas que não estão funcionando adequadamente ou algum problema financeiro. Ser capaz de se manter determinado, apesar das pedras no caminho, vai te levar ao caminho do sucesso.

Claro que ganhar dinheiro pode ser um bom motivo para você querer abrir o seu negócio, mas e depois? Será que vai aguentar todos os problemas só pelo simples “ganhar dinheiro”?

Estude, mas estude muito!

O mercado digital está em fluxo constante. Novas práticas, novos algoritmos e novas tecnologias estão sempre surgindo e mudando as regras do jogo.

Sempre que alguém vem me procurar pensando em abrir um e-commerce, a primeira dica e a mais importante que eu dou é: estude. Um empreendedor, principalmente de lojas virtuais, não pode deixar de estudar e achar que já sabe de tudo sobre o mercado.

Eu sempre estou sempre estudando, pois sempre há algo novo para aprender e se aperfeiçoar. Grandes profissionais ainda estudam, e por que você não deveria?

A educação contínua é ligada ao sucesso, por isso que muitos empreendedores e empresários acreditam que investir em desenvolvimento de executivos é mais importante do que contratar um novo talento. Para sustentar um projeto de e-commerce de sucesso, você deve estudar.

Leia também: Como o GPA está “construindo a maior plataforma de varejo alimentar brasileiro”

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