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Combinar elementos multimídia traz vantagens para o seu negócio

Por: Guilherme da Luz

É especialista em Organic Search pela Quinstreet Brasil (Nasdaq: QNST). Com 15 anos de experiência de mercado, já trabalhou com algumas das maiores marcas que atuam online e offline, incluindo Google, Microsoft, Benetton, BBC, Avon, Heineken, Mars, Jaguar, Sotheby’s, entre outras. Tem contribuído na adaptação de campanhas publicitárias internacionais para o Brasil (Transcreation), além de estar sempre encontrando oportunidades para atrair, envolver e converter público-alvos por meio da busca orgânica. Seguroauto.org, Planodesaude.net e Emprestimo.org são alguns de seus trabalhos que se destacam no topo das pesquisas no Google, em mercados extremamente competitivos.

Já estamos cansados de saber que o marketing digital é essencial para obter sucesso em seu negócio e difundir sua marca. Mas, com cada vez mais empresas realizando estratégias de marketing, é necessário se destacar.

Inúmeras empresas estão utilizando o marketing de conteúdo como parte de sua estratégia e colhendo bons resultados. Então, como ser um diferencial em meio a um mar de concorrentes? A resposta pode estar no formato de seu conteúdo.

Se prender em uma forma só de entregar conteúdo pode deixar sua empresa cair no esquecimento. Por isso, combinar elementos multimídia em seus conteúdos pode ser a chave para a diferenciação e o reconhecimento no mercado. Veja!

O que significa conteúdo com elementos multimídia?

Basicamente, um conteúdo com elementos multimídia apresenta diversos formatos para enriquecer ainda mais o que está sendo apresentado. Combinar elementos como texto, vídeos, imagens, infográficos de maneira conectada torna as informações mais atrativas ao público.

Esse tipo de conteúdo torna a comunicação mais acessível, com maior apelo visual, além de aproveitar todas as possibilidades que as diversas plataformas oferecem na Internet para compartilhar conteúdo relevante.

Combinar elementos multimídia facilita a compreensão daquele tema, além de ser mais fácil de ser compartilhado e gerar mais acessos para seu site e páginas de redes sociais.

Vantagens do conteúdo multimídia para o seu negócio

Como mencionado antes, empresas de diferentes ramos de atuação investem em marketing de conteúdo para atrair mais clientes. Isso faz com que seja cada vez mais difícil se destacar e atrair leitores engajados para o blog ou redes sociais da empresa.

Em uma era rica em informações, torna-se muito mais importante investir em qualidade nos conteúdos. Além disso, utilizar formatos que enriqueçam a experiência do usuário, ou seja, que atraiam e encantem os usuários.

Essa tendência vem acontecendo desde 2010, quando grandes jornais internacionais como o The Guardian e The New York Times começaram a publicar um formato novo de reportagens nas páginas online dos tabloides. O formato chamado de longform trazia textos com aproximadamente quatro mil palavras, adicionando elementos multimídia como fotos, vídeos, infográficos e áudios para compor a narrativa e atrair mais leitores.

Esse tipo de conteúdo unindo elementos multimídia traz diversas vantagens aos negócios, como:

  • Por ter diversos elementos, o tempo de leitura nas páginas passar a ser maior, aumentando taxas de engajamento e melhorando o ranqueamento do site no Google;
  • Surgiram novas formas interativas de atrair leitores e conquistar leads. Por exemplo, formulários ou enquetes interativas que ocultam parte do conteúdo, sendo liberado somente após o cadastro, entre outras formas.
  • Com diversos formatos, fica mais fácil se adaptar às necessidades e preferências do público-alvo, testando sempre a recepção dos diferentes formatos.

Principais formatos para utilizar em suas estratégias de marketing de conteúdo multimídia

Além do texto de seu conteúdo e de imagens como fotos e figuras, para atrair mais visitantes engajados ao seu site, existem diversos formatos que podem ser incorporados para gerar uma melhor experiência. Confira abaixo!

1. Vídeos

Os vídeos são os formatos mais utilizados no marketing digital atualmente, além de serem o formato mais apreciado nas redes sociais. Esse sucesso todo se dá pelo forte apelo visual e pela infinidade de possibilidades que o vídeo traz.

É possível utilizar vídeos curtos com dicas, tutoriais, peças de entretenimento ou apostar em vídeos mais longos com material informativo, artístico ou voltado à diversão.

O que seria do ensino EaD ou dos cursos online se não fossem os vídeos? Este formato é extremamente atraente e deve ser incluído na estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa.

2. Áudios e podcasts

O podcast é outro formato muito consumido atualmente, por sua facilidade de acesso, estando disponível quando o ouvinte quiser. Esse formato tem alta potência para conteúdos informativos, além de trazer entretenimento.

O podcast pode ser incluído nas estratégias da empresa abordando temas informativos relacionados ao negócio ou produtos, além de debates em geral que gerem engajamento e participação do público.

3. Infográficos

Os infográficos permitem assimilar uma maior quantidade de informações, por serem organizados de forma mais atraente e que facilitam a compreensão. São ótimos para incluir dados e aprofundar melhor o tema abordado.

A facilidade de entendimento torna o infográfico um formato de conteúdo com potencial altamente viral, por abordar temas interessantes em uma forma atraente de apresentar as informações.

4. Checklists e planilhas

Esses tipos de formatos, além de ajudarem na compreensão do assunto, podem ser ótimos aliados na geração de leads para a empresa.

Disponibilizar um modelo de checklist de viagem em um site de uma agência, por exemplo, pode gerar um banco de dados de potenciais clientes que estão interessados nos serviços da empresa.

Então, agora você já sabe mais sobre a importância de investir em elementos multimídia. Já está pensando em como deixar sua estratégia de marketing de conteúdo mais atraente?

Leia também: Como usar o podcast nas estratégias de marketing da sua loja virtual