Muito design e criatividade! Conheça ideias e novas soluções em embalagens

por João Paulo Arraes Sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Encarregada de proteger o produto durante todo seu trajeto, do estoque à transportadora ou Correios até seu destino final, a embalagem é um item importantíssimo do sistema de vendas de um e-commerce. No entanto, nem todas as lojas virtuais preocupam-se com isso por completo.

Ainda há quem acredite que a função da embalagem é simplesmente comportar e proteger. Mas ela pode ser muito mais do que isso, afinal é o primeiro canal de contato físico do cliente com a loja; antes disso, a única coisa que representava a empresa era o site – algo intocável, não-sensitivo.

Apesar disso, o que se vê basicamente são as empresas optando por alternativas simplesmente eficientes – como as comuns caixas de papelão ou os envelopes plásticos de segurança -, sem qualquer sinal de criatividade e sem usar toda a potencialidade da embalagem enquanto vetor de contato e comunicação diretos com o cliente.

É certo que o momento pelo qual o País passa impacta diretamente no orçamento dos e-commerces e é comum que os lojistas optem pelo corte de gastos. Mas um valor empregado em inovação prática e bem planejada é sempre um investimento.

Uma alternativa simples e que pode fazer toda a diferença é a funcionalidade da embalagem. Comumente, quando o cliente recebe a mercadoria, depois de aberta, ela vai direto para o lixo.

Mas e se a embalagem pudesse ser reaproveitada? Um e-commerce do segmento de casa e decoração, por exemplo, pode imprimir instruções de destaque ou recorte na caixa para que o cliente monte um objeto decorativo exclusivo. Dessa forma, o consumidor terá uma experiência positiva e terá a sensação de personalização.

Confira exemplos nas imagens abaixo:

textos bis2bis (1)

textos bis2bis (4)

Apesar de ambos os itens acima não terem trabalhado cores, é possível diversificar e apostar em impressões coloridas. No entanto, o investimento será um pouco maior.

Outro exemplo: um e-commerce de artigos e vestuário infantil pode utilizar a embalagem para imprimir um jogo de tabuleiro. Assim, a mãe ou pai que realizou a compra pode presentear o filho com o jogo e a estratégia conquista tanto a criança quantos os adultos que certamente terão uma impressão positiva da marca em questão.

As embalagens de vinho também podem ser desenvolvidas para serem reutilizadas de forma funcional e decorativa. Confira dois exemplos abaixo: no primeiro, a embalagem se transforma em uma adega montável; no segundo, em uma luminária.

textos bis2bis (3)

 

textos bis2bis (2)

Há diversas possibilidades, mas vale ressaltar que – no caso de um modelo que necessite de uma impressão diferenciada – o ideal é optar por soluções na parte interna da caixa, já que o exterior será utilizado para registrar as informações de conteúdo, envio, etc.

É importante dizer também que, apesar dos designs distintos, os produtos continuam necessitando de proteção, então não dá para dispensar o plástico bolha, o isopor ou as almofadas de ar. Dessa forma, podemos dizer que a embalagem é um conjunto de fatores que, agregados, fazem a diferença e, independentes, criam uma experiência pouco completa e singular.

Inspire-se nestas ideias e transforme!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.