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Muito design e criatividade! Conheça ideias e novas soluções em embalagens

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

Encarregada de proteger o produto durante todo seu trajeto, do estoque à transportadora ou Correios até seu destino final, a embalagem é um item importantíssimo do sistema de vendas de um e-commerce. No entanto, nem todas as lojas virtuais preocupam-se com isso por completo.

Ainda há quem acredite que a função da embalagem é simplesmente comportar e proteger. Mas ela pode ser muito mais do que isso, afinal é o primeiro canal de contato físico do cliente com a loja; antes disso, a única coisa que representava a empresa era o site – algo intocável, não-sensitivo.

Apesar disso, o que se vê basicamente são as empresas optando por alternativas simplesmente eficientes – como as comuns caixas de papelão ou os envelopes plásticos de segurança -, sem qualquer sinal de criatividade e sem usar toda a potencialidade da embalagem enquanto vetor de contato e comunicação diretos com o cliente.

É certo que o momento pelo qual o País passa impacta diretamente no orçamento dos e-commerces e é comum que os lojistas optem pelo corte de gastos. Mas um valor empregado em inovação prática e bem planejada é sempre um investimento.

Uma alternativa simples e que pode fazer toda a diferença é a funcionalidade da embalagem. Comumente, quando o cliente recebe a mercadoria, depois de aberta, ela vai direto para o lixo.

Mas e se a embalagem pudesse ser reaproveitada? Um e-commerce do segmento de casa e decoração, por exemplo, pode imprimir instruções de destaque ou recorte na caixa para que o cliente monte um objeto decorativo exclusivo. Dessa forma, o consumidor terá uma experiência positiva e terá a sensação de personalização.

Confira exemplos nas imagens abaixo:

textos bis2bis (1)

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Apesar de ambos os itens acima não terem trabalhado cores, é possível diversificar e apostar em impressões coloridas. No entanto, o investimento será um pouco maior.

Outro exemplo: um e-commerce de artigos e vestuário infantil pode utilizar a embalagem para imprimir um jogo de tabuleiro. Assim, a mãe ou pai que realizou a compra pode presentear o filho com o jogo e a estratégia conquista tanto a criança quantos os adultos que certamente terão uma impressão positiva da marca em questão.

As embalagens de vinho também podem ser desenvolvidas para serem reutilizadas de forma funcional e decorativa. Confira dois exemplos abaixo: no primeiro, a embalagem se transforma em uma adega montável; no segundo, em uma luminária.

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Há diversas possibilidades, mas vale ressaltar que – no caso de um modelo que necessite de uma impressão diferenciada – o ideal é optar por soluções na parte interna da caixa, já que o exterior será utilizado para registrar as informações de conteúdo, envio, etc.

É importante dizer também que, apesar dos designs distintos, os produtos continuam necessitando de proteção, então não dá para dispensar o plástico bolha, o isopor ou as almofadas de ar. Dessa forma, podemos dizer que a embalagem é um conjunto de fatores que, agregados, fazem a diferença e, independentes, criam uma experiência pouco completa e singular.

Inspire-se nestas ideias e transforme!