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Muito além da Black Friday: Datas de varejo online na América Latina

por Nicholas Ghitti Sexta-feira, 16 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

Para brasileiros que desejam expandir seus negócios, a América Latina nem sempre está nos planos. Mas deveria. O e-commerce evolui a passos largos por essas bandas. Dois dos três mercados que crescem mais rapidamente no mundo são países latino-americanos: Argentina e Colômbia. Projeções indicam que as vendas online da região vão atingir US$ 118 bilhões até 2021, o equivalente a quase R$ 442 bilhões.

E o e-commerce cresce na esteira do mobile e da internet na região. A penetração de smartphones está chegando aos 50%, segundo dados do Statista. Na sua maior economia, o Brasil, a marca já é de 92%, segundo levantamento da Deloitte. Em 2016, conforme estudo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), a América Latina já tinha quase 55% de sua população conectada à internet, um aumento de 20 pontos percentuais em relação a 2011.

Se você pensa em expandir as vendas, por que não levar em conta todos esses números e considerar a América Latina? Além do crescimento e das projeções favoráveis, há também questões como os acordos comerciais, que beneficiam e facilitam relações de comércio entre diversos países daqui. Proximidade física permite otimização logística.

Por fim, mas não menos importante: o fato de compartilharmos diversos costumes. Mesmo com fuso horários, climas e idiomas diferentes, a essência de alguns costumes é a mesma. Considere, por exemplo, os meios de pagamento. Aqui no Brasil, podemos até ter opções diferentes das do México.

Mas, se entendemos a importância do boleto ou do parcelamento para um brasileiro, com certeza vamos entender a importância do OXXO e do meses sin intereses para os consumidores mexicanos. Essa profunda compreensão tem valor imenso ao vender de forma cross-border.

E essa compreensão se estende a datas para compras, que também têm grande influência no comércio online. O Dia das Crianças pode não ser celebrado no mesmo dia em todos os países latino-americanos, mas o fato de ser comemorado com presentes para as crianças é algo compartilhado por muitos. É assim também com o Dia dos Pais, Dia dos Namorados, e assim por diante.

Com as tradicionais datas do comércio online, também. Mesmo não acontecendo no mesmo dia em todos os países da América Latina, ou sendo datas que estão começando a ganhar visibilidade mundial, são igualmente importantes para cada um deles. Espalhadas pelo último trimestre do ano, movimentam as vendas online de todos.

E se engana quem pensa que apenas a Black Friday tem importância nos países latino-americanos. Claro, ela é muito significativa. No Brasil, país em que é bem tradicional, por exemplo, gerou para o e-commerce um faturamento de R$ 2,1 bilhões em 2017, de acordo com a Ebit. A projeção para este ano é de um aumento de 15%.

Para um empresário brasileiro que vende online, participar da Black Friday é quase imprescindível. Mas, pensando em expansão, participar de outras datas pode fazer tanto sentido quanto, aumentando a receita do seu negócio.  

11 de novembro – da China para o Brasil

O dia 11 de novembro já é conhecido na China como a maior data para o varejo, principalmente o online. No passado, era celebrado pelos solteiros do país, como uma espécie de anti Dia dos Namorados. Em 2009, o varejo chinês adotou o dia para promoções, transformando-o no principal dia de compras por lá.

Hoje, quase dez anos depois, 11 de novembro é sinônimo de compras e promoções na China. A título de comparação: as vendas durante o Single’s Day de 2017 do grupo chinês de e-commerce Alibaba, do qual o AliExpress faz parte, ultrapassaram os US$ 25 bilhões, quase o dobro do que foi arrecadado durante a Black Friday e Cyber Monday juntas em 2016 pelo varejo norte-americano nos Estados Unidos.

Com proporções como essa, a data vem ganhando visibilidade global. No Brasil, quarto país com mais usuários de internet no mundo, segundo relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), as pessoas têm cada vez mais contato rápido com o que acontece. Recentemente, o 11do11, Double Eleven ou Black Friday Chinesa, como também é conhecido, movimentou o comércio online por aqui, conectando brasileiros e sites da China, que venderam produtos com até 80% de desconto.

A tendência é que a data se fortaleça cada vez mais aqui e em outros países da América Latina, assim como em outras partes do mundo. Por que não aproveitar que a data está só esquentando na região e aproveitá-la também? Seja para vendas internas, seja para uma expansão regional

El Buen Fin A Black Friday do México

O México tem sua própria versão da Black Friday. É o El Buen Fin (O Bom Fim), evento mais importante de vendas no ano. Diferentemente da Black Friday no Brasil, que segue o calendário dos Estados Unidos e o Dia de Ação de Graças, e ocorre sempre na quarta sexta-feira de novembro, no México, o El Buen Fin toma forma sempre no terceiro fim de semana de novembro.

No ano passado, a temporada gerou 110 bilhões de pesos mexicanos no país, considerando vendas online e offline, o que totaliza por volta de R$ 20,4 bilhões. Só em vendas online, foram gerados 2,5 bilhões de pesos mexicanos, equivalente a R$ 464 milhões.

Cyber Monday é na Argentina

Na Argentina, a Cyber Monday é a época mais forte para o varejo online. Por lá, ela ocorre um pouco antes do que no Brasil. Enquanto aqui ela começa na segunda-feira após a Black Friday, seguindo o calendário dos Estados Unidos, no país hermano ela cai em outubro. Neste ano, foi do dia 29 ao 31.

Nas 72 horas de promoção, foram faturados mais de 7,2 bilhões de pesos, o equivalente a quase R$ 764,6 milhões, com uma média de 800 produtos comercializados por minuto. Quase 3 milhões de usuários únicos foram registrados visitando os sites participantes, um aumento de 20% em relação ao ano passado.

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